Os tops de aplicações são uma das formas de encontrar novas sugestões para animar os telemóveis e tablets, mas são limitados. E o que fazer quando já temos todas essas aplicações ou sabemos que não nos interessam?

A equipa do TeK dedica todas as semanas algum tempo a descobrir e experimentar novas apps para conseguir as melhores sugestões, cobrindo interesses das várias plataformas e diferentes necessidades dos nossos leitores.

Esta semana temos aplicações que prometem renovar o seu Android de dentro para fora, uma versão do Vine para crianças e ainda o Outlook para iOS e Android. Mas também há jogos para descontrair de dias mais complicados.

Navegue pelas próximas páginas e descubra as nossas sugestões, mas não deixe também de partilhar as suas impressões sobre estas ou outras aplicações que tenha há experimentado, e novas descobertas que possam ser úteis para a coletividades.

Crossy Road: Afinal porque é que a galinha atravessou a rua?

O Flappy Bird já tinha provado que não são precisos grafismos avançados e um grande enredo para fazer de um jogo um grande sucesso. Agora é a vez do Crossy Road. Prepare-se para ficar viciado.

O jogo parte da ideia da galinha a atravessar a estrada. Aliás, várias estradas, rios e até linhas de comboio. Mas não são só galinhas. Há sapos, velhinhos, vacas, tartarugas e outros animais com os quais pode tentar a proeza e chegar mais longe. Ou não.

O grafismo recria os jogos de arcada e todo o enredo se limita á tarefa de evitar obstáculos movimentando a personagem (galinácea ou outra qualquer) através do ecrã. Sempre sem demoras, e de preferência sem grandes hesitações.

O Crossy Road cabe certamente naquela categoria de jogos desesperantes, que não acrescentam nada à vida de ninguém mas dos quais é difícil desistir. Nem que seja por teimosia.

O jogo já foi classificado como um dos mais virais e conseguiu mais de 20 milhões de downloads só no Google Play. Está disponível gratuitamente para o
iPhone e também para smartphones Android.

O vídeo abaixo mostra alguns dos "atropelamentos" do jogo.



Veja a próxima aplicação

Qaalog: o catálogo da sua empresa cabe numa app?

É uma startup portuguesa e foca o negócio na criação de catálogos à medida de uma aplicação para telemóvel, que para já tem versões para iOS e Android. Rápido e barato são os argumentos que quer usar para conquistar clientes.

A aplicação está disponível nas lojas oficiais do Android e do iOS e dá neste momento acesso a pouco mais de uma dezena de catálogos. Alguns são de clientes, outros foi a empresa decidiu criar para mostrar o que pode fazer com a tecnologia e o conceito desenvolvidos.



O projeto quer facilitar a vida a empresas que pretendam estender a presença à Internet, mais mais concretamente aos dispositivos móveis. Como explica António Sanches, um dos fundadores da Qaalog, "todas as empresas multiproduto e multisserviço são potenciais clientes".



O serviço da Qaalog centra-se na criação do catálogo, o que pode ou não incluir o registo de imagens de todos os produtos e o apoio na produção dos conteúdos associados. Há opções à medida de quem tem menos (até 100) ou mais (até 1.000) produtos para listar e quer mostrá-los numa aplicação partilhada pelo resto dos clientes, que reúne vários catálogos.



O serviço da Qaalog também pode ser usado para criar uma app exclusiva, com a marca do cliente e a possibilidade de inserir um número mais elevado de produtos. Os preços variam entre os 50 e os 175€ mensais, a que se juntam custos associados à estruturação do catálogo. São precisas entre três a quatro semanas para colocar cada projeto online.



O objetivo da Qaalog passa por angariar entre 24 a 28 projetos em 2015, onde espera encaixar seis projetos exclusivos (catálogos que estarão disponíveis em app própria, embora possam aparecer também no catálogo partilhado).

Entretanto, as melhorias na aplicação são as principais prioridades da equipa, explica António Sanches. A disponibilização de carrinhos de compras e a integração com plataformas de comércio online estão em marcha, para permitir compras diretamente no telemóvel de forma integrada com os sistemas usados pelas marcas.



A Qaalog conta com uma equipa de quatro pessoas que a partir de Lisboa, da margem sul, da Suíça e de Viseu usam plataformas digitais para conduzir um negócio que lançou bases há cerca de dois anos, quando a app começou a ser desenvolvida, mas só foi oficialmente lançada em setembro.



A app da Qaalog soma 3 mil downloads no Google Play e um milhar no iOS. O Windows Phone, por enquanto, não está nos planos.


Veja a próxima aplicação

Mude o seu Android de dentro para fora sem comprar um smartphone novo

E se em vez de comprar um smartphone novo fizesse uma remodelação do seu telemóvel atual? Essa é uma das propostas da app Action Launcher 3.

Já na terceira versão, o Action Launcher tira agora partido dos conceitos do Material Design para mudar de forma radical a aparência do Android, com ícones que funcionam como pastas e widgets que colapsam.

A primeira versão do Action Launcher ficou popular sobretudo com a lista de aplicações localizada no lado direito do ecrã que depois foi copiada por algumas versões costumizadas do Android, mas depois desse sucesso há agora mais novidades.

Novas cores e padrões, fundos e uma caixa de pesquisa permanente são algumas das propostas de personalização. As mudanças não são só estéticas, mas também funcionais, e são realizadas com pouco esforço depois do download da aplicação.

Chris Lacy, o criador da app, explica no vídeo abaixo as novidades da terceira versão que pode ser descarregada gratuitamente na loja Google Play, mas em modelo limitado. Para ter acesso a todo o potencial é preciso pagar 3,99 euros.



Veja a próxima aplicação

Strung Along: ajude uma marioneta a dar os primeiros passos

No mundo digital há sempre quem precise da sua ajuda. E no jogo multiplataforma Strung Along o utilizador terá de saber coordenar bem os movimentos ou então as quedas aparatosas serão o acontecimento mais comum.

Esquerdo, direito. Esquerdo, direito. Esquerdo, direito. Direito, esquerdo, direito, direito, esquerdo, direito, esquerdo. Se acha esta combinação de movimentos estranha, então tem de experimentar o jogo Strung Along no qual o utilizador controla os pés de uma marioneta.

Apenas existem dois botões de controlo - um para o pé direito, outro para o pé esquerdo - e será preciso alguma coordenação para colocar a personagem em movimento. Depois o jogo complica-se e será necessário dar passadas mais largas e até saltar.

O jogador tem à sua disposição dezenas de níveis onde vai poder atestar a sua perícia em controlar corpos escangalhados. Mas também vai ter a oportunidade de apreciar as quedas pelas quais vai ser responsável.

O jogo Strung Along está disponível para Windows Phone, iOS e Android de forma gratuita.



Veja a próxima aplicação

App do Outlook para iOS e Android já está disponível

Está disponível a partir desta quinta-feira a aplicação que adapta o ambiente da plataforma de correio eletrónico da Microsoft ao universo iOS e Android, com suporte para vários clientes de email.

A aplicação para iOS ficou disponível ao início na manhã de quinta-feira, a app para Android chegou ao Google Play ainda na quarta-feira. Concretizam uma promessa antiga da Microsoft que estende - ou pelo menos tem planos para isso - a presença da plataforma de correio da fabricante nos dispositivos móveis, ao mesmo tempo que usa a sua popularidade para incorporar outros serviços de email.


A app trabalha com contas do próprio Outlook.com e do Exchange, mas também suporta contas do Gmail, iCloud, Yahoo e outras, para além de facilitar a gestão de ficheiros, no email ou armazenados em serviços como o OneDrive ou a Dropbox, e a integração com o calendário, permitindo, por exemplo, o agendamento direto de compromissos.

A nova aplicação pode ser usada para fazer convergir várias contas de email, mas promete não gerar ruído com o encaminhamento de todas as mensagens para a mesma vista, já que faz uma triagem das mensagens por importância e separa-as entre duas caixas de entrada: as mais importantes e as restantes.

O design da aplicação é sóbrio e importa o sistema de organização de pastas, que a versão web do serviço de correio também disponibiliza. Permite a aplicação de alguns filtros para facilitar a pesquisa de mensagens, como a organização por mensagens não lidas, marcadas, ou com ficheiros.

Esta semana a Microsoft assinala ainda outra estreia nas plataformas móveis concorrentes, com o lançamento da aplicação para Android do pacote de ferramentas do Office. A aplicação para iOS já existia, ganha agora uma versão para Android desenvolvida na mesma lógica.



Permite criar e editar documentos em Word, PowerPoint e Excel no dispositivo portátil, ou abrir documentos criados em qualquer um destes formatos e guardados no OneDrive ou na Dropbox.



Veja a próxima aplicação

Vine lança aplicação dedicada para crianças

Para desviar os mais novos dos conteúdos impróprios da aplicação original, o Vine Kids promete trazer diversão própria para as faixas etárias mais novas.

Criar uma conta numa rede social é abrir a janela para um mundo de conteúdos extremamente diversificados. Se há quem veja vantagens nisso, já outras pessoas, como os pais, ficam um pouco mais apreensivos em "abrir essa janela". Foi mesmo com esse problema em mente que o Vine lançou recentemente a aplicação Vine Kids.

Com um design a pensar nas crianças, trazendo monstros animados que ajudam os mais novos com as funcionalidades da aplicação, o Vine Kids traz todo o conceito da aplicação original: vídeos de seis segundos e com um efeito em loop. Contudo, a principal diferença consiste no conteúdo apresentado, já que apenas certas contas como a da Disney e Nickelodeon vão usufruir desta montra de conteúdos.

A equipa do Vine, empresa comprada pelo Twitter, já fez saber que os conteúdos não serão escolhidos com recurso a um sistema informático, mas que haverá uma equipa a controlar os vídeos que aparecem na cronologia da aplicação.

Esta é uma ideia que já estava incluída nos planos da Vine desde janeiro, mas que apenas ganhou forma esta semana. A aplicação está disponível para iOS e o download é gratuito.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.