A Huawei continua a investir na sua AppGallery, desenvolvendo o conceito das Quick apps, apresentado no início do ano: aplicações leves e fáceis de utilizar a partir do smartphone ou tablet. A fabricante chinesa afirma que já reuniu mais de 2.200 destas apps, possibilitando aos seus utilizadores “fazer quase tudo o que fazem com as aplicações comuns”, com a vantagem de estas ocuparem pouco espaço, serem fáceis de instalar e receberem atualizações em tempo real.

“Numa altura, em que o número de aplicações que usamos diariamente aumenta cada vez mais, torna-se fundamental utilizar apps leves e rápidas que não ocupem espaço desnecessário nos nossos telefones”, refere Ana Lorena, Head of Marketing e Comunicação da Huawei Consumer BG em Portugal.

Para aceder às aplicações basta procurar por elas na AppGallery, através do gestor das apps rápidas. Depois é só selecionar a respetiva Quick App que necessita de usar, acedendo instantaneamente aos respetivos conteúdos e serviços.

Em termos comparativos, a Huawei afirma que um smartphone com 128 GB de armazenamento tem espaço suficiente para cerca de 2.000 apps nativas, número que sobe para 60.000 se utilizar as Quick Apps. Até final de março, a fabricante contabilizou mais de 2.200 Quick Apps, disponíveis em 170 países, representando uma subida de 280% face ao ano passado. Só este ano, mais de 2.700 programadores estiveram envolvidos na produção das Quick Apps, um aumento de 60% face a 2019.

A Huawei diz que as Quick Apps já são utilizadas por 350 milhões de utilizadores de smartphones e com mais de 53 milhões de utilizadores ativos mensalmente.

Entre as vantagens das Quick Apps, a Huawei realça o baixo custo de produção, requerendo apenas 20% do código usado numa aplicação “normal” de Android, permitindo mesmo desenvolvê-las em apenas três dias. Ao oferecerem uma experiência nativa, estes nem precisam ser instaladas e são atualizadas automaticamente. As apps podem ser adicionadas no Home Screen e com apenas um toque estão prontas a serem utilizadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.