De vez em quando convém ir espreitando o que o universo das aplicações tem de novo para oferecer e aqui no TEK tentamos ajudá-lo com uma proposta por dia. Ao domingo reunimos tudo.

O conjunto desta semana é marcado pelas redes sociais, novas ou com novidades prestes a chegarem, com destaque para as fotografias de viagens, mas também pelo jogos, nomeadamente uma aplicação que ajuda a enriquecer a cultura geográfica, com um quiz associado para testar conhecimentos.

Espreite as sugestões todas nas linhas de texto, galerias e vídeos a seguir.

Google acrescenta preview automático de vídeos aos resultados de pesquisa

A novidade vai surgir primeiro na versão mobile, tanto via app, para Android e iOS, como via Chrome.

A Google quer garantir que todos os resultados considerados importantes numa pesquisa sejam mostrados ao utilizador e isso pode incluir vídeos. Quando isso acontece, e para que recebam a devida atenção, a gigante tecnológica vai passar a mostrar um pequeno excerto desse vídeo, automaticamente, nas páginas de resposta do motor de busca.

Trata-se de uma preview de seis segundos, reproduzida sem som, que servirá para que os utilizadores possam confirmar se é aquilo que procuram. Esse excerto será da parte do vídeo que o algoritmo que classifica os resultados do Google considere mais relevante para a procura.

De acordo com os responsáveis do motor de busca em declarações ao TechCrunch, que avança a notícia, quaisquer vídeos disponíveis na internet são elegíveis – e não apenas os do YouTube.

Mas uma vez que os vídeos consomem mais dados, a Google achou por bem tranquilizar os utilizadores mais limitados nos seus planos, e só vai mostrar os excertos dos vídeos quando o dispositivo estiver ligado via Wi-Fi, a não ser que o próprio utilizador decida de outra forma, algo que poderá ser feito a partir das configurações do browser ou das aplicações mobile.

A chegada da nova caraterística às aplicações Android e iOS do motor de busca e ao Chrome mobile não tem uma data específica prevista, sendo que o procedimento deverá ser o da habitual disponibilização faseada, sem grande alarido.

WhatsApp implementa funcionalidade do Facebook

Os estados são uma espécie de Storie que o Facebook decidiu colocar em todas as plataformas da empresa, incluindo o WhatsApp. Agora, o serviço de mensagens integra uma opção mais colorida que já se encontrava na maior rede social do mundo.

A fim de se expressar melhor com os seus contactos, o WhatsApp introduziu nos seus estados a possibilidade de os tornar mais coloridos. Não é nenhum filtro nem nenhum novo emoji,mas sim os estados a cores como os que podemos encontrar no Facebook.

Esta forma de partilhar o que nos vai na alma e no pensamento começou a ser testada em dezembro pela equipa da rede social de Zuckerberg, tendo chegado mais tarde aos estados na Timeline. No caso do serviço de mensagens, as cores são aplicadas na secção dos Estados - o correspondente às Histórias do Instagram.

A funcionalidade permite ao utilizador escolher as cores tanto do texto como do fundo da imagem e, como extra, oferece ainda a hipótese de introduzir links para direcionar as pessoas para determinado local. A funcionalidade vai começar a ser distribuída, de forma gradual, por todo o mundo a partir desta terça-feira.

Tal como acontece com os estados normais no WhatsApp, o utilizador é que decide quem pode e quem não pode ver o que está publicado. A aplicação está disponível para Android e iOS.

Mais sobre a geografia mundial num atlas para smartphone com direito a quiz

Jogos que nos distraiam numa viagem mais longa ou num momento de maior espera são sempre bem-vindos. E se nos ensinarem alguma coisa “pelo caminho” melhor. É o caso da app World Atlas.

Países e territórios dos vários continentes, com as suas bandeiras e respetivas capitais é o que salta à vista nesta aplicação. Mas há mais para espreitar.

Fazendo swapping pode ainda ver a correspondente página da wikipédia sobre o país e sobre a capital, mapas e mesmo ligações a outras apps, como a TripAdvisor, WikiTravel ou Weather Underground, para dados adicionais sobre os locais.

Há também uma "página" de notícias e outra de dados olímpicos que, no entanto, parecem não estar a carregar a informação que supostamente estaria associada.

No fim de tudo - ou na altura em que quiser - tem um quiz para testar o seu conhecimento sobre as bandeiras de cada país, com três níveis de dificuldade. À parte do quiz, pode sempre aproveitar outros dados fornecidos para perguntar sobre outras coisas durante a viagem.

A World Atlas está apenas disponível em inglês, tendo versão para Android.

Appetence: uma app para se apaixonar pela pessoa e não pela aparência

A Appetence quer ser mais que uma aplicação de namoro online e, para se distinguir das restantes, só permite que veja a fotografia da outra pessoa depois de serem trocadas 100 mensagens entre os dois.

Diz-se por aí que o amor à primeira vista é algo que acontece, mas nem sempre a aparência ilustra o interior das pessoas e as coisas podem nem sempre correr da melhor maneira. A Appetence sabe disso e foi criada com base nas pessoas e não na sua aparência. Isto significa que, nesta aplicação focada no amor, primeiro vai ter de "conversar" e só depois é que vai saber qual o da pessoa ou pessoas, com quem teve de trocar, pelo menos, 100 mensagens.

A ideia é "levar as coisas com calma", como se lê no site oficial. A app, que por agora existe apenas para iOS, funciona através de um algoritmo que combina os gostos e interesses das pessoas de forma a apresentar resultados minimamente compatíveis.

Depois de descarregar a aplicação ainda está longe de poder começar a procurar o seu par perfeito (como acontece em aplicações como, por exemplo, o Tinder). Tem de responder a um questionário sobre a sua personalidade e os seus gostos para poder ficar online. É a partir destas respostas que vão ser sugeridas as pessoas com quem pode começar a conversar.

Quando iniciar uma conversa com alguém, as fotografias vão estar tapadas de forma a só serem reveladas depois de 100 mensagens serem trocadas. Existe ainda a possibilidade de gostar das respostas da outra pessoa de forma a que, por exemplo, ao fim de 10 gostos seja destapado mais um interesse da pessoa, sendo assim bastante gradual o processo de conhecer alguém novo.

Se tiver um equipamento com iOS pode começar a procurar o amor de forma lenta e mais genuína do que simplesmente olhar para as fotografias, até porque isso vai ser a última coisa que vai ver ao longo da conversa. Como a aplicação foi lançada apenas em maio existem, para já, poucos utilizadores portugueses registados na plataforma, no entanto, tentar a sorte não custa nada.

Entretenha-se com 101 jogos em 1

Todos temos tempos mortos no dia-a-dia e os jogos são sempre uma boa maneira de passar o tempo, o problema é que instalar vários no smartphone nem sempre é uma opção. Instale um que traz mais de 100.

Sendo o smartphone o gadget que levamos para todo o lado e mais algum, é normal que seja o aparelho a que recorremos quando estamos aborrecidos. Uma boa maneira de passar o tempo é a jogar e claro que existem centenas de títulos para dispositivos móveis que podemos instalar. O problema é que a memória pode não chegar ou, simplesmente, pode preferir manter algum espaço livre para outras aplicações e fotografias.

De forma a otimizar o espaço do smartphone e, mesmo assim, ter muitos jogos para se entreter, uma opção é fazer o download da app 101 jogos em 1. Tal como o nome indica, são mais de 100 jogos dentro de uma única aplicação que oferece entretenimento para muitas horas.

Entre os diversos títulos incluídos, vão aparecer jogos de ação, de estratégia, de corridas, de puzzles, enfim... uma variedade imensa que, certamente, vai servir para queimar uns quantos minutos do dia.

A aplicação está disponível para Android e iOS.

Trips faz lembrar o Instagram mas é mesmo só para quem viaja e tira fotos

As comparações com a rede social das imagens por excelência parece ser inevitável, até pelo design e funcionalidades, mas a nova app lançada pela Lonely Planet tem algumas coisas a acrescentar.

A ideia é criar “belas histórias de viagem”. Tudo se baseia em fotos e a partir daí a Trips permite criar coleções anotadas dessas fotos com mapas, legendas e comentários sobre os locais visitados.

As histórias podem depois ser partilhadas de forma simples em privado – apenas com os seguidores – ou publicamente na plataforma, ou mesmo noutras redes sociais.

De momento está apenas disponível para iOS , mas há garantidamente uma versão Android em produção.