O futuro do entretenimento já chegou ao Qatar através da Vodafone AR, uma aplicação criada pela startup portuguesa ONTOP em parceria com a operadora, e que dá início a uma série de experiências em realidade aumentada com espetáculos de fogo de artifício virtuais.

Ao SAPO TEK, Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, explicou que a ideia por trás da aplicação partiu das intenções da Vodafone Qatar de querer fazer algo para celebrar o dia nacional do país e que se tivesse em conta as limitações impostas no contexto da pandemia de COVID-19.

Os tradicionais espetáculos de fogo de artifício, com grandes ajuntamentos de pessoas, estavam fora de questão devido à crise de saúde pública. No entanto, dando uso às novas tecnologias, surgiu a ideia de passar o espetáculo para o mundo da realidade aumentada. Depois de apresentarem um pequeno protótipo, que deixou a todos impressionados, nas palavras de Nuno Folhadela, a ONTOP passou para a ação e com a “luz verde” da Vodafone, a aplicação para iOS e Android foi desenvolvida.

Instalar, abrir a aplicação e apontar o smartphone para o céu: em apenas três passos, os habitantes da cidade de Doha, a capital do Qatar, podem assistir até 27 de dezembro a várias sessões virtuais de fogo de artifício, cada uma com cerca de 10 minutos, entre as 17h e as 00h. Além disso, a ONTOP explica que a experiência é personalizável, havendo a possibilidade de lançar foguetes que incentivam a partilha de fotos e vídeos nas redes sociais.

“É genial ver a reação das pessoas ao darem conta que, através dos seus smartphones, podem assistir a todo um espectáculo de fogo de artifício por cima das suas cabeças e que surge especificamente num dado local e a hora marcada”, afirmou o CEO da ONTOP.

O responsável detalhou ainda que a Vodafone AR se constitui como um “pontapé de saída” para a apresentação de formas de interação inovadoras. A ideia, que está neste momento em discussão, tendo em vista o desenvolvimento de um roadmap, é que a app seja um “veículo de demonstração de várias experiências de realidade aumentada”, festivas ou simplesmente temáticas, e que possam também usar 5G no futuro”.

Pensando no futuro, a expansão da Vodafone AR para outras partes do mundo está nos planos da ONTOP. De acordo com Nuno Folhadela, a empresa já está a tomar passos para fazê-la chegar a Portugal e escalar a experiência para os restantes países onde o grupo Vodafone opera é definitivamente um dos objetivos “na calha”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.