Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento da mobilidade: telemóveis cada vez mais poderosos, tablets de vários tamanhos e computadores cada vez mais transportáveis e que se desdobram em múltiplas tarefas. Os particulares sentem necessidade desta mobilidade, mas as empresas também precisam de consultar e receber informações on the go.

A aplicação M Empresas do Millennium BCP serve para isso mesmo: ajudar os utilizadores a gerirem a parte financeira das empresas em qualquer lugar, em qualquer momento. A autorização de operações financeiras é um dos elementos chave nesta aplicação que foi recentemente lançada.

A segurança também é um dos factores essenciais do software. Iniciar a app, por exemplo, vai sempre requerer a introdução de um código secreto. Mas há mais: "operações com impacto no património financeiro do cliente necessitam de um código adicional de autorização", explicou o banco em declarações ao TeK.

Em casos mais graves, e que nunca aconteceram até agora, os clientes podem contactar o centro de apoio e o acesso da aplicação aos dados da empresa são cancelados.

[caption]MEmpresas[/caption]

Todos os dias o Millennium BCP tem visto o número de utilizadores da aplicação crescer de forma consistente, como foi revelado ao TeK. Mas ficar à espera que as empresas sintam necessidade da aplicação para usá-la não é a estratégia adotada - está a ser promovida uma comunicação com os clientes.

A aplicação M Empresas está disponível para iOS e Android e não está prevista para já a chegada a outros sistemas operativos por os ecossistemas da Google e Apple representarem "97% do mercado", segundo revela o Millennium.

O Millennium BCP tem ainda disponíveis aplicações para particulares e nos últimos dois anos o crescimento dos acessos aos serviços bancários através de plataformas móveis tem sido notório. "Mais 33% de clientes, mais 92% de transações e mais 84% de consultas dos dados financeiros", revelou o banco. A empresa acrescentou ainda que de todos os utilizadores da banca online, 12,5% são também utilizadores regulares das plataformas móveis.

No plano particular as aplicações já chegam a mais sistemas: iOS, Android, BlackBerry, Windows Phone 7 e também estão disponíveis para equipamentos que suportem aplicações Java. O Windows 8 e o Windows Phone 8 vão ter versões das apps particulares nos próximos tempos.

Entre as novas funcionalidades das aplicações para particulares destacam-se a transferência de dinheiro através de QR Codes e o pagamento de faturas por leitura eletrónica - o telemóvel deteta a referência, os montantes e converte os números para o software.

[caption]MEmpresas[/caption]

O Millennium está ainda a trabalhar a área de investimentos através do melhoramento da aplicação dedicada à bolsa de valores. No fundo a empresa tem procurado disponibilizar as várias ferramentas do site em diversas aplicações, tudo para dar resposta aos pedidos dos clientes.

Explorar as potencialidades dos novos equipamentos, trabalhar novas formas de pagamento à distância e aproveitar a tendência da mobilidade para disponibilizar ofertas inovadoras são alguns dos pontos que constam no guião do Millennium BCP para os próximos passos a dar no universo mobile.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico