Esta semana o SAPO TEK reuniu mais um conjunto de novas aplicações e videojogos para instalar no smartphone. Há propostas variadas, para os diferentes gostos e necessidades. Para quem gosta de se divertir com as suas próprias "figuras" frente ao espelho, experimente fotografar uma selfie e deixar uma aplicação transformá-la num "cantor". Vai rir muito, temos a certeza.

Ainda no que diz respeito a passar o tempo divertido, escolhemos um jogo de futebol para mobile que não é PES e FIFA, e só por isso já vale a pena. Encontre ainda uma app que o vai ajudar a aprender JavaScript, e outra onde pode pagar para dizer aos criadores de conteúdos o que vão fazer a seguir.

Divirta-se com as novas aplicações e ainda a reunião semanal de "borlas" temporárias.

Na Wombo é tudo uma questão de pôr selfies a cantar. E depois aproveitar para rir muito

É gratuita e divertida, ingredientes quanto baste para, com certeza, ser uma app que vale a pena experimentar. Com selfie própria ou com selfie alheia, vai ver que há gargalhada prometida.

A Wombo tem vindo a conquistar adeptos no universo mobile do entretenimento. Com recurso a tecnologia de inteligência artificial, a aplicação permite transformar fotos próprias - ou de qualquer outra pessoa - em protagonistas de pequenos vídeos, como intérpretes musicais.

Pode optar por tirar a selfie na hora, com a ajuda da aplicação que lhe mostra a moldura de encaixe e deixa algumas dicas para tudo funcionar melhor, ou escolher uma foto guardada na galeria de imagens do telefone.

A seguir é escolher a música entre o reportório disponível – faça atenção que há temas reservados a clientes que pagam pela versão premium –, e aguardar um pouco por entre mensagens de espera digamos que “inspiradoras” enquanto o vídeo processa.

A qualidade do “videoclip” pode nem sempre ser a melhor, mas as gargalhadas estão praticamente garantidas.

A Wombo tem download gratuito, com anúncios e compras dentro da app, estando disponível para dispositivos Android e iOS, a partir da Play Store e da App Store.


Cansado de PES e FIFA? World Soccer Champs lembra Sensible Soccer para smartphones

World Soccer Champs inclui mais de 100 ligas e taças de todo o mundo, e oferece controlos intuitivos para jogar.

Se no PC e consolas domésticas a luta pelos simuladores de futebol se resumem a PES e FIFA, nos smartphones há uma oportunidade de conhecer títulos diferentes, muitas vezes destacando-se pela diversão do que a complexidade tática. E World Soccer Champs é um desses exemplos, oferecendo o campo de uma perspetiva aérea, que lembra clássicos como Sensible Soccer ou Kick Off.

À disposição do jogador estão milhares de clubes para escolher, com os respetivos jogadores devidamente licenciados. E no que diz respeito às competições há mais de 100 ligas e taças espalhadas pelo mundo. Os utilizadores decidem quais os clubes desejam fazer o download dos respetivos dados, de forma a manter as suas equipas favoritas com as atualizações.

Os jogadores old school vão reconhecer a jogabilidade simples e direta, descartando as fintas e habilidades especiais, destacando-se as jogadas rápidas, os passes cortantes e os centros diretos para a linha de golo.

Pode fazer o download gratuito de World Soccer Champs em Android e iOS.


Está a aprender JavaScript? O chatbot Jax quer ser o seu “explicador” pessoal

Direcionada especialmente para quem está a começar a dar os primeiros passos no mundo do JavaScript, a Jax conta com um chatbot que promete ser o seu “explicador” pessoal e que adapta o conteúdo das lições consoante as suas necessidades.

O processo de aprender uma nova competência nem sempre é fácil, em particular se está a fazê-lo a solo. Mesmo que mantenha hábitos de estudo consistentes, por vezes, os conteúdos a que acede nem sempre se adaptam às suas necessidades, o que pode acabar por ter um impacto negativo na motivação.

Se está a aprender JavaScript e sente que precisa de uma ajuda extra há uma aplicação criada a pensar em si: a Jax conta com um chatbot que promete ser o seu “explicador” pessoal.

Direcionada especialmente para quem está a começar a dar os primeiros passos no mundo da programação, a aplicação tem um modo de funcionamento baseado em lições curtas, guiadas pelo chatbot Jax. Consoante as respostas que der às perguntas colocadas, o chatbot vai adaptando as lições às suas necessidades, de modo a que consiga ganhar um melhor entendimento dos tópicos explorados.

Para complementar as sessões e ajudá-lo a consolidar o seu conhecimento existem também exercícios com “flashcards” e quizes. Para que se mantenha motivado ao longo de todo o processo, a aplicação dá-lhe crachás virtuais à medida que progride.

A Jax é gratuita e está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store.


NewNew é uma app onde pode pagar para decidir o que os seus criadores de conteúdos favoritos fazem

Desenvolvida por dois empreendedores canadianos, a NewNew afirma-se como uma nova forma de escritores, bloggers, streamers, influencers ou artistas estabelecerem uma ligação mais próxima com o seu público-alvo e de monetizarem o conteúdo que produzem.

Já imaginou uma aplicação onde pode pagar para decidir o que alguém faz? A ideia de assumir o controlo de diferentes aspetos da vida de uma pessoa pode parecer um pouco estranho, ou até mesmo distópico para alguns, mas esta é a proposta da NewNew, uma app concebida especialmente para criadores de conteúdo online.

Criada por Corine Smith e Filip Diarra, dois empreendedores canadianos, a NewNew, disponível para iOS na App Store, apresenta-se como uma nova forma de escritores, bloggers, streamers, influencers ou artistas estabelecerem uma ligação mais próxima com o seu público-alvo e de monetizarem o conteúdo que produzem.

Numa recente entrevista à BBC, Corine Smith afirma que a NewNew permite criar uma situação mutuamente benéfica para os criadores de conteúdo e os seus seguidores. A empreendedora explica que, por um lado, os utilizadores podem sentir a satisfação de ver, por exemplo, um dos seus artistas preferidos a criar algo inspirado diretamente pelo seu feedback.

Por outro, Corine Smith indica que, para os criadores, a NewNew permite a construção de uma comunidade “em sintonia” com os seus projetos, estreitando também os laços entre pessoas. “O quão mais mundanas forem as questões colocadas”, mais interesse ganham os seguidores, enfatiza.

Como funciona a NewNew? Ao criarem uma conta na aplicação e ao direcionarem a sua base de seguidores nas redes sociais para a mesma, os criadores de conteúdo são encorajados questionar os internautas, pedindo-lhes que votem relativamente a certos aspetos da sua vida profissional ou até mesmo pessoal: tudo através de curtos clipes de vídeo.

NewNew

A partir daí, os seguidores poderão votar na opção que consideram a mais acertada, desembolsando uma quantia determinada pelo criador de conteúdo. Não há limite para o número de votos pagos que podem ser realizados, mas uma coisa é certa: mesmo que ganhe uma opção contrária à sua, um utilizador não poderá reaver o seu dinheiro.

Há também a opção de realizar pedidos personalizados por uma quantia adicional a partir de 20 dólares. Porém, caso não concordem com a proposta apresentada, os criadores de conteúdo podem rejeitar os pedidos e, neste caso, os seguidores podem reaver o dinheiro que investiram inicialmente.

A empresa explica que, caso surja alguma situação que viole as suas regras, poderá remover qualquer utilizador, assim como o conteúdo publicado. “A segurança de todos os utilizadores na plataforma é uma prioridade para nós, afirma uma porta-voz da NewNew à BBC, acrescentando que a empresa revê tudo o que é publicado e que recorre a inteligência artificial para sinalizar conteúdos que sejam impróprios.


Remini é uma app gratuita para deixar as suas fotos mais bonitas. Mesmo as antigas

Entre as apps que trazemos no smartphone será sempre boa ideia ter um editor de imagem “por perto”. É que embora a qualidade das câmaras não pare de aumentar, ninguém está livre de umas desfocagenzitas, verdade? E também podemos querer fotos “a mexer”…

Os argumentos de edição da Remini têm por base tecnologia de inteligência artificial e abrangem a fotografia, mas também o vídeo. A promessa é a de atenuar os defeitos imagéticos e melhorar a qualidade final do registo, mas de diversas maneiras

Desta forma há “mão firme” para definir focagens e para tratar da pixelização, nomeadamente em fotos antigas, em processos que na maior parte das vezes demoram apenas poucos segundos.

Além do modo tradicional “aprimorar”, a versão gratuita da Remini oferece um conjunto alargado de outros modos, como Pintar, Retrato, Colorir, Esboço ou Manga.

Pode ainda experimentar “brincar” com os modos Blink e Animação de rosto, para ver (ou será melhor dizer assustar-se com…) as suas fotos a mexer.

A Remini tem publicidade e compras dentro da aplicação, podendo também ser subscrita. Está disponível para Android e iOS.


Ainda não tem planos para o fim-de-semana? Descubra novas “borlas” de apps para experimentar

De modo geral, as “borlas” de apps que lhe propomos para esta semana contam com um período gratuito que vai dos 2 aos 4 dias, mas o melhor é mesmo descarrega-las rapidamente antes que voltem a ser pagas.

Para o ajudar a encontrar novas aplicações para experimentar no seu smartphone ou tablet durante o fim-de-semana, o SAPO TEK preparou uma compilação das melhores “borlas” temporárias da Play Store e da App Store. Os jogos voltam a marcar as propostas que lhe trazemos e há ainda três títulos que que voltam a estar gratuitos temporariamente nesta semana.

Mas não é tudo e do lado da loja digital da Apple há também espaço para uma aplicação que dá aos utilizadores a possibilidade de libertarem a sua criatividade num sintetizador virtual da Moog e uma outra que se apresenta como uma autêntica enciclopédia de bolso para quem tira fotografias com máquinas fotográficas de rolo.

Conheça as “borlas” da Play Store

[VIP] DungeonMon: Offline Idle Merge Game – Preço original – 0,99 euros 

Começamos a nossa seleção de “borlas” desta semana com um título de simulação onde o jogador terá de treinar vários monstros e coloca-los em combate contra outras criaturas igualmente monstruosas e até zombies.

O jogo dá-lhe a possibilidade de “fundir” monstros diferentes, permitindo combinar os seus melhores poderes e habilidades. Há 90 monstros para descobrir ao longo da sua aventura e, uma vez que se esta se trata da versão VIP do jogo, tem direito a um bónus especial.

Let the Pharaoh FREE!!! – Preço original – 0,89 euros 

Inspirado em Free the PHARAOH, um título desenvolvido por Adam Grofcsik and David Bricca através do Flash da Adobe há cerca de 20 anos, este quebra-cabeças volta a estar gratuito temporariamente e, se não o tinha conseguido aproveitar anteriormente, tem agora a oportunidade de jogá-lo.

Recorde-se que o objetivo do jogo é conseguir libertar uma peça principal, que toma a forma de um faraó. Existem mais de 2.000 puzzles para explorar, com níveis que se vão tornando cada vez mais desafiantes.

WindWings: Space shooter, Galaxy attack – Preço original – 1,99 euros

WindWinds é uma proposta para quem é fá de jogos Shoot’em Up espaciais e que, à semelhança do título anterior, também volta a estar gratuita temporariamente nesta semana. Nele acompanhamos a história de um soldado que acabou por viajar acidentalmente para o futuro e que se junta ao exército de uma sociedade tecnologicamente avançada. A partir daí, o protagonista partirá numa missão espacial com múltiplas ondas de inimigos pelo caminho.

Timing Hero VIP – Preço original – 3,69 euros 

Com um aspeto de inspiração retro, Timing Hero é um jogo que combina elementos de um RPG com ação. Neste título o jogador, que encarna o papel de um de 16 heróis possíveis, é levado para um reino que foi tomado de assalto por monstros e demónios.

Para salvar o reino, o jogador terá de lutar contra todos os inimigos apresentados, incluindo vários Bosses. Existem três modos de jogos diferentes e, para o ajudar a cumprir o seu objetivo, há 16 artefactos especiais que permitem melhorar as habilidades e poderes do herói escolhido.

Glidey - Minimal puzzle game – Preço original – 0,99 euros 

Para muitos, os quebra-cabeças e puzzles apresentam-se como uma divertida de passar o tempo. Embora pareça simples, Glidey é um jogo desafiante que promete por todas as suas “engrenagens” cerebrais a funcionar para resolver os quebra-cabeças apresentados.

O objetivo é ajudar uma pequena bola a chegar ao fim dos diferentes níveis e, para tal, terá de posicionar corretamente uma série de plataformas rotativas. Ao todo, existem 75 níveis para completar com múltiplas “armadilhas” que terá de contornar.


Conheça as “borlas” da App Store

Minimoog Model D Synthesizer – Preço original – 14,99 dólares

Sempre sonhou em ter um sintetizador da Moog, mas a sua carteira não está “almofadada” o suficiente para poder comprar um? Através desta aplicação pode realizar os seus sonhos de uma forma virtual.

Nela pode dedicar-se a fazer criações musicais num dos modelos da marca lançados em 1970 e que serviu como base para todos os teclados eletrónicos que surgiram. Sabia que o Minimoog Model D foi usado por artistas como Bernie Worrell dos Parliament Funkadelic, Kraftwerk, Gary Numan, podendo também ser ouvido em álbuns como Catch A Fire de Bob Marley, Thriller de Michael Jackson ou até The Chronic de Dr. Dre?

Color Twin – Preço original – 0,99 dólares

“Saltando” do mundo da música para o dos jogos, propomos-lhe Color Twin, um quebra-cabeças desafiante que promete deixá-lo “agarrado” ao smartphone. Nele tem de fazer corresponder todas as peças circulares com cores iguais, arrastando-as umas para cima das outras de modo a fazê-las desaparecer.

Rogue Hearts – Preço original – 0,99 dólares

Rogue Hearts é mais um dos jogos que volta a estar gratuito temporariamente nesta semana. O título combina elementos de um RPG com um jogo de estratégia e até alguns puzzles, levando o jogador a explorar regiões e masmorras, a lutar contra monstros e Bosses e a melhorar os poderes e habilidades da sua personagem.

#filmphotography – Preço original – 2,99 dólares

Para terminar a seleção de “borlas” temporárias desta semana trazemos-lhe uma aplicação concebida para quem está a aprender a captar fotografias com máquinas fotográficas de rolo. A #filmphotography afirma-se como uma autêntica enciclopédia de bolso e que o guiará pelos conceitos fundamentais da arte fotográfica à moda antiga.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.