As contas são feitas a partir da informação da Priori Data, uma empresa dedicada à análise do mercado das aplicações móveis, e revela que as 10 aplicações mais descarregadas para a plataforma Android têm, entre si, um número combinado de downloads acima dos 330 milhões.

À frente está o WhatsApp com 92,48 milhões, seguido pelo Messenger com 78,05, e mais longe o Facebook e o Instagram.

Na verdade as apps dominadas pelo Facebook têm a grande fatia deste top, com o WhatsApp, Instagram, Messenger, Facebook e Facebook Lite a conseguirem um número de downloads combinado de 276 milhões em Maio.

tek gráfico apps

A lista refere apenas as aplicações descarregadas para a plataforma Android, que domina atualmente com uma quota de mercado acima dos 80%. Mesmo assim continua a ser a App Store da Apple a gerar mais rentabilidade, segundo os números das consultoras.

Só em 2016 foram descarregadas mais de 90 mil milhões de aplicações para Android e iOS a partir das lojas oficiais. O tempo gasto pelos utilizadores de roda dessas apps também tem crescido os últimos anos e um estudo indica que, em média, os utilizadores abrem cerca de 10 apps todos os dias e 30 por mês.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.