A plataforma já está a ser desenvolvida há dois anos pela Samsung que pretende desta forma contrariar a ideia de que o Android não é um ambiente seguro para as soluções empresariais, apostando na privacidade e proteção de dados, mas também na separação entre o ambiente pessoal e profissional no telemóvel ou tablet.

A empresa tem uma equipa de desenvolvimento na Califórnia e outra na Coreia e tem vindo a trabalhar com vários parceiros para garantir a maior abrangência na proteção do hardware e das aplicações, mas também a integração com soluções de gestão de equipamentos (MDM). O objetivo é posicionar o Knox como uma plataforma end-to-end de segurança que permita às empresas implementarem estratégias de BYOD (Bring Your Own Device) com confiança e simplicidade.

A primeira apresentação do Knox foi feita em 2013 no Mobile World Congress e este ano a Samsung mostrou em Barcelona a versão 2.0, que foi agora apresentada em Portugal numa conferência realizada no Pavilhão do Conhecimento.
Desde que ficou disponível comercialmente, em outubro do ano passado, o Knox conta já com mais de um milhão de utilizadores ativos, e o objetivo é alargar este número com a utilização da solução em dispositivos Samsung mas também em equipamentos de outros fabricantes.

Sérgio Ferreira, responsável pela área de negócio B2B da Samsung, explica que a aposta da empresa nesta área segue a estratégia definida para o mercado empresarial. “O Samsung KNOX é a nossa resposta às exigências crescentes das empresas nesta área em termos de segurança da informação, e resulta do conhecimento adquirido pela Samsung junto dos seus parceiros e clientes, a cujas necessidades estamos sempre atentos”.

Durante a conferência Jesús Ferreira, da Samsung Spain R&D detalhou o percurso de desenvolvimento do Knox e também as características técnicas da solução e a definição de uma gama vasta de políticas de segurança para as empresas, assim como a tecnologia de container que permite a separação clara das comunicações e aplicações no ambiente empresarial e pessoal.

Entre as funcionalidades conta-se a validação de certificados numa TrustZone para smart cards, ambiente protegido por chaves cifradas, proteção em tempo real e validação da integridade do sistema, autenticação biométrica de dois fatores com verificação da impressão digital e password e o suporte a VPN.

A solução vem pré-instalada no Samsung Galaxy S5 mas a nova versão vai estar também disponível em breve para o S4, embora exija o upgrade para o Android KitKat.

João Paulo Cabecinha, da direção de gestão de produto e pré-venda da PT, adiantou na conferência que a Portugal Telecom vai integrar o Samsung Knox nas suas ofertas comerciais mas também internamente, nas equipas de vendas da empresa que já têm aplicações em equipamentos móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico