Mais uma semana repleta de apps para os smartphones, destacando-se algumas aplicações feitas em Portugal, que podem ser muito úteis aos utilizadores portugueses. Uma delas centra-se na prevenção de fogos, sempre importante com a chegada do próximo verão. A outra app pretende incentivar e promover as práticas de cidadania, pontuado os utilizadores portugueses com as suas boas ações.

Não faltam ainda propostas para tornar a aprendizagem de matemática mais divertida, através de realidade aumentada, uma atualização do Messenger do Facebook para fotos e vídeo de melhor qualidade ou um podcast que utiliza inteligência artificial.

Por fim, pensando no bem-estar, uma app que ajuda as rotinas de meditação e outra destinada a auxiliar as pessoas nas compras do supermercado. Veja todas as sugestões.

Firerisk é a aplicação de prevenção de incêndios de Castelo Branco

Castelo Branco é o primeiro concelho com uma aplicação de alertas de incêndios florestais dirigida à população.

Os munícipes do concelho de Castelo Branco ganharam uma nova ferramenta de prevenção e combate aos incêndios florestais. Trata-se da aplicação Firerisk, que pode ser descarregada para os dispositivos Android a partir da Google Play.

Uma vez instalada, a aplicação permite receber mensagens de alertas em tempo real, em caso de incêndios nas florestas ou outras situações graves, dentro da área geográfica do concelho, tais como eventuais cortes nas estradas, planos de evacuação dos espaços, e outras indicações de urgência que sejam relevantes.

Através da aplicação Firerisk, a Câmara de Castelo Branco pretende cumprir os objetivos estratégicos para o planeamento da defesa da floresta e proteção civil impostas pelo governo, e desta forma informar e sensibilizar a população sobre os riscos de incêndio. Poderá encontrar informações úteis sobre os incêndios e passos a dar durante eventuais ocorrências e como as comunicar.

Messenger do Facebook permite partilha de fotos em 360 graus

Agora já pode partilhar fotografias panorâmicas em 360 graus e vídeos com qualidade HD com amigos e familiares.

O Facebook continua a enriquecer a sua aplicação de mensagens com novas opções. A mais recente atualização permite aos utilizadores enviarem as suas fotografias panorâmicas de 360 graus aos seus amigos e familiares através do Messenger. São cada vez mais os dispositivos que suportam o formato 360, de forma nativa ou através do modo Panorâmico da câmara, o que alarga o número de potenciais utilizadores.

Depois de partilhada, de forma habitual, a foto será convertida para que o destinatário possa interagir com ela, rodando o cenário apenas deslizando o dedo ou rodopiando o próprio smartphone. Saberá que recebeu uma fotografia em 360 graus pelo pequeno ícone em forma de compasso no canto do ecrã.

facebook messenger

Outra novidade na aplicação é a partilha de vídeos em alta definição, numa resolução de 720p, armazenados na galeria. Também pode partilhar os vídeos listados na feed de notícias, ou recuperar uma mensagem para reenviar para outra pessoa. Um pequeno ícone passa a distinguir a qualidade dos vídeos, com o marcador respetivo HD ou SD.

Para usufruir das novas funcionalidades de partilha, deverá atualizar a aplicação de Messenger  que está disponível para iOS e Android.

CityPoints: app desafia cidadãos a uma intervenção mais ativa e dá pontos de recompensa

A aplicação desenvolvida pela InnoWave Technologies com a Câmara Municipal de Cascais já foi distinguida nos World Summit Awards pela inovação.

A ideia é simples: e se por cada ação de cidadania relacionada com o ambiente, responsabilidade social ou mobilidade sustentável ganhasse um prémio? O conceito foi aplicado na app CityPoints Cascais e já conseguiu o reconhecimento da ONU.

A aplicação quer promover boas práticas de cidadania e reconhecer os cidadãos que contribuem ativamente para a sustentabilidade local e tem um sistema de gamification que dá acesso a vales de serviços e produtos de parceiros locais, que podem ser de áreas tão diferentes como entradas em museus, um banho canino ou uma visita guiada.

A aplicação foi desenvolvida em colaboração entre o município de Cascais e a Innowave Technologies, que tem uma versão também para empresas, mas o objetivo é estender o conceito a outras cidades.

A app está disponível gratuitamente para plataformas Android e iOS.

CastBox é o YouTube do áudio que usa Inteligência Artificial

Criada por uma empreendedora chinesa que largou um emprego no Google, a aplicação tem podcasts em mais de 70 idiomas e conta com 16 categorias diferentes para mais de 13 milhões de ouvintes.

Os podcasts surgiram como uma resposta para aqueles que profetizavam o fim da rádio. A possibilidade de poderem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar e em diferentes plataformas foi arrecadando cada vez mais fãs para esta nova forma de ouvir rádio.

Para a chinesa Wang Xiaoyu tornou-se o motivo para deixar o seu trabalho na Google e focar-se na criação da app Castbox, que hoje conta com mais de 13 milhões de ouvintes, com podcasts em 70 idiomas diferentes.

Mas, o que tem de diferente este podcast que, em 2017, recebeu 16 milhões de dólares em investimento?

Com versões para Android e iOS, a aplicação funciona como um agregador inteligente de podcasts. Usando inteligência artificial, permite que os utilizadores façam pesquisas por palavras-chave dentro dos podcasts.

Ou seja, é possível procurar termos falados nos programas e que não estão necessariamente em texto na descrição do conteúdo e já são mais de 50 milhões de episódios os que suportam esse tipo de busca.

É também possível adicionar canais favoritos, fazer download de episódios, consultar o histórico de reprodução e receber recomendações de novos programas com base nos seus gostos.

Um dos objetivos de Xiaoyu é que a app se torne tão popular para os podcasts como o Youtube é para os vídeos online. Para já, a aplicação parece estar no bom caminho, tendo já recebido elogios por parte do CEO da Google.

Aprender matemática em realidade aumentada é mais fácil com a app GeoGebra

A aplicação projeta gráficos em realidade aumentada, baseados nos cálculos matemáticos digitados.

A matemática é uma das disciplinas mais difíceis, mas igualmente importante nas várias áreas que os alunos desejam seguir, e indiscutivelmente essencial na área da tecnologia. Para aligeirar a aprendizagem, ou pelo menos tornar os cálculos mais apelativos, a GeoGebra tem diversas aplicações baseadas em realidade aumentada.

Disponível nos dispositivos iOS, GeoGebra Augmented Reality torna a experiência de calcular equações mais divertida, projetando gráficos em tempo real em realidade aumentada. O aspecto visual torna a leitura mais fácil dos elementos calculados, incentivando a fazer experiências de projeção sobre os elementos reais capturados pela câmara. Os smartphones Android também têm uma versão disponível para gráficos tridimensionais, mas sem a sobreposição de imagem em realidade aumentada.

Uma das vantagens da aplicação é o uso dos três eixos que compõem uma imagem tridimensional e desta forma projetar os gráficos em profundidade. Os utilizadores podem interagir com a geometria, aceder a estatísticas e cálculos, e partilhar os resultados com outros utilizadores.

A aplicação contém diferentes atividades de aprendizagem, que podem ser usados gratuitamente e que tornam a experiência mais agradável.

Faça uma pausa e experimente o Insight Timer

O burnout afeta cada vez mais portugueses, incapazes de ultrapassar um estado de esgotamento físico e mental. A meditação pode ajudar e há uma série de apps que promovem este tempo de reflexão e calma.

A app que hoje lhe sugerimos ajuda a tornar a meditação um exercício diário, com  a ajuda de uma comunidade empenhada e muitas propostas de exercícios gratuitos.

Entre as muitas aplicações do género, a Insight Timer tem a vantagem de oferecer uma coleção alargada de meditações guiadas e ainda música que ajuda a conseguir silenciar a mente.

Segundo a informação dos promotores da app, há mais de 3,8 milhões de pessoas envolvidas no Insight Timer, e todos os dias a comunidade liga-se para mais de 50 mil horas e meditação e passa mais de 6 mil horas a ouvir os guias de meditação, contando com a ajuda de mais de 1.800 professores em 25 línguas.

Para além dos guias há grupos de debate onde se abordam vários temas relacionados com a meditação mas também outras áreas de interesse, como a gestão de stress e a espiritualidade, por exemplo.

Nem todos os conteúdos são grátis e há compras in app, mas há também muito a explorar em guias gratuitos antes de se decidir a pagar por algum conteúdo.

A app está disponível para dispositivos Android e iOS.

Esta aplicação resolve os seus problemas de memória na hora de ir às compras

Com a app Out of Milk vai acabar com a frustração de chegar a casa e perceber que, mais uma vez, se esqueceu de comprar a única coisa que realmente precisava da mercearia.

Para muitas famílias portuguesas, o início de fim-de-semana serve para rumar ao hipermercado e abastecer a despensa. No entanto, também é bastante comum que algum item fique no esquecimento.

A aplicação Out of Milk quer garantir que isso não acontece. Mas, mais do que ser uma mera lista de compras, aqui também tem a lista da despensa de forma a saber o que é que tem em casa.

Os artigos podem ser adicionados à lista de compras manualmente ou pode utilizar o scan da aplicação que também lhe permite ter um histórico das várias listas de compras e dos preços dos artigos que vai comprando.

Outra das funcionalidades é que permite que não seja a única pessoa da família a ter que se preocupar com esta tarefa. Ao facilitar a sincronização em tempo real entre a aplicação e vários telefones, todos na família vão estar atualizados e preparados para comprar mantimentos.

Para além de criar uma lista de compras e outra daquilo que já tem em casa, com a Out Of Milk também pode organizar uma lista de afazeres, adicionando uma nota e definindo lembretes e datas de vencimento.

A aplicação está disponível para os utilizadores de Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.