Neste momento, só na App Store da Apple o JiTT tem 57 aplicações, mas até ao final do ano irão superar uma centena, graças à disponibilização das versões para Android. Cada aplicação corresponde a um binómio cidade/idioma.
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"As nossas aplicações são de instalação gratuita e na versão gratuita entregam ao utilizador um conjunto de funcionalidades (…) como mapas offline com os pontos de interesse assinalados ou uma short version dos conteúdos escritos", referiu ao TeK Alexandre Pinto, CEO da iClio, empresa de Coimbra especializada na conceção e edição de conteúdos nas áreas da História, Património e Cultura responsável pelo guia turístico.

A aplicação tem depois conteúdos premium que podem ser adquiridos (in app) que dão acesso, entre outras coisas, ao áudio e ao planeador de percursos (Route Planner).

Até ao final de 2014 deverão estar disponíveis guias JiTT para 18 cidades mundiais em cinco idiomas diferentes na App Store, na Google Play, na Aptoide e nas 11 maiores lojas Android na China.

Em meados de novembro as aplicações JiTT tinham "dezenas de milhar de downloads", segundo o responsável. "Atendendo ao facto de que estamos em plena fase de publicação de novas cidades em diferentes idiomas apenas na App Store, fase que iniciámos no final de setembro, deixa-nos muito confiantes para futuro".

A primeira cidade a ser lançada com o JiTT foi Barcelona, em fevereiro de 2011 tendo muito recentemente sido fechado um acordo na China com vista ao desenvolvimento de um guia à medida para a cidade de Guilin.

"Os mercados norte-americano e chinês são os dois principais mercados naturais do JiTT, mas igualmente a Europa assume grande relevância na nossa estratégia", sublinha Alexandre Pinto. "As cidades que elegemos como prioritárias na nossa estratégia são selecionadas, de grosso modo, com base na análise dos fluxos mundiais de turistas. A análise é um pouco mais profunda e contempla análises mais verticais em segmentos de mercado que, para nós, são fundamentais".

Depois de cidades como Londres, Barcelona, Paris, Munique, Berlim, Roma, Berlim, Viena, São Francisco, Boston, Los Angeles, Nova Iorque, Pequim, Rio de Janeiro ou São Paulo, Alexandre Pinto garante que existem locais no top das cidades mais visitadas que o guia turístico vai integrar no futuro. "Tóquio e Seoul são imediatamente percebidas, mas mais estão na 'mira' do JiTT".

O CEO da iClio garante que a mais valia do JiTT face a aplicações do mesmo género é o facto de os conteúdos serem originais, "escritos por historiadores que, para lhe introduzir particularidades diferenciadoras, procedem a uma pesquisa prévia em cada cidade para conhecer aspetos novos ou algo que está na moda".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico