O universo mobile tem apps novas para oferecer todos os dias e no SAPO TEK queremos facilitar-lhe a vida: fomos selecionando algumas ao longo da semana que apresentamos agora de uma vez só, todas juntas.

My Limit faz contas e informa-o se está em condições de conduzir

Esta app gratuita não tem “balão” para soprar, mas está construída para calcular limites de ingestão de álcool consoante o seu utilizador e a fazer contas ao tempo necessário para que o efeito da bebida passe.

A My Limit funciona de acordo com os dados que o utilizador especifica logo ao início, quando instala a app, nomeadamente sexo e peso. A partir daí, deverá indicar na app sempre que consumir uma bebida alcoólica e apontar o seu “género”, quantidade e o tempo que  decorreu entretanto.

Um gráfico progressivo que irá de verde a vermelho, passando pelo amarelo e laranja, mostrará o “estado” em que se encontra, mas não sem antes emitir avisos a cada “pedaço” de álcool acrescentado, no que diz respeito a coordenação ou tempo de reação.

O objetivo desta aplicação é alertar sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas para a condução, consciencializando os utilizadores dos efeitos do álcool no seu organismo e desincentivando-os a conduzir quando bebem.

Com o mote "never drink and drive" - algo ao género "se beber não conduza", em português - a My Limit é gratuita e está disponível tanto para Android como para iOS.


Assistiu ao Super Bowl e tem vontade de experimentar futebol americano? Madden NFL Mobile é o jogo

A adaptação aos smartphones do conhecido videojogo do popular desporto norte-americano suporta partidas multijogador.

Madden NFL é a mais antiga série de videojogos de desporto ainda no ativo, que remota quase à existência da sua editora, a Eletronic Arts. Tal como FIFA, a série de futebol americana é atualizada numa base anual, introduzindo novidades que vão mantendo os fãs do desporto interessados, e como seria de esperar, na altura do Super Bowl torna-se ainda mais procurado.

Para quem quiser levar o jogo para todo o lado, a EA Sports tem uma versão portátil para smartphones, o Madden NFL Mobile, destacando as suas temporadas dinâmicas, assim como novas formações ofensivas na mais recente versão. O principal desafio é permitir aos jogadores montarem a sua própria equipa de estrelas atuais e lendárias da competição, numa inspiração ao Ultimate Team do FIFA.

O papel da componente multijogador é muito importante, suportando modos de jogo cooperativo e competitivo, para que possa enfrentar amigos na arena. No modo Rumo ao Super Bowl terá de contratar as melhores estrelas, concluir objetivos diários para desbloquear novos atletas, vencendo as partidas que dão acesso ao esperado domingo da final do Super Bowl.

Pode fazer o download gratuito de Madden NFL Mobile em versões iOS e Android.


É fã do vintage? Com o Kuji Cam as suas fotografias não vão parecer deste século

A app é gratuita e disponibiliza, por exemplo, ferramentas que adicionam “poeira” às fotografias e uma data à sua escolha. O resultado final pode ser um autêntico “extreme makeover”.

odemos já não estar nos anos 80 ou 90, mas isso não quer dizer que não possamos tirar fotografias vintage com um smartphone do século XXI. A aplicação chama-se Kuji Cam e tem para lhe oferecer uma vasta variedade de ferramentas de edição que podem reinventar as suas fotografias.

À sua escolha tem duas opções: tirar uma fotografia diretamente da app ou importar um ficheiro e apostar na edição. Caso opte pela primeira, está mais condicionado em termos de filtros. No entanto, pode sempre editar as fotografias que tira na aplicação, no "laboratório" da app.

Edição, filtros, luz, poeira, 3D, frame e data: são estas as ferramentas com as quais pode contar e diversidade não falta. Através do Kuji Cam pode fazer edições básicas, nomeadamente ajustes de saturação ou de brilho, mas a app aposta também noutros "utensílios".

Na secção de filtros a dificuldade vai ser escolher, já que existem mais de 100. Depois desse passo tomado, adicionar uma faixa de luz, com diferentes tonalidades, e poeira são outras possibilidades que vão ajudar a dar um toque vintage à fotografia.

Editar a moldura da foto e fazer parecer, por exemplo, uma polaroid, como igualmente adicionar uma data à fotografia, tão frequente antigamente, também é uma opção. Aventurar-se no 3D é outra possibilidade.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android, permitindo salvar todas as fotografias editadas no smartphone. Se optar pela versão premium terá sempre mais ferramentas de edição à sua disposição.


Sabe tudo sobre cinema? Teste os seus conhecimentos com a app Trivial Filmes Quiz

A noites dos Óscares está ai e nada melhor do que testar os seus conhecimentos sobre cinema com os amigos. O desafio é conseguir a melhor pontuação nesta app.

São sobretudo os atores, mas também os seus papéis em vários filmes, que estão no centro dos desafios apresentados pela app Trivial Filmes Quiz. São 10 questões a que é preciso responder de forma rápida, somando depois as vitórias através da pontuação.

O jogo é simples, e sem grandes pretensões, e é essa simplicidade que se torna atraente, mas se for um jogador intensivo provavelmente vai cansar-se rapidamente, porque não há níveis de dificuldade e os desafios parecem sempre semelhantes, apesar da variedade de questões.

A app foi desenvolvida pelo estúdio português Walkme Mobile Solutions e faz parte de uma já longa linhagem de jogos para telemóveis, muitos deles à volta da ideia de perguntas em formato de trivial.

A app Trivial Filmes Quiz é gratuita mas tem de se preparar para muita publicidade entre jogos. A aplicação está disponível na loja Google Play para Android e na App Store da Apple para iOS.


Nova função do Instagram quer ajudar a fazer uma “limpeza” às contas que já não acha interessantes

Além de poder ver quais são as contas com que menos interagem no Instagram, os utilizadores podem também fazer uma espécie de viagem no tempo e recordar quais foram as primeiras páginas que seguiram.

O Instagram anunciou a chegada de uma nova funcionalidade direcionada para quem quer organizar o seu feed e manter apenas os conteúdos que considera mais relevantes. A partir de agora, os utilizadores podem ficar a saber quais são as contas que são apresentadas menos vezes, assim como aquelas com que menos interage.

A empresa quer aproximar os utilizadores das pessoas que consideram importantes e das coisas que mais gostam. No entanto, tem consciência de que os seus interesses e relações podem vir a alterar-se. De acordo com declarações de um porta-voz do Instagram à imprensa internacional, a plataforma quer ajudar os membros da sua comunidade a escolher as contas que melhor representam as suas preferências.

A nova funcionalidade do Instagram permite verificar quais são as contas com as quais o utilizador mais interage.
Créditos: Instagram

Para aceder à nova funcionalidade, os utilizadores necessitam apenas de visitar a seção “A seguir”. Aí encontrarão duas categorias diferentes que têm em conta as atividades realizadas ao longo dos últimos 90 dias: as contas com que menos interage, assim como as que mais aparecem no seu feed.

Além de poder fazer uma “limpeza” às contas que já não considera interessantes, o utilizador poderá também fazer uma espécie de viagem no tempo e recordar quais foram as primeiras páginas que seguiu. Para tal, precisa de clicar na opção “Ordenar por” e escolher se quer vê-las por ordem cronológica descendente ou ascendente.


A Seat Delivery FC Porto leva-lhe comida ao lugar para não perder pitada dos jogos no Dragão

Através da aplicação desenvolvida pela portuguesa 7EGEND, os utilizadores podem encomendar comida, bebidas e até merchandise do clube no seu lugar no estádio. O pedido será entregue em poucos minutos por um estafeta.

A Seat Delivery FC Porto permite aos adeptos do clube nortenho não perder pitada de toda a ação dos jogos no Estádio do Dragão quando o estômago  começa a dar sinais de que está na hora de comer qualquer coisa. O clássico entre FC Porto e Benfica que se joga está noite poderá ser uma oportunidade para experimentar a aplicação e, quem sabe, “acalmar” as rivalidades clubísticas com umas bifanas.

 Através da aplicação desenvolvida pela portuguesa 7EGEND, os utilizadores podem encomendar comida, bebidas e até merchandise do clube no seu lugar e o pedido será entregue em minutos por um estafeta. De acordo com o FC Porto, os utilizadores poderão fazer pedidos para a sua família e amigos sem custos adicionais.

O Seat Delivery permite pagar com cartão de débito, crédito e também com uma conta PayPal. Para fazer um pedido, o utilizador precisa de escolher o lugar da entrega no estádio, selecionar os itens que vai comprar, confirmar o pagamento e esperar por um estafeta. Além da entrega no lugar, o utilizador pode também optar por levantar o seu pedido no bar.

A aplicação está disponível gratuitamente para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store.

Messenger Kids tem novas funcionalidades para “dar ainda mais controlo aos pais”

O Facebook aposta em novos recursos que permitem, por exemplo, aos adultos terem acesso ao histórico de conversas das crianças dos últimos 30 dias. 
A pensar em novas formas de acompanhar e controlar as crianças no Messenger Kids, o Facebook anunciou esta terça-feira novidades na aplicação que lançou em 2017. A partir de agora os pais vão, por exemplo, passar a ter acesso ao histórico de conversas dos últimos 30 dias e a poder fazer log out da conta em qualquer dipositivo de forma remota.

Uma das novidades apresentadas permite aos pais saberem com quem é que as crianças conversaram, através de videochamada ou mensagens, e terem acesso ao histórico dos últimos 30 dias. No que diz respeito aos conteúdos de multimédia, as atualizações tornam possível que os utilizadores tenham acesso às fotografias e aos vídeos mais recentes que as crianças enviaram, mas também que receberam. Caso acreditem que qualquer tipo de conteúdo não é apropriado, os adultos podem removê-los do thread de mensagens e denunciá-los.

Com o objetivo de garantir uma maior segurança às crianças, o Facebook passa ainda a permitir o acesso à lista de ações de bloqueio e restrições dos mais novos. Os pais têm agora a oportunidade de terem conhecimento dos contactos que foram bloqueados ou desbloqueados e, por outro lado, das mensagens reportadas pela criança e as razões. Ainda assim, a rede social esclarece que os adultos vão continuar a ser notificados através do Messenger caso os mais novos bloqueiem ou reportem alguma conta.

Facebook marca mais de um milhão de crianças como “interessadas” em anúncios sobre álcool e jogos de apostas
Facebook marca mais de um milhão de crianças como “interessadas” em anúncios sobre álcool e jogos de apostas
Ver artigo

Outra funcionalidade agora lançada torna possível que os pais tenham conhecimento de todos os equipamentos em que as crianças fizeram log in ou log out na app através do dashboard para os adultos. No entanto, este recurso não foi criado para controlar quando é que os mais novos acederam à app, já que para isso existe o "sleep mode".

Os pais passam ainda a poder fazer download da lista de informações das crianças, que inclui os seus contactos, assim como as mensagens, as fotografias e os vídeos que enviaram e receberam. Sempre que os adultos o fizerem as crianças vão ser notificadas na app do Messenger Kids.

Novas formas de bloquear e um “update” da política de privacidade da app

O Facebook atualizou também a forma como os mais novos bloqueiam contactos na aplicação, de forma a oferecer uma "forma mais simples de gerir com quem interagem", garante a publicação da rede social. A partir de agora, as crianças podem desbloquear um contacto de forma autónoma e conversar com ele, mas apenas nos chats de grupo. Os contactos bloqueados irão permanecer assim visíveis e as crianças vão ser avisadas cada vez que voltarem a estar num chat de grupo ou forem adicionadas a uma conversa que tenha um contacto que bloquearam. Poderão sempre sair das conversas de grupo quando quiserem.

Reino Unido poderá multar empresas tecnológicas que não cumpram regras de proteção de crianças
Reino Unido poderá multar empresas tecnológicas que não cumpram regras de proteção de crianças
Ver artigo

Mas, considerando importante "ajudar as crianças a compreenderem melhor a forma como a sua informação é utilizada e partilhada", o Facebook lançou também uma novidade que educa os mais novos sobre o tipo de dados a que as pessoas podem ter acesso. Por exemplo, a rede social passa a informar as crianças que os internautas poderão ver o seu nome e a sua fotografia ou, por exemplo, que não podem apagar qualquer mensagem que enviam ou recebem na app.

O Facebook aposta também num update da política de privacidade, de forma a incluir "informação adicional" sobre a recolha de dados da rede social. No futuro, a empresa garante que pretende permitir que os utilizadores do Messenger Kids possam dar feedback da app na própria aplicação e responder a questionários.

As atualizações surgem depois de várias polémicas em torno da app. Uma investigação publicada no final de 2019 revelou, por exemplo, que mais de um milhão de crianças à volta do mundo foram marcadas como interessadas em anúncios do Facebook acerca de álcool e de jogos de apostas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.