A experiência de conversação entre dois utilizadores, um num smartphone Android e outro no iPhone, pode ser desafiante ou mesmo frustrante, sobretudo quando se trocam mensagens com muitos emojis. Um boneco enviado do iMessage aparece como texto quando enviado para um utilizador de Android. Por isso, a Google pretende agora corrigir essas incompatibilidades para traduzir as respetivas mensagens com emojis como seria espectável ler.

Numa mensagem do seu blog oficial, a Google diz que essa atualização de correção vai começar a chegar aos equipamentos Android com língua inglesa, prometendo para mais tarde os restantes idiomas. Até agora, um simples emoji de um polegar para cima do iPhone era traduzido em texto como “vejo-te em 10 minutos” no Android. Simples reações de coração poderiam ser traduzidas em algo totalmente diferente.

“As conversas com amigos em outras plataformas podem ser desnecessariamente desafiantes”, diz a empresa, prometendo atenuar essa diferença na próxima atualização. A Google explica que estas conversas se baseiam em SMS, um standard de messaging que diz estar ultrapassado, em vez do RCS, um moderno e mais seguro standard que o Android utiliza, que permite enviar vídeos de alta qualidade, reações em emojis, encriptação end-to-end, etc.

Ainda assim, a atualização não corrige tudo nas conversas entre os dois ecossistemas, mas promete melhorar algumas das principais queixas dos utilizadores.

Veja na galeria imagens das novas funcionalidades do Android Messages

Com a atualização, as reações feitas no iPhone com emojis passam a ser mostrados corretamente no Android, da mesma forma que se esperaria entre dois utilizadores da mesma plataforma. Ao introduzir o Google Photos no Messages, a Google diz que contorna a ausência do protocolo RCS no envio de fotos e vídeos. Isso significa que os utilizadores além de poderem colocar os links das fotos e vídeos diretamente na caixa da conversa, estes preservam a sua qualidade. Para já apenas suporta os vídeos, mas em breve as fotografias também.

A Google pisca o olho à Apple, a juntar-se ao resto da indústria mobile para adotar o RSC, para que a partilha de mensagens seja mais fácil, dinâmica e segura, independentemente do equipamento utilizado, refere a gigante tecnológica.

Outra novidade é a possibilidade da organização automática da caixa de entrada das mensagens, com a separação daquelas que são pessoais ou de trabalho, para ajudar a encontrar a informação que deseje. Pode ainda definir mensagens que são apagadas passadas 24 horas para ajudar a diminuir o spam. Para já, esta funcionalidade chega primeiro aos Estados Unidos.

Para aqueles que viram as suas mensagens “penduradas” por alguém, é possível definir pequenos lembretes através de um pequeno toque, para que não se esqueça de responder ou conversas que necessitem de um seguimento. Outro tipo de lembretes diz respeito a datas importantes, seja de aniversários dos seus contactos telefónicos ou outras celebrações especiais.

Por fim, para aqueles que gostam de utilizar emojis em todas as ocasiões, o Emoji Kitchen oferece cerca de 2.000 variações através de stickers. Pode trocar os olhos por pretzels, por exemplo ou adicionar corações às comidas favoritas.

Todas as novidades começam a ser atualizadas durante o mês de março, primeiro em equipamentos em inglês e depois as restantes línguas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.