Novas ou com funcionalidades acrescentadas, no conjunto de aplicações Android e iOS que lhe propomos vai encontrar desde sugestões que o desafiam a desenhar linhas no ecrã, a um agregador de notícias que reúne a informação diária do que é mais relevante no mundo tecnológico, mas ao estilo Twitter Moments.

E claro que não podiam faltar os jogos, porque afinal o smartphone e o tablet também servem (muito) para distrair...

A Google tem um desafio novo para si. E nem precisa de saber desenhar

É só uma linha, ou just a line. Simples, branco e sem grandes exigências de perfecionismo. A nova app da Google é uma experiência mas só funciona com alguns telefones.

O desafio é fazer um desenho, ou simplesmente algumas linhas, sobre o ecrã do smartphone e depois gravar um vídeo com a interação entre o "mundo real" e o "mundo virtual",

Para isso é preciso um smartphone Android que suporte ARCore já que a experiência funciona com o sistema de realidade aumentada. O vídeo abaixo mostra como pode fazer alguma magia.

O código foi disponibilizado no GitHub para quem quiser perceber o que está por detrás das linhas brancas.

A app pode ser instalada gratuitamente a partir da loja Google play e pode validar imediatamente se os seus dispositivos suportam esta funcionalidade.

Com a Sip vai ficar a par (muito rapidamente) das novidades do mundo "tech"

A aplicação desenvolvida pelo Product Hunt é um agregador de notícias que reúne a informação diária do que é mais relevante no mundo tecnológico, mas ao estilo Twitter Moments.

O Moments do Twitter é personalizado para mostrar os assuntos atuais que são populares ou relevantes naquela rede social. Seguindo esse exemplo, a app Sip escolhe a dedo as notícias tecnológicas que fazem a atualidade e depois agrega a informação mais pertinente.

Assim, em vez de um fluxo constante de notícias, spam e notificações a toda a hora, com a aplicação vai ter acesso a uma única edição informativa diária.

Como explica no site, “durante a semana, o Sip resume as histórias de tecnologia mais interessantes e importantes do dia, desde últimas horas a perfis sobre os produtos de tecnologia mais populares. Histórias que chegam uma vez por dia para que possas estar informado e manter-te produtivo”.

Mas, o que é realmente diferenciador na Sip é o seu formato inovador, com as notícias de frases curtas a serem acompanhadas de tweets, imagens e GIFs.

Se estiver tentado a descarregar a app, pode fazê-lo quer para dispositivo iOS, quer para Android.

À procura de toques de telemóvel originais? Faça você mesmo

Chama-se Ringtone Maker é uma app gratuita para criar toques, alarmes e notificações. Pegue nas suas músicas preferidas ou grave umas cantorias e misture tudo.

Esta app permite criar toques personalizados para telemóvel, com recurso aos ficheiros guardados no telefone, que podem ser editado e dividido entre ações “corte e cola”.

Pode aproveitar as músicas já existentes, ou mesmo os ringtones que o telemóvel traz, ou gravar áudios. Essas gravações também podem ser editadas e misturadas com as restantes “faixas” para que tudo junto possa ser transformado num toque original.

A Ringtone Maker está disponível para dispositivos Android.

Utilizadores do Twitch ganham novas interações na aplicação mobile

As Extensions chegaram à app do Twitch para dispositivos móveis, aumentando as ações disponíveis para interagir com os streamers.

Há muito que os streamings no Twitch deixarem de ser uma relação passiva entre quem transmite e assiste as transmissões. Os utilizadores têm um vasto leque de ferramentas, seja o pedido de músicas ou a interação direta no título que o streamer está a jogar.

Através do serviço Twitch Extensions, lançado há alguns meses e que chega agora aos dispositivos mobile, os espectadores têm ainda mais opções para interagir. Podem ver estatísticas das partidas, participar em inquéritos ou participar em quadros de classificações durante as transmissões.

Os subscritores mais fiéis podem inclusive fazer donativos através de aplicações criadas para o Twitch Extensions, tais como o StreamLabs, com mensagens personalizadas de incentivo aos anfitriões. A subscrição do serviço especial Prime garante ainda jogos gratuitos todos os meses aos utilizadores.

Os jogos de trivia ainda são divertidos. E o HQ tem uma nova versão para iPad

A app para iOS atraiu mais de um milhão de utilizadores no último ano e conta com milhares de utilizadores todas as semanas.

A ferramenta API disponibilizada pelo serviço permite aos produtores desenvolverem novas ideias de interação, ficando ao seu critério a compatibilidade com os smartphones. As novas extensões passam a estar disponíveis na versão 6.0 da aplicação mobile do Twitch, na versão Android e iOS.

Os desafios têm prémios reais e já chegou a conseguir 1,7 milhões de utilizadores numa única sessão, prontos a responder a cada pergunta lançada.

Depois de ter começado no iPhone, a app da Intermedia Labs tem agora uma versão para iPad, que permite chegar a uma larga fatia de utilizadores dos tablets da Apple. E apesar de indicar que deve ser usado por maiores de 17 anos há perguntas adequadas a todas as idades.

A app está disponível gratuitamente para iPhone e iPad e há uma versão Android, mas que ainda está em testes.

Agarre na sua mochila a jato e “voe” por Marte

Com a app Mars:Mars pode fazer parte do primeiro grupo de voluntários que vai partir numa aventura até ao planeta vermelho. 

Elon Musk quer colocar os primeiros astronautas em Marte a partir de 2024, mas a MarsCorp tornou-se a primeira empresa a encontrar os atalhos necessários para finalmente tornar os voos tripulados a Marte viáveis. Para embarcar nesta missão só vai precisar do seu smartphone.

Na aplicação Mars:Mars, os utilizadores vestem a pele de astronautas voluntários que vão poder explorar os recantos de Marte com uma mochila a jato às costas.

Controlando os propulsores, vão saltar pelas várias plataformas espalhadas pelo planeta e arrecadando pontos. À medida que vão avançando, é possível vestir a pele de várias personagens, como por exemplo, Steve Jobs, Nikola Tesla ou até Marilyn Monroe. Cada personagem muda o cenário do jogo.

Com uns gráficos coloridos e bastante apelativos, o jogo é simples, bonito e divertido. Mas, e deixamos já o aviso, é também bastante viciante. O Mars:Mars está disponível para iOS e Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.