No conjunto de sugestões desta semana conte também com a chegada dos GIFs animados a uma das principais plataformas de messaging da atualidade e com novidades no Gmail. Há ainda uma aplicação que pretende pôr fim à era dos cartões de visita em papel.

Acompanhe-nos pelas próximas páginas.

 

GIFs animados (e um bocadinho mais) chegam ao WhatsApp. Mas só para iOS

A nova atualização para a plataforma móvel da Apple passa a permitir enviar e receber GIFs a partir da aplicação de messaging.

Dentro do WhatsApp, os utilizadores passam a ter um editor capaz de transformar as suas fotos em imagens animadas, adicionando texto, stickers ou fazendo desenhos “à mão”.

Para tal, em qualquer conversa da aplicação de messaging, basta tocar no ícone da câmara que serve para enviar fotos, a seguir selecionar a galeria de fotos e, dentro da galeria, escolher a opção GIF, no canto inferior esquerdo.

Também é possível converter vídeos de curta duração – seis segundos no máximo - em GIFs e enviá-los como mensagens, assim como Live Photos. Neste último caso, é abrir a Fototeca a partir do WhatsApp, usar o 3D Touch para pressionar uma Live Photo e selecionar “Enviar como GIF”.

As novidades para iOS acabadas de estrear incluem ainda o acesso ao Giphy, uma das maiores (e mais conhecidas) “bibliotecas” de GIFs, que outros serviços como o Messenger ou o Tinder já disponibilizam.

Algumas destas funcionalidades já existiam para os testers da versão beta do WhatsApp, passando agora a estar disponíveis para todos os utilizadores do iOS 6.0 ou superior. Já tem acesso à opção no seu iPhone?

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

 

Diz que o Gmail para iPhone está “muito melhor”

A expressão é da Google, que acaba de disponibilizar uma nova versão da aplicação para a plataforma móvel da Apple, com as maiores mudanças em quase quatro anos.

A gigante tecnológica garante que o Gmail para iOS te um look mais fresco, ganhou funcionalidades altamente desejadas e está muito mais rápido. Entre as novidades mais apetecidas está o botão Undo Send.

Mas se quiser anular o envio de uma mensagem terá de ser rápido, já que a opção só pode ser “acionada” até cinco segundos após carregar no “Enviar”.

Uma outra novidade é a possibilidade de arrastar mensagens da Inbox para as pastas de arquivo ou para o Lixo.

A Google garante ainda que a pesquisa interna está mais rápida e ganhou sugestões que complementam os caracteres escritos pelo utilizador, tal como acontece no browser de internet.

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

 

Mikey Jumps: um jogo de plataformas para esquecer dias dificeis

Os jogos casuais podem ser um bom escape mental para dias complicados, e hoje as notícias das eleições norte americanas deixaram muita desilusão pelo caminho. Se quer esquecer Donald Trump experimente o Mikey Jumps.

Não há qualquer relação entre as duas "personagens", mas um bom jogo de plataformas é uma maneira de passar o tempo, ocupar o pensamento e deixar de antecipar os problemas que podem refletir-se no mundo nos próximos anos.

O jogo da BeaverTap é uma nova reinvenção da mesma personagem que a empresa usou noutras edições anteriores, e agora navega em plataformas, entre obstáculos, fogo e desafios, colecionando pontos e recompensas.

O jogo está disponível gratuitamente na App Store para iPhone, iPad e iMessenge. Se gostar pode experimentar o Mikey Boots, Hooks ou Shorts, mas esses são pagos.

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

 

 

Sphere: o auto-intitulado "Tinder para Eventos"

A Sphere é uma app que permite ao utilizador encontrar eventos, festas e outros meetings perto do utilizador e conversar com os participantes numa sala de conversação nativa. Na verdade, e como é descrita por quem a criou, é um “Tinder para eventos”.

Esta aplicação chegou ao mercado quarta-feira, dia 9 de novembro, e autodescreve-se como um Tinder para quem procura eventos, festas e encontros de networking.

A Sphere está em fase de lançamento em Lisboa, mas já opera em Paris, Berlim, Londres e Nova Iorque.

Para além de mostrar ao utilizador os eventos que decorrem nas suas imediações, também permite fazer o típico “swipe” aos participantes que estejam ligados à Sphere e interagir numa sala de chat – como acontece no Tinder.

A app está disponível para Android na Play Store.

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

Birlibam quer pôr um ponto final na era dos cartões de visita em papel

Uma nova aplicação que quer ser a versão contemporânea dos velhos cartões de visita. No Web Summit, a ideia valeu 10 mil euros em investimento.

Numa altura em que substituímos os jornais por smartphones, as agendas por smartphones, as máquinas fotográficas por smartphones e os mapas por smartphones, que sentido faz ainda não o termos feito com cartões de visita? Esta é a pergunta que a Birlibam faz e responde com uma nova app móvel.

Presentes em Lisboa para a primeira edição lisboeta do Web Summit, a startup mostrou que pretende tornar digital o pouco que o networking ainda tem de papel.

Através da Birlibam, que já está disponível para Android e iOS, é possível criar cartões, editar informações, guardar contactos e, mesmo offline, partilhar dados com outros utilizadores. Para empresas é ainda possível criar um perfil corporativo e abrir funcionalidades mais completas aos seus funcionários.

A ideia valeu 10 mil euros de investimento no Web Summit e pode valer a absorção dos cartões de visita pelo smartphone.

A app é gratuita e pode ser descarregada na App Store e na Play Store.

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

App portuguesa quer melhorar experiência em eventos e conferências

A Eventfuel pretende levar a experiência de eventos e de conferências a outro nível. Esta app portuguesa apresenta agendas de sessões personalizáveis em tempo real e perfis de oradores, bem como outras funcionalidades para enriquecer a experiência.

Criada especialmente para a conferência Silicon Valley Comes to Lisbon, a Eventfuel começou a dar os primeiros passos em 2011 como um protótipo desenvolvido pelo atual CEO Niko Roberts.

Um ano depois, esta app já tinha apoiado mais de uma centena de eventos. Relativamente a 2016, os gestores da Eventfuel esperam ultrapassar a marca dos 2.000 eventos anuais que utilizam a aplicação, em mais de 100 cidades e 15 idiomas.

A Eventfuel foi um dos projetos portugueses que esteve em exposição durante a cimeira Web Summit, que entre os dias 7 e 10 de novembro “incendiou” o espírito empreendedor da cidade de Lisboa, colocando a capital portuguesa “nas bocas do mundo”.

A app está disponível para iOS e Android.

Chegámos ao fim da lista desta semana mas a partir de amanhã temos mais sugestões!