A nova versão ainda só está disponível para a plataforma Android, mas esta é uma estratégia pensada, já que é a plataforma móvel mais utilizada no mundo. De qualquer forma em breve devem chegar também as novas versões para o iOS e para Windows Phone, atualizando as versões que atualmente podem ser descarregadas no site.

Mais velocidade, personalização e privacidade estão entre as promessas de melhorias na nova versão do Opera mini.

Não ficam também de fora da estratégia os feature phones, telemóveis mais básicos, onde a Opera quer conquistar uma boa fatia do mercado, chegando aos 75 milhões de utilizadores até 2017, escreve a agência Reuters.

Os países em vias de desenvolvimento serão os principais veículos desta estratégia nos feature phones e a Opera garante ter vantagens relevantes para estes utilizadores que têm de usar redes mais lentas e controlar os custos.

Atualmente a Opera tem mais de 130 milhões de utilizadores do seu browser móvel e nos próximos dois anos espera chegar aos 275 milhões.

O opera mini assinala este ano o décimo aniversário.A primeira versão do browser Opera para telemóvel foi lançada em 2005, ainda antes dos smartphones começarem a conquistar terreno.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico