Muitos utilizadores do sistema Android aproveitam a flexibilidade do sistema para instalar aplicações externas à Play Store. Esta decisão de risco pode, por vezes, levar a que o smartphone seja infetado por sofware malicioso, um cenário que não é assim tão raro, ao contrário daquilo que alguns possam pensar.

Face a esta situação, a Google pode estar a trabalhar num “botão de pânico” que vai tentar ajudar os utilizadores a não terem problemas com este tipo de software, ou, pelo menos, a tentar impedir que o mal se alastre a níveis preocupantes para o utilizador. A notícia é avançada esta terça-feira pelos XDA-Developers e pelo Bleeping Computer.

O que esta nova funcionalidade vai, supostamente, fazer é encerrar todas as aplicações que estiverem a correr, incluindo a suposta aplicação maliciosa, assim que o utilizador se aperceber de que algo de errado se passa e carregar quatro vezes seguidas no botão retroceder.

Esta funcionalidade está já pré-instalada no Android 7.1, mas ainda não existe nenhuma confirmação por parte da própria Google sobre este “botão de pânico” que, de momento, está desativado mas escrito no código do sistema operativo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.