Não há nada como instalar novas aplicações, com funcionalidades renovadas, para trazer nova vida ao seu smartphone ou tablet e é a pensar nisso que reunimos aqui algumas das novas apps que descobrimos e avaliámos esta semana.

Entre as propostas temos uma aplicação para o ajudar a fazer exercício em casa, dois jogos, uma app para gerir o tempo de uma forma inteligente e um agregador de conteúdos com um novo muito português.

Descubra tudo nas próximas páginas.

"Ó Evaristo... Tens cá disto?" Agora o Evaristo tem

A frase ficou popular no filme português “O Pátio das Cantigas” e o tema é agora aproveitado por uma tecnológica portuguesa para lançar uma app.



"Aplicações há muitas, mas ter cá disto só o Evaristo", explica a página criada para a aplicação. A referência pode não ser clara para muitos utilizadores portugueses, sobretudo uma geração mais nova que não tem tanto contacto com os filmes clássicos, mas é um "gancho" para o lançamento da app que funciona como um agregador de conteúdos.

Usando por base a tecnologia da MeshApp, da qual o TeK já falou e que foi uma das finalistas do concurso BGI,

Ainda em fase beta, a app Evaristo oferece acesso a conteúdos de mais de 100 fontes, entre notícias nacionais e internacionais, blogues, temas de desporto e economia, arrumando a informação e permitindo guardar e partilhar o que mais interessa.

A app está disponível para smartphones e tablets e pode ser descarregada da AppStore da Apple e da Google Play gratuitamente.

A empresa vai também alargar a disponibilização da app a outros países mas a marca não é a mesma, até porque certamente o Evaristo não será reconhecido da mesma forma no Brasil, Estados Unidos ou Angola.



Veja a próxima aplicação

Com a Wappa você anda de táxi mas é a empresa quem paga

Chega a Portugal uma nova aplicação móvel que facilita a chamada de táxis. Mas a Wappa diferencia-se por ter uma relação mais próxima com o segmento empresarial, apesar de no mercado português definir uma estratégia mais abrangente.


Pegar no telemóvel, abrir a aplicação, chamar um táxi, fazer a viagem e depois basta despedir-se do motorista. Isto porque com a Wappa quem paga a despesa é a sua empresa, se for claro uma das entidades parceiras da tecnológica brasileira.

O serviço está a angariar parceiros em Portugal desde março e pretende agora lançar-se de forma mais a sério no mercado das aplicações que facilitam a mobilidade. É mais uma no meio de tantas outras, mas daí a distinção através de uma relação mais próxima com o segmento corporativo.

No entanto a Wappa em Portugal pretende também prestar o típico serviço de transporte através de táxi, mesmo que não haja associação com nenhuma empresa. Para já as operações estão concentradas em Lisboa, mas o objetivo é estar disponível em mais cidades no decorrer do ano.

“Portugal será a nossa porta de entrada na Europa e pretendemos entrar com o pé direito, tornando as chamadas e pagamentos de táxi muito mais simples”, comentou em comunicado o fundador da Wappa, Armindo Mota Júnior.

No Brasil, onde a Wappa nasceu há dez anos, são já mais de 50 mil os taxistas registados e cerca de 2.000 as empresas com contrato de parceria.

A aplicação está disponível para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry.



Veja a próxima aplicação

A Zynga tem um novo jogo, chama-se Empires & Allies

Ainda à procura do sucesso de outros tempos, a Zynga contra-ataca com um novo jogo e acaba de lançar Empires & Allies, um desafio à medida de quem gosta de jogos de estratégia.


Objetivo: conquistar o mundo. Argumentos: um arsenal poderoso constituído por todo o tipo de armas, desde misseis nucleares, bombardeiros orbitais, tanques, helicópteros e muitas outras opções.



Para cumprir a missão cabe-lhe montar o exército ideal, definir uma estratégia e criar alianças, quando for caso disso. Tudo para salvar o mundo de uma organização terrorista e defender os seus territórios de outros jogadores.



O jogo está indicado para maiores de 13 anos. Tem versões para iOS e Android. O download é gratuito mas vai encontrar compras dentro da aplicação.



O novo título foi criado por Mark Skaggs, que já passou pela Electronic Arts onde ajudou a desenvolver jogos como Command & Conquer. Agora afirma que Empires & Allies vai ter sucesso porque consegue levar para o telemóvel a emoção dos jogos de estratégia em tempo real (RTS).



Veja a próxima aplicação

Mortal Kombat X não é para todos os telemóveis… nem para todas as pessoas




Aquela que é uma das mais conhecidas sagas de videojogos de luta também fez a estreia do mais recente título nos dispositivos móveis. Graficamente o jogo é muito interessante, mas a violência faz dele um título proibido para muitos.

Este é um título que os jogadores mais dedicados não vão querer perder: Mortal Kombat X para iOS e Android. O jogo da Netherrealm chega assim aos dispositivos móveis, depois de ter feito a estreia nas consolas domésticas de nova geração.

Este não é um jogo para todos os telemóveis certamente pois é exigente a nível gráfico. Também no espaço que ocupa pode deixar alguns utilizadores preocupados, já que será consumo 1GB de armazenamento.

E depois vem o resto. As lutas, as personagens icónicas, a violência, os golpes impossíveis e claro, as fatalities. É interessante ver como um jogo AAA é adaptado ao ambiente mobile sem perder alguns dos pontos que o distinguem nas consolas.

É um título para ocupar o tempo e para ir evoluindo. Pois se começa com personagens menos conhecidas, à medida que vai avançando no modo arcada vai também acedendo a outras figuras.



Veja a próxima aplicação

Use o telemóvel para fazer Pilates sem sair de casa

Está entre as apps de fitness recomendadas no Google Play e já garantiu um número simpático de avaliações positivas por parte de quem usou. Nós estamos a experimentá-la só agora mas as primeiras impressões também são positivas.

Com um nome que não deixa margem para grandes dúvidas, esta aplicação para Androiod explora o método desenvolvido por Joseph Pilates no início do século passado e ainda hoje reconhecido e praticado por pessoas de todas as idades, como técnica para ganhar força, flexibilidade e estabilidade.



Na aplicação vai encontrar dezenas de exercícios e 14 sugestões para aquecimento. Tem uma sequência de exercícios já definida e uma área onde pode ver em detalhe cada um dos exercícios usados na aplicação e perceber como devem ser executados.
Se seguir a sequência, por cada exercício introduzido também terá detalhes relativamente à forma como deve fazê-lo, já que há uma imagem a ilustrar os movimentos.




A aplicação está disponível de forma gratuita para Android e em português do Brasil. Esta versão tem a limitação habitual das opções gratuitas que é a disponibilização de um único programa de treino. A versão paga custa 2,03€, não tem publicidade e permite definir níveis de dificuldade.



Bom treino!



Veja a próxima aplicação

Timeful toma conta do seu calendário de forma inteligente. E a Google tomou conta da empresa

A Google acaba de comprar a empresa que desenvolveu a app originalmente para iOS e que pretende tornar a vida dos utilizadores mais simples. Agora vai ter uma versão para Android.


A Google destaca como vantagens da app o facto de compreender a rotina do utilizador, os hábitos e as necessidades e com base nisso disponibilizar alertas que o ajudem a não deixar tarefas para trás.



A aplicação sincroniza automaticamente com a Inbox, o calendário e outras funcionalidades do smartphone que forneçam dados úteis para organizar a atividade diária do utilizar, caraterísticas que a nova versão para Android vai aplicar às ferramentas Google integradas no sistema operativo móvel.



O utilizador poderá dizer à Timeful que se quer exercitar três vezes por semana ou que precisa de ligar para o banco na próxima terça-feira, explicou a Google. Segundo a informação, o sistema fará com que agende o que precisa baseando-se num acordo comum entre a sua agenda e as suas prioridades.



A aplicação, que arrecadou 6,8 milhões de dólares em financiamento três meses depois de ter sido fundada, foi lançada em março de 2014 e foi fundada pelo empreendedor Yoav Shoham, o economista comportamental Dan Ariely e o cientista Jacob Bank.





A Google não revelou o valor de aquisição da empresa. A única informação mais concreta é que o calendário inteligente continuará disponível na App Store da Apple enquanto a equipa trabalha já na versão Android.

E então? As sugestões serviram para considerar a continuidade do smartphone ou tablet?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico