O Android 10 tem várias novas funcionalidades, mas uma das mais peculiares e poderosas está a passar despercebida. É que para além do novo "dark mode", o sistema operativo vai conseguir transformar aparelhos auditivos em autênticos auriculares Bluetooth.

Graças à utilização de um novo protocolo, chamado Audio Streaming for Hearing Aids (ASHA), os utilizadores com deficiências auditivas poderão recorrer aos seus aparelhos para transmitir áudio, seja ele de chamadas ou música, através do seu aparelho. Por agora, a funcionalidade é exclusiva de alguns equipamentos Pixel.

Na prática, o SO vai fazer com que os auriculares funcionem como autênticos auriculares Bluetooth. A Google adianta que a transmissão vai ser feita com base em BLE (Bluetooth de Baixa Energia) para que os auriculares possam durar, tranquilamente, um dia inteiro.

Quando for lançada, a funcionalidade vai poder ser utilizada nos Pixel 3, 3 XL, 3a e 3a XL. Os aparelhos auditivos da ReSound LiNX, Quattro e Beltone Amaze são os únicos modelos compatíveis. No entanto, a tecnológica norte-americana vai disponibilizar a plataforma sob a qual o sistema foi desenvolvido, pelo que mais aparelhos Android devem tornar-se compatíveis num futuro breve.

A Google tem-se revelado preocupada com as condições de acessibilidade dos seus aparelhos. Em fevereiro passado, a empresa lançou a app Sound Amplifier que transforma smartphones da marca em aparelhos auditivos. Recorde-se que, em julho, a tecnológica expandiu o suporte para esta aplicação a todos os smartphones com versões mais velhas do Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.