As notícias sobre o lançamento de aplicações e funcionalidades sucedem-se e os últimos dias não foram exceção. A redação do TEK, como habitualmente, destacou algumas, de segunda-feira a sábado, em diferentes categorias, que lhe deixamos já a seguir.

Além das seis aplicações que costumam fazer o conjunto de escolhas da semana, sugerimos-lhe que espreite outras duas que também foram notícia: o WhatsApp que começou finalmente a libertar a opção de delete no destinatário, de mensagens enviadas, e o Instagram que lançou a opção zoom nas Stories.

Descubra porque chora o seu bebé com a app Infant Crying Translator

A aplicação faz a distinção entre quatro sons de choro e, em cerca de 15 segundos, diz-lhe se o seu bebé está com fome, sono, dor ou com uma fralda molhada.

A Infant Crying Translator tem uma  precisão de 92% para crianças com menos de duas semanas de idade e, depois de a descarregar, só tem que definir a data de nascimento e a nacionalidade do bebé, garantem os promotores da app.

Assim que a criança chorar, só tem que fazer uma gravação de 10 segundos e o som é carregado na cloud. Depois de analisado, o resultado é enviado para o smartphone dos pais.

 

A aplicação resulta de um trabalho de dois anos em que foram recolhidos cerca de 200 mil sons de 100 recém-nascidos chorosos e colocados numa base de dados online. Este "repositório" é constantemente atualizado, graças a um algoritmo de machine learning, permitindo que os pais possam fazer uma configuração o mais pessoal possível  para o seu bebé.

A aplicação está disponível para Android e para iOS.

App do Web Summit está de volta para que possa preparar tudo ao pormenor

É o regresso planeado da aplicação que permite organizar a visita ao evento internacional de tecnologia e empreendedorismo, que decorre pela segunda vez em Lisboa.

Depois do previsível intervalo entre edições, e a poucos dias do evento começar, o guia mobile do Web Summit está de regresso, nas versões Android e iOS.

 

Destina-se apenas a quem tenha bilhete ou acesso a outro tipo de acreditação, nomeadamente como orador, membro de uma startup ou jornalista, entre outros. Depois de descarregada, é necessário fornecer o código associado ao bilhete de entrada no evento e indicar o endereço de email facultado, como credenciais de acesso.

Entre as principais funções da app está a agenda, que permite selecionar os painéis ou pitches a que pretende assistir, de entre as centenas que vão decorrer, ou mesmo aproveitar as sugestões feitas automaticamente, com base nas preferências definidas.

Destaque também para a utilização da app como ponto de contacto com outros participantes, speakers e expositores, que pode  “conhecer” apontando a câmara do telefone ao código de barras do badge ou com quem pode (tentar) trocar mensagens via “caixa de correio” da aplicação .

Uma outra chamada de atenção para a ajuda que a app pode dar como “elemento de orientação física”, graças à possibilidade de ver o mapa com a distribuição de palcos e expositores.

Faça um upgrade à criação de vídeos no iPhone com a app FilmMaker Pro

Mesmo que goste do iMovie dê uma oportunidade a esta app independente e experimente os vários modos de correção de imagem de vídeo. Vai ficar surpreendido.

A aplicação é uma das muitas que foram desenvolvidas para melhorar e tornar mais fácil a edição de vídeo em iOS, tornando-se mais fácil do que o iMovie em algumas funcionalidades.

Disponível para download gratuito na App Store, a FilmMaker Pro tem compras in-app para algumas funcionalidades específicas, mas a oferta base da aplicação já é suficiente para fazer um upgrade na sua produção de vídeos.

Os filtros e a possibilidade de configurar os modos de imagem são a grande vantagem desta aplicação na área de edição, que também pode ajudar a ajustar as configurações da câmara no momento da captura. Depois há também muitas escolhas para textos, legendas e separadores.

Se não está convencido, experimente. Mas tome nota de que o consumo de espaço de memória é elevado.

 

Esta app oferece-lhe recompensas por andar de bicicleta

A app Biklio oferece-lhe descontos e ofertas especiais por cada 500 metros pedalados pela cidade. Entre os negócios aderentes contam-se várias lojas locais, desde cafés, gelatarias ou até mesmo farmácias.

Depois de fazer o registo gratuito só tem que pedalar.  A aplicação regista os seus trajetos sem ser necessário tê-la ligada, nem os dados móveis ou o GPS, sendo as pedaladas detetadas através da vibração.

Terminada a viagem, basta escolher qual a recompensa que se pretende de entre as lojas locais afiliadas à plataforma e, na chegada ao estabelecimento, mostrar no telemóvel a confirmação da viagem.

 

Os estabelecimentos são classificados de acordo com as suas categorias, entre as quais saúde e bem-estar, restauração ou artes e lazer. Para já em Lisboa a lista parece ser ainda pequena mas já pode encontrar alguns locais que aderiram à ideia, entre os quais o Vélocité Café, mesmo nas Avenidas Novas.

O projeto está também a angariar novos parceiros e as lojas que queiram pertencer à rede do Biklio só têm que ir até ao site da Biklio e fazer o registo.

Lisboa foi a primeira cidade europeia a funcionar com o projeto, mas a aplicação também já está presente em Braga e em Torres Vedras.

Lá fora, também já há mais algumas cidades onde pedalar (re)compensa: Bolonha (Itália), Luxemburgo, Plovdiv (Bulgária), Breda (Holanda) e Southend-on-Sea (Reino Unido).

A aplicação está disponível para iOS e Android e é gratuita.

Vai ter 7 minutos para se arrepender de enviar uma mensagem pelo WhatsApp

Está a chegar ao WhatsApp a opção que permite apagar as mensagens enviadas, para que o destinatário não as chegue a ler. Mas, atenção com o tempo limite. E com outros pormenores.

Com a nova funcionalidade, vai poder cancelar uma mensagem enviada num espaço de sete minutos, sendo que o WhatsApp não notifica o destinatário de que a mensagem foi eliminada.

Para isso, basta selecionar uma ou mais mensagens de uma vez e bloqueá-la até aparecer a opção “excluir” no menu. Depois poderá ainda optar por duas coisas: ou excluir a mensagem para todos destinatários  ou apenas para si, mas os utilizadores da conversa em questão terão de ter a última atualização da aplicação instalada para que a função funcione corretamente.

 

Ao escolher a opção excluir de todos, a mensagem irá desaparecer da janela de conversa, mas o utilizador a quem tenha enviado a mensagem vai poder ler que “esta mensagem foi eliminada”. Para além disso, a mensagem pode chegar a ser lida nas notificações da aplicação.

A nova funcionalidade vai estar disponível para dispositivos Android e iOS, tendo começado a chegar faseadamente aos utilizadores do WhatsApp em todo o mundo desde esta sexta-feira.

Gyroscope: a história da sua vida contada por uma app para Android e iOS

O exercício, o sono e até a disposição diária de cada utilizador são acompanhadas sem falhas e podem ser partilhadas com o mundo inteiro.

Quase tão próxima como os seus amigos e amigas mais fiéis, a Gyroscope é uma app que mantém tudo regitado, manualmente ou automaticamente, na versão Pro.

A app integra com o Google Fit e com outras fontes de informação no smartphone Android ou iPhone para ajudar a contar a história completa da sua vida. De forma não editada ou com cortes e "arranjos" se assim o desejar.

Os relatórios podem ser diários, semanais ou mensais, mostrando o que dormiu, o exercício que fez e como esteve a sua disposição.

A app está disponível gratuitamente na loja Google Play ainda em beta e App Store para iOS.

 

Superzoom: conheça a nova funcionalidade das Insta Stories

O Superzoom é um efeito que vai adicionar uma dose dramática às suas criações nas Stories do Instagram. A funcionalidade começou a chegar aos smartphones esta quinta-feira.

Não é apenas o Snapchat que continua a completar a sua aplicação com stickers e filtros. No Instagram, que celebrou um ano de Stories há pouco mais de um mês, as funcionalidades continuam a somar-se naquela secção da app. E desta vez, a empresa juntou-lhe um efeito chamado Superzoom.

A animação consiste num zoom dramático e super rápido que pode ser feito de forma automática nos vídeos que fizer na app a partir de agora. A ideia tem paralelo num dos primeiros memes da internet:

O efeito vai surgir entre os restantes modos de gravação das Stories do Instagram e pode ser utilizado com a câmara frontal e traseira. Assim que estiver selecionado, basta iniciar a animação - um clique cria um clip de três segundos, mas se ficar com o dedo premido, a duração pode aumentar. Note que todos os Superzooms terão música a acompanhar para aumentar o efeito dramático do mesmo.

 

Recorde-se que foi no Instagram que nasceu o Boomerang. O efeito foi e continua a ser muito popular junto dos utilizadores das Stories e este Superzoom pode seguir o mesmo caminho.

A funcionalidade está a ser disponibilizada desde esta quinta-feira. Se ainda não o recebeu na sua aplicação, certamente que não terá de esperar muito mais.

Nintendo anuncia novo Animal Crossing para smartphones

O jogo chama-se Animal Crossing: Pocket Camp e vai estar disponível para iOS e Android a partir do fim do próximo mês de novembro.

A Nintendo anunciou esta semana o lançamento de mais um jogo móvel. Depois do sucesso de Super Mario Run e Fire Emblem Heroes, a empresa aposta agora na adaptação de mais um clássico das consolas. Aos smartphones e tablets iOS e Android, chega agora Animal Crossing.

O jogo vai ser lançado em novembro, com o nome de Animal Crossing: Pocket Camp. As primeiras imagens mostram-nos um título semelhante a todos os outros jogos da série que conquistaram fama nos sistemas portáteis da Nintendo, como a 3DS.

 

O objetivo deste RPG é aberto, mas não há pouco para fazer neste universo virtual. Neste caso, os jogadores vão poder deambular num acampamento enquanto interagem com outras personagens e decoram os seus aposentos. Um dos principais focos deste jogo vai ser o artesanato, uma vez que cada utilizador poderá construir as suas próprias mobílias e peças de decoração com os elementos que vai recolhendo ao longo das suas cruzadas pelos quatro campos do mapa.

Como nota a imprensa internacional, este jogo poderá vir a ser um verdadeiro fenómeno, uma vez que as suas mecânicas são essencialmente viradas para a comunicação e colaboração entre jogadores.

O jogo deverá estar disponível gratuitamente no fim do próximo mês.