A Google anunciou recentemente através do seu blog oficial na Europa que está a chegar a este continente a funcionalidade que faz com que o Android informe as autoridades competentes da sua localização atual sempre que efetuar uma chamada de emergência.

O objetivo é “melhorar o processo de localização na resposta imediata que os serviços de emergência têm de dar a quem reporta situações do género através de chamadas de voz pelo smartphone”, neste caso utilizando um terminal com o sistema operativo Android instalado.   

De acordo com a Google, a funcionalidade Emergency Location Service serve-se do Wi-Fi e do GPS para localizar o utilizador tanto em espaços exteriores como interiores, sendo que deverá ser ativada nas definições do smartphone e nos Android Play Services. Diz a empresa que os dados transmitidos serão sempre destinados apenas aos serviços de emergência dos países em causa e nunca pela Google tendo em vista outras finalidades.  

Para já, a funcionalidade está disponível apenas no Reino Unido e na Estónia, sendo que está previsto que seja alargada a outros países europeus ao longo dos próximos meses, através da colaboração com as operadoras locais. A Google afirma que “99% dos smartphones Android” terão capacidade para lidar com a funcionalidade sem problemas.

Relembramos que a Apple já recorre a esta funcionalidade nos seus sistemas operativos móveis iOS há algum tempo. “Para sua segurança, as informações de localização do seu dispositivo podem ser utilizadas em chamadas de emergência, para ajudar os serviços de socorro, quer tenha ou não ativado os Serviços de localização”, pode ler-se na secção de apoio do site da marca.

App de telemóvel identifica chamadas de spam

Entretanto, a Google anunciou uma outra funcionalidade relacionada com chamadas de voz via smartphones Android e que tem em vista elevar os níveis de segurança dos utilizadores.

Trata-se de um update à app de chamadas de voz Telemóvel, que passará em breve a identificar com uma mensagem a vermelho sempre que uma chamada de spam chegar ao seu smartphone.

Após a chamada e respetiva identificação, o utilizador poderá bloquear o número em causa e até reportá-lo à Google como contacto associado a spam. Aliás, esta é uma funcionalidade que será aplicada também sempre que um utilizador desejar bloquear qualquer número, pelas mais variadas razões,

As más notícias é que esta funcionalidade irá funcionar apenas quando a app está instalada em smartphones Google, ou seja, somente nos modelos das linhas Nexus e Android One

[caption][/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.