Só 31% das organizações aposta em iniciativas inovadoras de mobilidade, com o intuito e antecipar necessidades e envolvendo-se mesmo no desenvolvimento e implementação dessas apps, conclui um estudo da CIONET, que questionou empresas em diversas áreas, como a engenharia, educação, logística ou utilities, entre outras.



No entanto, a mobilidade está no top 5 das preocupações de mais de metade dos gestores entrevistados na pesquisa - 27% dos inquiridos posicionaram mesmo o tema no top 3 das suas preocupações - e um percentagem idêntica (57%) garantem que têm uma estratégia definida e em curso para esta área.



Nas vantagens que mais se reconhecem à mobilidade, destaque para a redução de tempos de resposta ou para os ganhos de produtividade, apontados por 83,5% e 75,5% dos inquiridos.



Nas empresas que seguem uma estratégia para a mobilidade, as exigências dos negócio foram o grande driver para uma decisão desse tipo, ao que se seguem necessidades relacionadas com os clientes e a determinação dos departamentos TI. A concorrência só foi relevante na decisão de 8% das empresas inquiridas.



Entre as aplicações mais usadas nas empresas destaque para o email, referido por 92% dos entrevistados. Seguem-se as ferramentas de colaboração indicadas por 47%. O suporte a vendas surge em terceiro lugar, referido por 37,5% dos entrevistados.



O estudo também apurou que nas empresas onde estão a ser contratados recursos para compor as áreas de mobilidade, as competências mais procuradas são Web Design, Web programming e desenvolvimento.



O Mobility Survey é uma iniciativa da CIONET, uma comunidade europeia de executivos TI que junta mais de 4.300 membros entre CIOs e CTOs. As conclusões baseiam-se nas 49 entrevistas realizadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico