Numa altura em que a tecnologia começa a estabilizar nos smartphones e tablets e a experiência de utilização já é relativamente a desejável nos três principais ecossistemas móveis, as aplicações ganham cada vez mais importância.

De que vale ter um smartphone cheio de potência gráfica se não lhe dá um bom jogo? Para que quer o sensor fotográfico com vários megapíxeis se depois não o potencia com a devida aplicação?

São estes os motivos que levam o TeK a sugerir uma nova aplicação todos os dias e a recuperá-las no final da semana para quem não as conseguiu acompanhar no formato tradicional.

Como já vem sendo costume, existem soluções para quase todos os gostos. Renove o seu smartphone e sinta uma lufada de ar fresco na sua relação com o equipamento:

Formula 1 para super fãs no ecrã do telemóvel

A aplicação oficial da Formula 1 promete dar aos fãs da mobilidade tudo o que querem saber sobre o tema e mais alguma coisinha.

Notícias, vídeos e informação em tempo real sobre as corridas são alguns dos conteúdos que vai poder encontrar na aplicação, que faz o acompanhamento não só das provas, mas também das equipas em competição e das novidades relacionadas com os pilotos.


A aplicação, que foi atualizada há dias, também serve para manter os fãs a par dos resultados das provas durante ou depois das corridas, consultar o calendário para 2015 ou ter acesso a resumos das competições.


O download da app é gratuito, mas quem estiver disposto a investir na subscrição mensal ou num passe anual pode aumentar exponencialmente o volume de conteúdos e ter quase tantos dados como os membros das equipas em prova.


Análise de curvas, acesso à transmissão de rádio das equipas, cronometragem oficial em direto ou mapas 3D interativos com velocidades são alguns dos extras na versão paga.



A app está disponível para iOS e para Android.



Veja a próxima aplicação

Agora já pode experimentar o Apple Watch num smartphone Android




O interesse gerado pelo smartwatch da Apple tem destas coisas. Uma equipa de uma tecnológica belga desenvolveu uma aplicação para quem quer "ver" como o Watch fica no pulso.


A aplicação pode ser vista como uma brincadeira dos programadores da Underside, mas há mais história por detrás da experiência. A empresa quis tirar partido do seu conhecimento no desenvolvimento de aplicações móveis com realidade aumentada, criando uma aplicação para o iPhone, mas depois de sucessivas recusas na submissão, decidiu colocar a app no seu site e a seguir experimentou a loja da Google que foi mais "compreensiva".

Enquanto a aplicação esteve disponível para o Safari, a partir do site da empresa, foi descarregada mais de 50 mil vezes. Agora só pode ser usada no Android.

Para usar a ARWatch de forma efetiva é preciso primeiro fazer o download de um PDF, imprimir e recortar a imagem do relógio. Depois a aplicação vai usar a câmara do telemóvel para reproduzir a imagem do Apple Watch no pulso do utilizador e mudar a cor, mas pouco mais.

Enquanto o Apple Watch não começa a ser vendido nos primeiros mercados, o que acontece a 10 de abril, esta será uma forma diferente de experimentar o relógio sem ter de passar por uma loja.

Mas como acontece com outros casos de realidade aumentada, não se pode dizer que a sensação seja a mesma...

A app pode ser descarregada gratuitamente na loja Google Play, mas é preciso somar aos custos a impressão e corte do modelo.



Veja a próxima aplicação

Super Stickman e as tacadas que o vão salvar do aborrecimento

Há tudo em Super Stickman que o tornam um jogo obrigatório no seu smartphone: entretenimento, diversão, desafio, desespero, estratégia, tensão, alegria, alívio e basicamente todos os outros sentimentos.


Não é por acaso que já vai no segundo título do género e que é aclamado como um dos grandes clássicos para dispositivos móveis - isto porque o jogo nem sequer é recente. Mas Super Stickman 2 é uma descoberta que vale a pena.

O utilizador assume a posição do homem-pau, a mais simples das personagens, que é um jogador de golfe. Depois basta meter as bolas no buraco. Mas até lá, vai viver um verdadeiro carrossel de emoções.

Isto porque tal como é descrito mais a cima, o jogo proporciona momentos para todos os géneros. Tão depressa consegue fazer um hole in one num buraco improvável, como nem sequer consegue igualar o par nos níveis mais simples.

E são bastantes os níveis que existem para descobrir, nos mais variados cenários. O jogo tem ainda uma componente social que lhe permite estar a par do desempenho dos seus amigos e jogadores de todo o mundo.

A aplicação está disponível para Android e iOS, sendo gratuita nos dois ecossistemas.



Veja a próxima aplicação

O domínio da fotografia está à distância de uma aplicação

Se tem interesse pela fotografia, mas gostava de avançar uns níveis no entendimento da arte, então a aplicação Elements of Photography pode ser uma ajuda valiosa.


Ninguém nasce ensinado. E muito do conhecimento que se adquire tem de ser por via autodidata, caso contrário corre o risco de passar o resto da vida a perguntar-se de como funcionam as coisas, em vez de realmente as entender.

Com os avanços tecnológicos aprender ficou mais fácil e a aplicação Elements of Photography é um desses exemplos. Uma simples app que o podem ajudar a evoluir de forma significativa no campo da fotografia.

Isto não significa que amanhã já pode começar a ganhar a vida graças às captações que vai fazendo. Mas pelo menos existe informação suficiente que o vão fazer largar a dependência que tem do modo automático e vão ajudá-lo a explorar cada vertente da sua máquina.

As informações transmitidas dizem respeito à velocidade de obturação, ao ISO e aos diferentes níveis de abertura da lente, pelo que pode treinar tanto com o smartphone como com uma máquina que tenha estes parâmetros disponíveis para configuração.

Há uma versão gratuita da aplicação, o "curso" completo vai implicar o pagamento de extras. Estão disponíveis para iOS e Android.



Veja a próxima aplicação

Tem vários carregadores lá em casa? Descubra o melhor para o seu smartphone

Se já alguma vez ficou com a ideia que o seu smartphone não carrega sempre à mesma velocidade saiba que pode ter razão. A Ampere dá-lhe os detalhes.




A aplicação dá-lhe uma visão do que está efetivamente a acontecer quando liga o carregador ou o cabo USB ao smartphone, num gráfico que mostra a que velocidade o equipamento está efetivamente a ser carregado.



Depois de instalar a aplicação, que é gratuita, só tem de ligá-la, ligar o carregador que quer testar à corrente, ou o cabo USB, e esperar 10 segundos para ver os resultados da avaliação.


A empresa que criou a aplicação também explica que a velocidade de um carregamento depende de várias coisas: do carregador, do cabo USB, do equipamento, das tarefas em curso nesse momento, brilho do ecrã, da utilização do Wi-Fi ou do GPS. Mas mesmo tendo tudo isto em conta é bom saber se pode otimizar o processo, apenas trocando de carregador e fazendo uma gestão mais inteligente dos vários que provavelmente terá lá por casa.



A aplicação não funciona com todos os dispositivos Android. Funcionará apenas com modelos lançados com a versão 4.0.3 ou superiores, atualizados para o Lollipop e mesmo nesse caso nem sempre.


No site da empresa explica-se em maior detalhe a questão das compatibilidades, que se deve sobretudo a limitações no chip ou na interface dos modelos mais antigos.



Veja a próxima aplicação

Proteja as suas aplicações uma a uma com um código individual

Se não quer que ninguém aceda às suas aplicações, mesmo que esteja autorizado a usar o smartphone, então é melhor espreitar esta app. É grátis.

O App Locker Pro vem trazer aos utilizadores do Windows Phone uma forma de protegerem individualmente as suas aplicações, associando um código de padrão ou código numérico.

Desenvolvida pela Study Circle, a app acaba por não ser uma protecção totalmente eficiente para além do acesso através do menu principal. Se os utilizadores usarem o menu lateral conseguem entrar sem código.

Mesmo assim é eficaz em relação aos utilizadores mais novos, que usam os smartphones para jogar e muitas vezes acabam por fazer alguma asneira ao colocar posts e imagens nas redes sociais, por exemplo.

A app faz também o registo das tentativas de acesso às diferentes aplicações e ai poderá revelar-se mais útil

A aplicação está disponível de forma gratuita na loja do Windows Phone.