A questão da segurança assombra o sistema operativo da Google e talvez esta razão tenha contribuído para que o Android não seja uma realidade nas empresas de todo o mundo. Mas esta não é a única justificação: a própria Google nunca fez um grande esforço para entrar no segmento empresarial, algo que está prestes a mudar.

A tecnológica arrancou oficialmente com a iniciativa Android for Work – Android para o trabalho, em tradução livre -, depois de já a ter anunciado na conferência de programadores I/O no ano passado.

O Android Lollipop é o sistema operativo que está melhor preparado para esta nova realidade que vai colocar utilizadores, aplicações e empresas em sintonia e em torno dos smartphones ou tablets Android.



Será possível criar perfis de trabalho, mas o utilizador se quiser não precisa de "saltitar" entre perfil privado e de trabalho, com as aplicações a conviverem lado a lado, mas a terem um pequeno símbolo que ajuda a diferenciar o que está ligado ao ambiente empresarial.

[caption]ANdroid for Work[/caption]

Mas a Google não esqueceu os equipamentos mais antigos. A empresa vai disponibilizar a aplicação Android for Work para equipamentos que usam o sistema operativo entre as versões 4.0 e 4.4, o que vai criar um sistema muito semelhante ao que está implementado no Lollipop.

A tecnológica de Mountain View também vai disponibilizar uma versão personalizada da loja de aplicações, sendo que uma empresa pode através desta store distribuir aplicações aprovadas e recomendadas pela empresa para todos os colaboradores, de forma simples, explica a empresa em comunicado.

No entanto a iniciativa Android for Work vai além do próprio Android. A Google criou um ecossistema de empresas parceiras - e onde constam nomes como a BlackBerry, SAP, Citrix, Samsung, Sony, HTC, Box, Adobe e Cisco - que vão garantir não só a boa gestão dos sistemas móveis, como também uma gestão aplicacional e de sistemas de redes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico