O mercado de apps não pára de crescer, com sugestões variadas para entretenimento ou para resolver uma das muitas necessidades que existem, ou até aquelas que ninguém sabia que tinha antes de ser lançada uma nova ferramenta.

Beber água, reportar a existência de lixo na rua, garantir a segurança na Uber e organizar fotografias estão entre as propostas desta semana, mas há também jogos - até para PC com a plataforma Steam - e os fãs da Guerra dos Tronos e da NBA vão gostar das propostas escolhidas esta semana.

Passe pelas sugestões abaixo e veja quais pode instalar no seu smartphone ou tablet.

Se costuma esquecer-se de beber água temos uma app para ajudar a mantê-lo hidratado

A aplicação Plant Nanny ajuda-o a cuidar da sua saúde ao mesmo tempo que faz baby-sitting... a uma planta.
A cultura popular diz que os adultos devem beber cerca de dois litros de água por dia, mas além deste não ser um número exato, são muitas as pessoas que têm dificuldade em manter-se hidratadas diariamente. Tendo isso em mente, a equipa do SAPO TEK traz-lhe uma aplicação que combina saúde com diversão para lhe lembrar que deve beber água regularmente.

Com a Plant Nanny vai receber notificações para beber a quantidade correta de água todos os dias, encorajando-o a manter-se saudável e hidratado ao mesmo tempo que vai regando a sua plantinha.

Os níveis necessários vão variando de pessoa para pessoa pelo que quando instala a app vai ter que inserir algumas informações pessoais (altura, peso, nível de atividade física) para que saiba, afinal, de quantos copos de água precisa. Essa informação também é essencial para conseguir manter a sua planta viva.

Por cada copo de água que bebe a sua planta vai tendo um ar feliz, permitindo-o avançar no jogo. Mas se se esquecer de a molhar, ela vai entristecendo e definhando. A app é bastante simples e fácil de usar e está disponível para iOS e para Android.

Zyl é uma app inteligente de fotografias focada nas memórias dos utilizadores
A aplicação permite ver, gerir e partilhar as fotografias do álbum do smartphone, mas acrescenta-lhe funcionalidades inteligentes para melhor organização.

Anteriormente conhecida como Comet, a Zyl é mais uma aplicação de organização de fotografias. Tal como outras, permite visualizar as fotos, gerir os álbuns e partilhar com a família e amigos. No entanto, através de ferramentas de deep learning e inteligência artificial, a app torna-se mais que uma simples grelha “infinita” de thumbnails.

A ideia é oferecer aos utilizadores autênticas memórias fotográficas e nesse sentido, a primeira vez que abre a app vão aparecer as últimas fotografias. Mas com o tempo, esta vai-se adaptando à utilização e oferece algumas surpresas aos utilizadores. Uma das funções divertidas é a entrega de um “embrulho” contendo no seu interior uma fotografia antiga (memória) para espicaçar a nostalgia.

Ao contrário das principais aplicações instaladas por defeito dos dispositivos iOS e Android, as fotografias mantêm-se no telefone e, para salvaguardar as regras da privacidade, nenhum ficheiro é carregado para servidores online.

A aplicação pretende ser intuitiva e agradável de utilizar, ajudando os utilizadores a poupar espaço de memória ao detetar fotos duplicadas e a sugerir as suas melhores versões, comparando o contraste das imagens ou se estas estão desfocadas. A produtora está a trabalhar em novas funcionalidades para serem introduzidas no futuro, tais como uma pesquisa eficaz.

Pode fazer o download de Zyr nas versões iOS e Android.

Saudades da Guerra dos Tronos? Há um novo jogo para smartphone e PC
Enquanto a nova temporada da Guerra dos Tronos não chega aos ecrãs da TV os fãs podem matar saudades com um novo jogo para iOS, Android e Steam.

O Reigns: Game of Thrones vai ser disponibilizado hoje mas já está em pré-registo nas lojas de aplicações Android e iOS, e também na Steam, capitalizando aquilo que é um interesse latente de muitos fãs da série.

O jogo da Nerial e da Devolver Digital está longe das imagens realísticas da série mas isso pode ser um ponto de interesse adicional para fãs de jogos no telemóvel ou no PC, que podem assumir as personagens de Jon Snow ou de Daenerys Targaryen à medida que jogam o jogos dos tronos e tentam liderar os sete reinos, garantindo o acesso ao trono de ferro.

Todas as personagens chave estão no jogo, que tem um interface simples para que possa aplicar a sua estratégia sem grandes complicações. É só deslizar para a direita ou a esquerda para mudar os destinos dos reinos aplicando a visão de Melisandre para o futuro de Westeros e criando novos caminhos para as personagens. Pelo meio pode aceder a mini jogos.

A app fica hoje disponível para iOS, Android, e Steam mas tem um custo de 4,49 euros.

Viagens da Uber vão ficar mais seguras com ligação direta para o 112
O botão de assistência que permite ligar para o serviço de emergência em caso de acidente, por exemplo, chega agora a um conjunto de países onde se inclui Portugal. Mas há outras novidades para dar mais segurança a utilizadores e motoristas.

Depois dos Estados Unidos, a Uber vai começar a disponibilizar o chamado botão de assistência a situações de emergência na região EMEA, num total de 38 países.

Com o botão de emergência de ligação direta ao 112 (no caso português), que permite fazer a chamada para os serviços de emergência apenas com um único toque na aplicação, vêm também outras funcionalidades destinadas a tornar as viagens mais seguras, tanto para utilizadores como motoristas.

Entre elas está a partilha do percurso em tempo real e a possibilidade de utilizadores, motoristas e parceiros de entrega indicarem cinco amigos ou familiares como contactos preferenciais e, com um único toque, partilharem informações da viagem.

tek gif kit uber tek gif kit uber

O “kit” inclui também alertas de velocidade personalizáveis, assim como um centro de informações de segurança, onde os utilizadores, motoristas e parceiros de entrega podem encontrar informações sobre seguros, as diretrizes da comunidade, dicas de segurança criadas em conjunto com as autoridades competentes.

Há ainda a possibilidade de utilizador e motorista ligarem um para o outro, mantendo a privacidade do seu número, enquanto utilizam o serviço Uber.

 

NBA 2K19 abre a temporada de basquetebol em formato portátil
A versão deste ano chega aos dispositivos móveis com uma nova história e pela primeira vez suporte para partidas multijogador online.

A conhecida série anual de basquetebol NBA 2K é considerada a experiência mais autêntica do desporto em videojogo. A cada nova edição a 2K melhora as animações, introduz modos de jogo e apresenta uma narrativa original, com os jogadores a assumirem atletas em ascensão.

NBA 2K19 apresenta pela primeira vez, na versão para smartphones, o suporte para partidas online entre jogadores no modo 3X3 Blacktop. No modo história terão objetivos para cumprir e em Association terá de escolher uma equipa da liga americana e tentar conquistar a glória. Já o modo MyCareer poderá caracterizar um atleta e torná-lo numa lenda do NBA.

O jogo promete um interface simples, através de comandos no ecrã tátil, permitindo fazer dribles, “abafos” para negar os cestos do adversário, e claro, os irreverentes “afundanços” na “cara” dos rivais. E tudo ao ritmo de uma banda sonora licenciada, através do sistema 2K Beats.

O jogo custa 8,49 euros e pode fazer o download para equipamentos Android.

Costuma ver muito lixo amontoado na rua? Lisboetas têm app para estas e outras queixas
Os utilizadores podem usar a aplicação para participar ocorrências em espaços verdes e públicos, habitação e equipamentos municipais que precisem da intervenção da Câmara Municipal de Lisboa ou das Juntas de Freguesia.

Depois do site, lançado em 2009, a cidade de Lisboa disponibilizou aos seus munícipes a aplicação Na Minha Rua para facilitar a comunicação de ocorrências na cidade, através de fotografias geograficamente referenciadas.

Para fazer queixas sobre alguma situação, só precisa de fazer login na app, disponível para iOS e Android, tirar uma fotografia, seleccionar o local e descrever o problema.

Automaticamente, o sistema identifica quem tem que tratar do assunto, o qual poderá ser uma responsabilidade da própria câmara municipal, das várias juntas de freguesia ou até outras entidades concessionárias.

E se já houve várias pessoas a reportar o mesmo problema, a ocorrência subirá na lista de prioridades das situações a resolver, permitindo que os utilizadores sigam o estado ocorrências assinaladas por outros munícipes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.