A expansão do Messenger não será uma surpresa para o utilizador mais (e menos) atento. A aplicação de mensagens do Facebook, que tem beneficiado com a adição de várias funcionalidades novas, chega a cada vez mais público e a popularidade traduz-se nos números.

WhatsApp e Messenger continuam a liderar lista de apps para Android
WhatsApp e Messenger continuam a liderar lista de apps para Android
Ver artigo

De acordo com a plataforma social, o Messenger registou 17 mil milhões de videochamadas em 2017. Apesar de ser difícil de contextualizar face à concorrência, uma vez que nem Skype ou Apple publicam dados relacionados com os produtos que têm inseridos neste segmento de mercado, o valor representa o dobro do alcançado em 2016.

Para além disto, sublinha-se ainda a partilha de GIFs e emojis. Embora o segundo formato tenha sido amplamente mais popular do que o primeiro, ambos ultrapassaram fasquias respeitáveis. Ao todo, foram trocados mais de 500 mil milhões de emojis em 2017 e cerca de 18 mil milhões de GIFs.

Outros registos indicam que um chat de grupo inclui, em média, 10 participantes e que existiram sempre mais de 7 mil milhões de conversas ativas na aplicação.

Uma das estratégias que mais ajudou o Facebook a atingir estes números foi o lançamento do Messenger Lite em novos mercados. Esta versão mais "magra" da app apresenta recursos básicos, consome menos internet e bateria e é, por isso, muito útil para os utilizadores que não dispõem acessos a redes com grandes velocidades.