"Parlez-vous français?", "Habla español?", "Sprechen Sie Deutsch?". Esteja de férias no estrangeiro ou em Portugal, o domínio das línguas é importante para se orientar e para socializar, por isso entre as apps que o TeK escolheu esta semana está um tradutor. Mas há mais.

Para que não se arrisque a encontrar nenhum gémeo/gémea de que não tinha conhecimento há uma app que deve consultar antes de partir à aventura, e se gosta de ciclismo temos a sugestão ideal para acompanhar a Volta a Portugal.

Os jogos voltaram a ter um papel importante entre as recomendações da semana: há uma app para colorir desenhos destinada a adultos, e também a segundo versão dos loucos Angry Birds.

Quem não quer perder pitada do que passa na TV pode instalar o novo Meo Go, que é a primeira app portuguesa preparada para Windows 10. 

Está pronto para  experimentar? É só seguir as próximas páginas para artilhar o seu telemóvel ou tablet.


A Microsoft tem uma proposta alternativa ao interface do Android

Ainda está em versão beta, e mais ou menos privada, mas o Arrow Launcher já pode ser descarregado e instalado nos smartphones Android, oferecendo um interface diferente. Mas não é parecido com o Windows Phone.

 

A iniciativa da Microsoft pode ser vista como uma intrusão. Ou não. A disponibilização de Launchers para o Android é relativamente comum e é propiciada pela abertura do sistema operativo patrocinado pela Google, o que não agrada a todos os utilizadores.

Depois de já ter feito algumas incursões no desenvolvimento de apps para Android, a Microsoft publicou agora o Arrow Launcher através da comunidade Google +, obrigando a uma solicitação de interesse ao moderador para que se possa ter acesso.

O Launcher dá aos utilizadores uma nova apresentação da página inicial do telemóvel, configurável, e acesso rápido a notas e alertas, ou aos contactos da sua lista.

Para instalar o Launcher é preciso pedir acesso à comunidade Arrow Launcher Beta no Google +, descarregar a APK e instalar. Fica ainda a recomendação para que o faça com cuidado, porque este não é ainda um produto final.

 

Veja a próxima aplicação

Um livro de colorir para adultos e sempre disponível no smartphone

A aplicação Colorfy traz para o telemóvel um conceito que está a crescer junto dos adultos: livros de colorir, mas que têm um efeito relaxante. No smartphone a criatividade pode ser explorada ao longo de dezenas de criações.

Em criança muitos foram aqueles que tiveram livros de colorir, nos quais existiam imagens apenas compostas por contornos e que “convidavam” a um preenchimento criativo. Agora há uma nova tendência entre adultos que são os livros de colorir e que, alegadamente, têm um efeito relaxante.

A pensar neste novo público surge a aplicação Colorfy. Basicamente o utilizador tem à sua disposição dezenas de desenhos de categorias diferentes que pode ir colorindo. Flores, animais, quadros famosos, arte oriental e temas exóticos são algumas das secções que vai poder pintar.

Uma das vantagens de ser digital é que se não gostar dos tons que está a dar a determinada pintura, pode reiniciar tudo. O utilizador tem quase 30 cores distintas para dar azo à criatividade e se estiver disposto a pagar, pode aceder a uma paleta maior de cores.

A aplicação Colorfy é gratuita e está disponível para iOS e Android.

 

Veja a próxima aplicação

Meo Go é a primeira aplicação portuguesa feita a pensar no Windows universal

Com o Windows 10 basta aos programadores desenvolverem uma única app para que funcione em computadores, tablets ou smartphones. A Microsoft confirmou ainda estar a trabalhar com mais empresas e startups portuguesas relativamente às aplicações universais.

 

O Windows 10 ficou disponível a 29 de julho para milhões de utilizadores em todo o mundo. Mas na estreia do novo sistema operativo ainda não há nenhuma aplicação portuguesa que respeite o novo legado das chamadas aplicações universais.

Estes são programas desenvolvidos a pensar no Windows 10 e que funcionam em todos os dispositivos que suportam o sistema operativo. Partilham o mesmo código, o mesmo interface e têm a vantagem de ser responsivos, adaptando-se ao tamanho dos ecrãs dos equipamentos.

O executivo da Microsoft, Miguel Vicente, confirmou no entanto que o Meo Go é primeira aplicação universal portuguesa a chegar à loja do Windows. A tecnológica trabalhou de perto com a PT Portugal para que o projeto fosse concretizado.

Os engenheiros do Meo tiveram acesso antecipado às ferramentas de desenvolvimento e por isso vão chegar “à frente” de outras aplicações portuguesas. E elas existem.

Miguel Vicente confirmou ainda no evento de apresentação do Windows 10 outros três nomes: a Muzzley está a desenvolver uma app que permite controlar os gadgets inteligentes da casa; a plataforma de música Tradiio também já está a trabalhar numa app universal; e o estúdio Bica Studios está a preparar o jogo Smash Time para a nova dinâmica do Windows.

Em declarações ao TeK, Miguel Vicente confirmou ainda que a Microsoft está a trabalhar com outras empresas e startups, mas não adiantou um número de parceiros que existem atualmente. O elemento da subsidiária portuguesa revelou vontade de que todos os jogos portugueses que estão a ser desenvolvidos possam pertencer a este pacote de parcerias.

O SDK de desenvolvimento das aplicações universais também ficou disponível a 29 de julho, pelo que será normal que ao longo das próximas semanas surjam mais novidades sobre entidades portuguesas que estão a trabalhar tendo o Windows 10 na mira. A nova loja unificada do sistema operativo estreou-se com 600 mil aplicações.

 

 

 

Veja a próxima aplicação

Traduções visuais instantâneas do Google Translate suportam 20 novas línguas

É uma ferramenta que qualquer um vai querer ter no smartphone durante o período de férias. O sistema traduz automaticamente palavras ou frases e para isso basta apontar o smartphone para o texto.

 

O serviço de tradução da Google continua a evoluir e desta vez a atualização recai sobre a funcionalidade de traduções visuais instantâneas: aponte o smartphone para um texto para ter a tradução feita em poucos segundos.

A novidade está na inclusão de 20 novas línguas nesta funcionalidade, o que faz um total de 27 idiomas suportados. O português está incluído desde o início, mas agora a aplicação também suporta: búlgaro, catalão, croata, checo, dinamarquês, holandês, filipino, finlandês, húngaro, norueguês, turco e ucraniano, entre outras.

Esta pode acabar por ser uma ferramenta essencial para aqueles que vão de férias para o estrangeiro. Com a ajuda do Translate podem traduzir informações em pontos de interesse e até menus de restaurantes.

Os utilizadores apenas têm de fazer um pequeno download adicional relativamente ao idioma nativo e que não deverá ocupar mais de 2MB de espaço. Depois basta apontar o smartphone e descobrir outras “culturas”.

A Google diz que melhorou o sistema de tradução para que seja mais natural e rápido, mesmo quando a velocidade de Internet não é a melhor de todas, dependendo da região onde o utilizador estiver.

A aplicação está disponível para Android e iOS.

 

Veja a próxima aplicação

Atenção fãs de pássaros loucos: chegou o Angry Birds 2 e é grátis

Bigger. Badder. Birdier. É assim que a Rovio apresenta a versão 2 do seu popular jogo Angry Birds, apesar de haver já múltiplas "remakes" que envolvem os loucos pássaros e os malvados porcos.

 

Se não tem vivido noutro mundo (literalmente) é difícil não saber do que trata o Angry Birds, e  de não ter tentado, pelo menos uma vez, jogar e acertar nas "defesas" montadas para proteger os ovos. Mas se chegou agora a este mundo de jogos para telemóvel facilmente vai perceber. 

O jogo não tem à partida nada de extraordinário mas a verdade é que se tornou rapidamente um sucesso quando foi lançado há cerca de 5 anos, e as personagens tornaram-se tão populares que foram  transformadas em centenas de produtos de merchandising, e até protagonizaram um filme. Isto apesar de não estarem a contribuir de forma muito positiva para os lucros da Rovio...

O Angry Birds 2, que hoje chegou às lojas de aplicações da Apple e da Google, parece ser mais do mesmo, com novas personagens, novos níveis, mas a mesma lógica de sempre. E o mesmo nível de vício para quem gosta deste género de desafios.

A sequela pode ser descarregada de forma grátis para iPhone e iPad, mas também para equipamentos Android, mas depois há as já habituais compras in-app para ultrapassar alguns desafios ou desbloquear novos níveis.

Está pronto para usar a fisga?

Veja o vídeo com alguns dos momentos do jogo.

 

 

 

Veja a próxima aplicação

Tem coragem para descobrir os seus irmãos gémeos espalhados pelo mundo?

Há pessoas no mundo que mesmo não sendo irmãos gémeos, parecem-no. São mais as semelhanças do que as diferenças e as pessoas mais distraídas podem confundi-las facilmente. E agora há uma aplicação que testa o grau de parecença entre as pessoas.

 

Gémeos ou não? Se ainda está indeciso, pode usar esta aplicação como apoio. Está disponível para Windows Phone e foi desenvolvida pelos engenheiros da Microsoft como parte de um projeto maior de algoritmos de reconhecido e correspondência.

O utilizador só tem de pegar numa fotografia das pessoas que quer comparar e passá-las pelo sistema. Após um processamento o software diz o grau de "igualdade" entre as pessoas.

Pode assim dizer aos seus amigos se sempre é parecido com a estrela A ou se afinal não tem nada a ver e continuará a ser um cidadão sem igual.

 

 

Veja a próxima aplicação

Já não precisa de pedalada para acompanhar a Volta a Portugal. Basta esta aplicação

A 77ª edição da prova rainha do ciclismo em Portugal já está na estrada. E para os que não conseguem acompanhar a “caravana”, há uma aplicação oficial que permite seguir os passos aos ciclistas.

 

Até ao dia 9 de agosto a Volta a Portugal vai percorrer várias localidades do país e há uma aplicação que permite acompanhar a prova no smartphone.

Além de ter todas as notícias relevantes sobre a competição, a ferramenta tem ainda um calendário das etapas, as respetivas dificuldades e regiões por onde vai passar.

Os utilizadores podem ainda acompanhar em direto através de um mapa onde estão os ciclistas. Uma das características diferenciadoras do software é a integração direta com o Twitter, sendo possível ver apenas as mensagens que estão relacionadas com a 77ª Volta a Portugal.

A aplicação está disponível para Android, iOS e Windows Phone.


Esperamos que estas aplicações lhe sejam úteis para as férias ou para o regresso ao trabalho, consoante as situações!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.