Nas várias sugestões desta semana, saiba que vai poder ensinar um robot a lutar que depois poderá enfrentar outros adversários espalhados pelo mundo e também um jogo de puzzles que desafia a construir linhas de metropolitano.

E marcou alguma viagem para breve? Temos igualmente uma aplicação que se propõe fazer as contas aos dias que faltam no seu lugar. Em alternativa pode sempre transformar-se num “astronauta" e partir à descoberta do nosso sistema solar.

Além disso, se anda à procura de funcionalidades melhoradas ou alguns extras que “completem” a câmara do seu telefone pode sempre instalar a HD Camera. Veja estas e outras sugestões na lista que apresentamos a seguir.

Ensine o seu robot a lutar e coloque-o numa arena de combates contra outros jogadores espalhados pelo mundo

Este jogo de combate promete muito humor, pois os combates baseiam-se em físicas avançadas do comportamento dos corpos, levando a situações hilariantes.

Poderia ser mais um jogo de combates com robots, mas em Robotics! o jogador assume o papel de treinador, e por isso não terá controlo direto dos seus movimentos. Para ter sucesso e derrotar os adversários, também eles jogadores espalhados pelo mundo, terá de ensinar à sua “lata velha” toda a dinâmica do combate. Sim, será uma espécie de Mr Miyagi e tem de meter o robot em forma.

O jogo foi criado estúdio de Cut the rope e Crash Arena Turbo Stars, e a premissa é que os jogadores construam o seu próprio robot de combate com diferentes peças de ferro-velho. Depois terá de o programar a andar e a combater. Ao longo do tempo irá desbloquear novas peças, aceder a novas arenas de combate e mais. Há peças para os braços, pernas, corpo e até armas, para configurar livremente.

A jogabilidade pretende ser simples. Os jogadores podem arrastar as peças para as diferentes partes do robot, colocando-as em diferentes direções. Os movimentos que fizer, o robot repete-os, aprendendo dessa forma toda a arte de combate.

O objetivo, para além de subir nos rankings dos melhores combatentes robóticos, é obter novos cinturões de combate. Mas para chegar a cinturão negro, terá de “papar muita aveia”.

Pode fazer o download gratuito de Robotik! para Android.

Tem uma viagem marcada para breve? Esta app faz as contas dos dias que faltam por si

Se está a contar os minutos, as horas ou os dias para o seu próximo plano, a app para iOS Countlit é grátis e permite criar contagens decrescentes que pode personalizar e partilhar nas redes sociais.

A pandemia de COVID-19 pode ter trocado a volta a muitos planos que fez para este ano, mas a verdade é que existem momentos que queremos continuar a colecionar. Tem uma viagem marcada por Portugal este verão e quer partilhar isso com os seus amigos nas redes sociais? A app Countlit dá uma ajuda com uma contagem decrescente.

A aplicação permite-lhe personalizar a contagem decrescente de qualquer plano através das suas fotografias dos smartphone ou de imagens disponibilizadas pela app. Mas também pode editar a própria letra associada à contagem e as cores. Se preferir tem sempre a opção de escolher modelos já criados e que pode utilizar.

Caso os eventos sejam muitos ou a memória fraca, ative os lembretes da app, tornando-se mais difícil esquecer os momentos importantes que estão para breve. E se pretender partilhar as suas contagens nas redes sociais pode fazê-lo em plataformas como o Facebook e Twitter.

A Countlit é gratuita e está disponível apenas para iOS na App Store.

Se a câmara do seu telefone “não cumpre” pode sempre instalar uma app que a substitua

A HD Camera apresenta-se como uma “câmara de beleza” gratuita e cheia de recursos. Entre eles modo de captura profissional, mas também pode editar, recortar e fazer colagem de fotos e vídeos.

Nem sempre a câmara do smartphone corresponde às expetativas e “produz” o tipo de foto que desejamos e quando assim é nada como ter à mão – ou seja, fazer o download – de uma aplicação que ofereça um conjunto mais alargado de recursos.

Com a promessa de estar à altura dos mais ínfimos desejos fotográficos, a HD Camera oferece diferentes opções em alta resolução para o registo de imagem. Além dos tradicionais modo foto e modo vídeo, a aplicação oferece modo captura profissional, com ajuste de brilho, contraste, vinheta, temperatura, saturação, nitidez, etc.

Há ainda o modo noturno, quadrado, vídeo curto, modo beleza e time-lapse. As opções continuam em aspetos como o formato de registo das fotos - 4:3 ou 16:9 -, disparo contínuo, estabilização automática, a possibilidade de acionar o temporizador ou acionar o flash.

Conte igualmente com a possibilidade de escolher filtros no momento, assim como a utilização a posteriori, claro. É possível editar, recortar, fazer colagens de fotos e mesmo cortar vídeos.

A HD Camera é gratuita com anúncios e está disponível para download a partir da Play Store.

Transforme-se num “astronauta" e parta à descoberta do nosso sistema solar com uma app gratuita

Através da Solar System Scope pode explorar um vasto conjunto de mapas e modelos 3D do sistema solar que se baseiam em dados recolhidos pela NASA através das sondas Messenger, Viking e Cassini, assim como do Telescópio Espacial Hubble.

Concebida a pensar nos entusiastas da exploração do Espaço, a Solar System Scope é uma aplicação que permite descobrir os mistérios dos vários elementos que compõem o nosso sistema solar: tudo a partir do seu smartphone ou tablet.

A app afirma-se como uma espécie de enciclopédia na palma da mão e apresenta um vasto conjunto de mapas espaciais a três dimensões que se baseiam em dados recolhidos pela NASA através das sondas Messenger, Viking e Cassini, assim como do Telescópio Espacial Hubble.

A acompanhar os modelos 3D dos planetas, satélites naturais e outros elementos espaciais, está um conjunto de factos interessantes, ideais para ajudar “miúdos e graúdos” a compreender melhor o que se passa no sistema solar.

Além disso, a aplicação conta com uma funcionalidade que permite acompanhar ou até mesmo simular o posicionamento das estrelas Gostaria de saber como seria observar o céu noturno há milhares de anos ou daqui a umas quantas décadas? Na Solar System Scope pode fazê-lo facilmente.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Se preferir, pode também partir à descoberta dos mistérios espaciais através da versão online da Solar System Scope. Há ainda a possibilidade de comprar uma versão para Windows ou MacOS por 9,80 dólares.

Mini Metro é um jogo de puzzles que desafia a construir linhas de metropolitano

Com um design minimalista, as linhas de metro que tem de desenhar são inspiradas na rede de transportes reais das cidades.

Com um tom geométrico e um traçado de linhas muito simples, Mini Metro é um jogo de puzzles que ganhou alguns prémios internacionais, devido ao seu design. A jogabilidade envolve a construção de uma rede funcional do transporte metropolitano, cujas pistas se inspiram nas networks de cidades reais.

Quando traça uma pista, tanto as estações como os passageiros são gerados aleatoriamente. O objetivo é tentar replicar o design das redes reais, nomeadamente a aparência do mapa geral.

Quando as linhas são desenhadas, os comboios começam a circular e é necessário redesenhar os traçados para que se tornem mais eficientes. E sempre que uma nova estação é aberta é necessário fazer a ligação usando os recursos limitados que tem à disposição. Será capaz de manter toda a linha a funcionar enquanto a expande?

O jogo tem um custo de 1,19 euros em Android e 4,49 euros em iOS.

Construa uma empresa de entregas e teste a sua capacidade de gerir um negócio nesta app grátis

De barco, avião ou comboio, o objetivo é que as entregas sejam feitas para poder fazer crescer o seu negócio.

Começar um negócio no setor das entregas e tornar-se um empresário rico pode ser difícil na vida real, mas com esta app a conversa é outra. Dê início ao seu projeto na aplicação Idle Courier Tycoon, ponha à prova a sua capacidade de gestão e construa um império comercial.

Tudo começa com uma pequena empresa que pode gerir e que tem de dar resposta aos pedidos dos clientes. As entregas podem ser feitas de avião, de barco ou de comboio e cabe a si melhorar as infraestruturas para apresentar soluções mais rápidas e eficazes.

Visto que nenhum negócio se mantém sem trabalhadores, pode também apostar em formações para os colaboradores, com o objetivo de melhorar todos os departamentos. No fundo, a missão passa por desenvolver a sua estratégia de investimento, focando-se em soluções tecnológicas, que permitam reduzir custos e aumentar o lucro.

O jogo é gratuito e está disponível em smartphones iOS e Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.