A GliControl é uma aplicação que permite gerir a diabetes através da monitorização dos níveis de glicemia, hidratos de carbono e insulina. Desenvolvida por um programador português, o software teve recentemente uma forte adesão junto dos utilizadores e chegou a ocupar o sexto lugar na categoria de medicina para iPad e o primeiro lugar na subcategoria de diabetes.

A aplicação é da responsabilidade de Hugo Malha Ferreira, um programador informático de profissão que descobriu em 2011 que era diabético de tipo 1. Ao deparar-se com a sua nova situação, o developer foi à procura de uma aplicação que lhe permitisse "gerir e orientar" a doença, mas não encontrou mais nada além de blocos de notas que permitiam fazer o registo da glicemia.

[caption]GliControl[/caption]

Hugo Malha Ferreira decidiu então construir a sua própria app e hoje está disponível em vários sistemas operativos móveis - iOS, Android e BlackBerry -, existindo também uma versão Web. Com mais de dez mil downloads nos diferentes ecossistemas, o GliControl é uma aplicação de alcance mundial já que consegue adaptar-se aos diferentes fusos-horários e às principais línguas dos hipotéticos utilizadores.

A sincronização entre as aplicações é um dos pontos fortes do GliControl, que atualmente na versão 4.2, vai no futuro introduzir novas funcionalidades e tentar aproximar mais os diabéticos do hardware, contou Hugo Malha Ferreira ao TeK. Está ainda prevista uma versão para Mac que deverá ficar disponível na Mac AppStore nas próximas semanas.

[caption]GliControl[/caption]

A Associação Protectora dos Diabéticos em Portugal (APDP) estima que existam 371 milhões de pessoas em todo o mundo com algum tipo de diabetes e em Portugal estima-se que existam um milhão de pessoas afetadas por esta doença. Os números são reveladoras de parte do público alvo que a GliControl ainda pode conquistar.

A própria APDP em conjunto com a Fundação Vodafone introduziu recentemente um Sistema de Monitorização Remota de Pessoas com Diabetes que permite uma partilha de dados e controlo dos mesmos entre diabéticos e agentes clínicos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico