O evento anual da Google, batizado de I/O, costuma realizar-se em maio, e mais uma vez, sem exceção, a empresa divulgou os dias 12-14 para mais um encontro com produtores, pequenos estúdios e entusiastas do mundo as aplicações e soluções que um dia podem abraçar a família da tecnológica liderada por Sundar Pichai.

O anúncio do evento foi revelado na sua conta do Twitter, numa mensagem misteriosa de “celebração do cosmos”, convidando os interessados a visitar o anfiteatro Shoreline em Mountain View. O próprio website tem uma estranha dashboard interativa, provavelmente com conteúdos que serão adicionados mais próximos da data. De notar os vários satélites com informações muito limitadas, como o Dragonfly Eye que tem como criador a Schneider. Outro refere-se a uma Turtle Shell criada por Jonathan T. Podem ser só distrações, ou pistas do que vai ser mostrado.

Embora não tenha revelado nada sobre o “plano de festas” para estes três dias, olhando para a edição anterior é possível projetar algumas novidades que podem ser mostradas. Novos smartphones da família Pixel, por exemplo, com preços mais em conta, como o Pixel 3A revelado no ano passado.

A tecnológica poderá fazer um balanço do Android e levantar a ponta do véu sobre novas funcionalidades ou algo sobre a versão 11. As demonstrações da evolução do Assistente da Google também costumam ser bastante entusiasmantes, como quando fez marcações por telefone de forma autónoma e convincente.

A inteligência artificial e os equipamentos Smart Home também são temas abordados durante a conferência. No ano passado mais que “inteligente”, a Google revelou o conceito de “utilidade”, ou Usefull Home com tecnologia fácil para as pessoas utilizarem em casa, de forma personalizada. E com isso novos produtos Nest Hub.

Gmail, Google News, Maps e Lens são algumas das aplicações da Google Services que poderão também receber foco de novidades.

tek google I/O