A Microsoft tem vindo a criticar a decisão da Apple em não autorizar que os serviços de cloud gaming funcionem na App Store, incluindo o xCloud e o Google Stadia, entre outros. A marca da maçã quer que cada título esteja disponível em catálogo na sua loja e que sejam escrutinados pela equipa de avaliação dos mesmos. A Microsoft pretende contornar essa questão com o lançamento do seu serviço em browser, não passando pela App Store.

No entanto, a aplicação da Xbox recebeu uma atualização para Android, igualmente nos equipamentos iOS e iPad, que ativa o modo remote play. Este sistema permite aos utilizadores da Xbox One que joguem em todos os equipamentos mobile os seus jogos, através de streaming. A diferença é que no serviço xCloud, incluído no Game Pass, os jogos correm de servidores na cloud, que é o ponto de discórdia com a Apple. Já a app Xbox permite jogar em streaming, mas com os títulos a serem transmitidos diretamente da consola, e limitados à coleção dos jogadores.

Existem algumas limitações da nova app Xbox, a nível geral, pois esta suporta os títulos lançados na atual Xbox One e futura Xbox Series X|S, mas alguns títulos mais antigos da Xbox 360 e da consola original não são compatíveis com o sistema.

Por outro lado, a utilização da app não está restringida à casa. Se tiver uma boa ligação no exterior, seja por Wi-fi, LTE (4G) ou mesmo 5G, pode ligar-se e controlar remotamente a consola, acedendo aos seus jogos.

A atualização da aplicação visou sobretudo a introdução das novas consolas no seu ecossistema, incluindo o design de menus, familiar em todos os sistemas. Assim, será possível fazer o download e partilhar vídeos que gravou na Xbox Series X|S, mas também fazer a gestão da coleção de jogos na aplicação, instalando ou apagando títulos para libertar espaço na consola.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.