Os jogos marcam as propostas de aplicações para Android e iOS desta semana, incluindo um pensado para dinamizar as tardes ou noites passadas em família e onde poderá pôr todos a comandar uma nave espacial.

Mas não é tudo: há também um jogo que o coloca no papel de um franco-atirador das forças especiais, outro que o desafia a fazer construções virtuais, assim como uma evolução futurista do género de “tiro à parede” inspirada em clássicos como Arkanoid e Breakout.

Aproveitou o Natal para se dedicar a sessões fotográficas com a família e quer dar um look mais profissional às fotos antes de colocá-las, por exemplo, num álbum virtual? Trazemos também uma app para si.

O TikTok também se rendeu à popular moda do “rewind” de outras plataformas online e através da sua mais recente funcionalidade poderá rever alguns dos momentos que marcaram o seu ano na aplicação.

Conheça ao detalhe as propostas desta semana

Sniper 3D Assassin coloca-o na pele de um franco-atirador das forças especiais

Neste simulador de sniper, terá de abater os alvos designados, mesmo de forma indireta, misturando pontaria, perícia e imaginação.

Como membro de operacionais Black Ops, terá de completar missões e contratos focados na procura e eliminação de alvos perigosos. Mas os alvos estão sempre a distâncias consideráveis, obrigando os jogadores a fazer zoom com a mira telescópica das suas espingardas e manter a tranquilidade na hora de disparar, porque basta uma pequena hesitação para falhar o alvo.

Nem sempre necessita de alvejar o inimigo para o abater, as eliminações indiretas também contam, como por exemplo, destruir a hélice de um helicóptero ou outros elementos que permitam anular os terroristas. O jogo testa a pontaria do jogador, tal como conseguir alvejar um terrorista que está a apontar uma arma a um refém, sem magoar o prisioneiro. Sempre que dispara, a câmara muda para a visão da bala num tom cinematográfico, até atingir o alvo.

Antes das missões, os jogadores devem comprar munições especiais, assim como kits médicos para recuperar a energia durante os combates, caso seja alvejado. Ao completar as missões também vai amealhar dinheiro, que servirá para melhorar o arsenal e adquirir novos “gadgets” para as missões.

Pode fazer o download gratuito de Sniper 3D Assassin em equipamentos Android e iOS.


Year on TikTok: recorde o seu 2020 na aplicação

Sabe quais são os seus efeitos favoritos ou os áudios virais que mais ouviu? Year on TikTok é uma espécie de Spotify Wrapped que o ajudará a recordar os conteúdos mais populares da app nos últimos meses.

2020 foi um mau ano para a humanidade, mas talvez o TikTok guarde boas recordações dos últimos meses. Apesar do braço de ferro com o executivo norte-americano, que por várias vezes ameaçou a empresa com a sua suspensão dos EUA, este foi o ano em que a rede social se consolidou entre as massas. E depois da jornada que colou tudo e todos à plataforma, esta quer dar-lhe uma perspectiva de como foi o seu ano no TikTok.

Esta é a primeira vez que a rede social lança uma funcionalidade de recapitulação, à semelhança daquilo que é o Spotify Wrapped. Com o "Year on TikTok", poderá rever alguns dos seus vídeos favoritos, bem como algumas estatísticas das suas interações com os conteúdos da plataforma (efeito favorito, data em que se registou na app, áudios mais ouvidos, etc). Caso tenha começado a utilizar a app há pouco tempo, o "Year on TikTok" vai apresentar-lhe alguns dos TikToks mais populares do ano.

tek tiktok 2021

A rede social encoraja-o também a partilhar as suas estatísticas online, atribuindo-lhe um emblema especial caso o faça.

Note que para ter acesso a esta funcionalidade, terá de garantir que tem a última versão do TikTok instalada. O ícone de acesso vai surgir no seu feed "Discover" assim que estiver disponível.

Esta é uma forma de gerar buzz nas redes sociais em torno do próprio TikTok. A ideia de "recapitular" um ano de interações com uma dada plataforma é uma maneira de nos recordarmos a nós próprios, pelo que se torna quase inevitável partilhar estes conteúdos com amigos e familiares, mesmo que por canais de comunicação direta. E em mercados como o norte-americano, a ByteDance, empresa responsável do TikTok, a app precisa de toda a boa publicidade possível.

A app está disponível para download gratuito para Android na Google Play e iOS na AppStore.


Remova facilmente o fundo das fotografias e dê-lhes um toque profissional com a PhotoRoom

A PhotoRoom promete ser um autêntico estúdio de edição fotográfica na palma da sua mão. Basta um toque para eliminar automaticamente tudo o que se passa no plano de fundo de uma imagem, havendo a possibilidade de transformá-la e ajustá-la consoante as necessidades dos seus projetos.

É verdade que nem todos somos “mestres” da edição de imagem, mas há uma aplicação criada especialmente a pensar em quem é criador de conteúdos ou dono da sua própria loja online que promete ajudar a dar um toque mais profissional às fotografias tiradas e a remover o fundo das imagens mais facilmente.

Através da PhotoRoom, basta um toque para eliminar automaticamente tudo o que se passa no plano de fundo. Além disso, poderá escolher um fundo à sua escolha e que realce o seu projeto, havendo a possibilidade de fazer o ajuste de pequenos pormenores e de aspetos como a iluminação.

Para dar mais graça às suas fotografias, a aplicação disponibiliza também a possibilidade de fazer colagens, adicionar logotipos e autocolantes virtuais. Se lhe faltar inspiração, sempre pode optar por um dos mais de 1.000 modelos oferecidos.

A PhotoRoom está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, na App Store. Embora seja gratuita, a aplicação conta com uma versão Pro, que conta com funcionalidades mais avançadas e direcionadas, por exemplo, para quem tem o seu próprio negócio online.


Comande uma nave espacial com amigos e família neste jogo e prepare-se para alguma "barulheira"

No SpaceTeam todos dão e recebem instruções através da voz, quer estejam na mesma casa ou não. Com um máximo de oito jogadores, o barulho pode realmente aumentar, mas também a diversão e adrenalina.

Quem nunca quis experimentar comandar uma nave espacial? Com o jogo SpaceTeam só o pode fazer em equipa, ao dar e receber instruções de outros jogadores, com um desafio claro: tentar “sobreviver” à experiência repleta de obstáculos num determinado espaço de tempo.

Com um mínimo de dois jogadores e um máximo de oito, o jogo permite que explore a aventura com amigos ou familiares na mesma sala, desde que tenham instalado o jogo e a mesma ligação Wi-Fi. Pode ainda escolher estar “ligado” aos restantes jogadores via Bluetooth ou dados móveis.

Caso queira jogar com utilizadores que não estejam perto de si tem sempre a hipótese de usar o chat de vídeo e voz. Nesse caso, tem de instalar a app Bunch.

Reunidas essas condições, os jogadores encontram-se virtualmente na sala de espera. É aí que se prepara “psicologicamente” para os desafios que aí vêm e para os possíveis gritos que pode ouvir.

Todos os jogadores recebem e dão instruções e a ideia é fazer com que a nave espacial sobreviva à jornada o maior tempo possível, já que tem um temporizador. No entanto, para isso, a equipa precisa de estar bem coordenada e um asteroide ou um buraco negro não vão facilitar essa tarefa, e os níveis também vão dar luta.

Cada jogador vai receber instruções de comando apenas pela voz de um participante do jogo de cada vez, não tendo acesso a qualquer tipo de informação escrita no ecrã. Só o jogador que está a dar instruções é que sabe o que tem de ser feito.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android, mas também tem uma versão paga.


Construa mundos peça a peça como se brincasse “aos legos”, só que no smartphone ou tablet

O jogo gratuito Construction Set tem vindo a ganhar popularidade ao permitir recrear a famosa experiência Lego “virtualmente” em dispositivos móveis.

Em Construction Sets é apresentado um conjunto de peças com as quais terá que contruir um determinado elemento. Como habitual, as coisas começam fáceis ficando mais complicadas à medida que vai avançando nos níveis.

Siga o guia que aparece no ecrã e comece a criar as suas obras primas, mas na forma de detalhados modelos 3D. O princípio é o mesmo: encontrar a peça certa para encaixar e contribuir para o resultado final da construção.

Tem dezenas de conjuntos e mais de 200 blocos para interligar de modo diferente, e criar desde figuras humanas a veículos complexos, com a Estátua da Liberdade, um castelo medieval ou o interior de uma nave espacial pelo meio.

Conte ainda com pormenores que refletem a “experiência real” como a abertura da caixa e dos sacos, ou mesmo a vibração opcional que replica o “clique” do encaixe dos blocos.

O jogo Construction Set é gratuito com aúncios e pode ser descarregado em versão Android e iOS, respetivamente, a partir da Play Store ou da App Store.


Hyperforma é a evolução futurista do género de “tiro à parede” de clássicos como Arkanoid e Breakout

O jogo gratuito para smartphones incentiva-nos a partir os tijolos de formas tridimensionais para aceder ao núcleo e passar de nível.

Desde os primórdios dos videojogos que o género “tiro à parede” nos desafia os reflexos e capacidade de antecipação da trajetória da esfera, disparada contra blocos coloridos que devem ser destruídos. Os jogadores mais velhos lembram-se certamente dos clássicos Arkanoid ou Breakout em que o objetivo era destruir as paredes, tijolo a tijolo, com uma nave a deslizar na horizontal para não deixar passar a bola para o vazio inferior.

O género é sempre apelativo e intuitivo, mas Hyperforma é uma evolução do formato para a perspetiva tridimensional, mantendo a simplicidade e intuição do género. A personagem que controlamos tem de fazer hacking ao sistema, sendo o objetivo de destruir os blocos negros em torno do seu núcleo, para adquirir o seu símbolo único.

Mas para aceder a alguns núcleos, há que contornar os sistemas de segurança, aqui representados por blocos brancos. E para isso há que procurar outros códigos, inseridos nos blocos destrutíveis, que oferecem habilidades, tais como detonar os tijolos adjacentes, por exemplo.

Em Hyperforma, em vez de controlar uma nave como os clássicos, controla o próprio cenário livremente, arrastando o dedo pelo ecrã, rodopiando a estrutura 3D de forma a garantir que o raio atinja os blocos que deseja, até expor o núcleo. Depois basta tocar na ação “Atacar” para lançar a esfera na direção que deseja e conquistar o objetivo. Trata-se de um jogo simples de compreender, mas desafiante de dominar à medida que os níveis ficam mais complexos.

Pode fazer o download gratuito de Hyperforma em versões Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.