Prepare o smartphone para uma nova coleção de aplicações e jogos, e esta semana há variedade para todos. Para quem gosta de aventuras para levar para todo o lado, o SAPO TEK recomenda uma aventura por um futuro distópico, inspirado nos universos futuristas cyberpunk. Mas há também uma app que promete ajudar a relaxar e a adormecer, com ferramentas zen. E se precisa de editar vídeos ou fotos rapidamente a partir do equipamento, também vai ficar bem servido com a proposta desta semana.

Mas se a maioria das aplicações recomendadas são normalmente gratuitas, semanalmente temos sugestões de apps e jogos premium, que são pagos, mas que pode aceder de forma gratuita, caso a descarregue durante o seu período promocional temporário. Pode consultar em baixo as propostas desta semana.

Com dificuldades em adormecer? Esta aplicação quer "embalá-lo"

Pensamentos povoados pelas preocupações do dia a dia ou de outros géneros não serão grande ajuda na hora de fechar os olhos à espera que o sono chegue. Já um som relaxante pode fazer maravilhas.

Estratégias para adormecer há muitas e com certeza concorda quem custa a pegar no sono que todas as hipóteses saudáveis são bem-vindas, desde o método tradicional de contar carneiros, à forma “digital” de usar o smartphone. A TaoZen faz parte do segundo grupo.

A aplicação integra o conjunto de propostas que disponibilizam sons para “induzir” o sono, mas não só. O conjunto de opções também abrange as intenções de relaxar, meditar ou concentração.

Escolhendo a razão de precisar da TaoZen, pode apontar para a altura do dia em que a app dará mais jeito – manhã, tarde, noite ou precisamente na hora de adormecer. Consoante as escolhas feitas, a aplicação apresenta um conjunto de propostas de sons adequados aos fins,.

Mesmo estas propostas podem ser personalizadas, aumentando ou diminuindo os sons isoladamente, ou entrando em "modo criação", em que pode acrescentar qualquer um dos sons disponibilizados para "construir" atmosferas sonoras à sua medida.

Entre os ambientes pré-existentes, conte com ruas movimentadas, mosteiros tibetanos, fogueiras de noite, gatos a ronronar à lareira, tempestades e florestas de bambu, casas com sinos de vento ou tendas debaixo de chuva, entre muitos outros.

A TaoZen é gratuita e está disponível tanto para dispositivos Android como para iOS, respetivamente a partir da Play Store e da App Store.


Cyberika transporta o jogador para um mundo futurístico baseado na temática cyberpunk

O jogo é um MMORPG com uma perspetiva isométrica, que coloca os jogadores numa cidade repleta de mistérios e quests para resolver. Se gosta de ambientes como o Blade Runner este jogo é para si.

Para fãs de jogos de aventura online com elementos de RPG, os chamados MMORPG, Cyberika é mais um título como uma temática cyberpunk, aproveitando o mediatismo que o recente lançamento da CD Projekt teve. Vai explorar uma cidade futurística chamada Bradbury Complex, falar com os seus habitantes e receber quests para completar, como é habitual no género.

Este título apresenta uma perspetiva isométrica, salientando-se o tom negro das ruas, contrastando com áreas onde o néon reflete-se nas poças da chuva e nas chapas dos carros desportivos. Como cliché, não faltam os implantes para melhorar a personagem, e claro, restaurantes para visitar e comer ramen.

A personagem pode melhorar o seu corpo de forma a ter mais velocidade, força ou capacidades para fazer hacking aos sistemas informáticos. E se começa a aventura num modesto apartamento, à medida que avança e amealha riqueza vai poder comprar uma penthouse no centro da cidade. E claro, o arsenal da personagem vai melhorando da simples pistola, aos preciosos instrumentos de hacking. E para o jogador se sentir mesmo num mundo futurista, o jogo apresenta melodias inspiradas em retrowave e synthwave.

Pode fazer o download gratuito de Cyberika em versões Android e iOS.


Há uma app que tem as ferramentas de que precisa para planear e editar vídeos a partir do seu smartphone

A Write-on Video destaca-se pelas suas funcionalidades que permitem ao utilizador estruturar todos os momentos do vídeo de maneira coesa e apelativa para o seu público alvo antes de passar à ação e começar a editá-lo.

Seja um criador de conteúdo, um empreendedor com um negócio digital ou até um professor que está à procura de uma nova forma de chegar aos seus alunos: os vídeos apresentam-se como uma boa forma de apresentar as suas ideias. Se está à procura de um editor de vídeo descomplicado e que lhe permita desenvolver os seus projetos a partir do seu smartphone a Write-on Video tem as ferramentas de que necessita.

A aplicação tem uma forte ênfase na criação de narrativas e conta com funcionalidades que permitem ao utilizador estruturar todos os momentos do vídeo de forma coesa e apelativa para o seu público alvo antes de passar à ação e começar a editá-lo.

Além de poder criar um guião personalizado de raiz, a Write-on Video dá-lhe a possibilidade de escolher entre três templates diferentes para vídeos: uma de “unboxing” de produtos, outra para tutoriais e, por fim, uma para reviews.

Independentemente da opção escolhida, quando passar à edição do seu vídeo, poderá ajustar os segmentos que o compõem para corresponderem aos momentos delineados no guião, excluindo as cenas menos importantes e aplicando as transições e efeitos que desejar. Quando estiver contente com o resultado final, pode exportar a sua criação ou publicá-la diretamente nas redes sociais.

A Write-on Video está disponível tanto para Android, através da Play Store, como para iOS, na App Store. Além da sua versão gratuita, a aplicação dispõe de um modo Pro com funcionalidades adicionais e 500 GB de armazenamento na Cloud. Neste caso, os utilizadores podem optar por assinar um plano mensal, com um preço de 4,99 euros, um trimestral, por 10,99, ou ainda um anual, por 29,99 euros.


Se anda à procura de distração pode sempre pôr quadrados sonolentos a dormir

Sleepy Squares é um quebra-cabeças gratuito, simples e divertido quanto baste para jogar, sem stresses, e matar o tempo.

Como o nome deixa adivinhar, o objetivo em Sleepy Squares é por os simpáticos “personagens” quadrados a dormir. E como é que isso se faz? Depende no número de olhos em questão.

Isto porque terá de ir colocando os quadrados que vão surgindo na grelha, rodeando-os de outros cuja conta no total contribua para que o número de olhos imediatamente ao lado se fechem.

Como em todo e qualquer jogo, começa fácil e vai ganhando, digamos que, interesse à medida que os níveis avançam.

Para superar as dificuldades conte com ajudas como trocas, em que se podem substituir quadrados “encravados”, ou com um kit de obras que arranja os buracos que vão surgindo na grelha.

O Sleepy Squares é gratuito e está disponível para Android e para iOS.


Crie os seus próprios stickers para partilhar com amigos e família

E que tal usar as suas próprias fotografias para criar stickers que pode usar nas redes sociais? O Sticker Maker Studio torna o processo fácil.

Há várias aplicações que permitem usar as suas fotografias para criar stickers, e o Sticker Maker Studio é uma delas, com a possibilidade de exportar os resultados nos formatos png ou webp para usar nas várias redes sociais.

Na aplicação pode criar uma coleção, adicionar fotografias da galeria e da câmara, recortar de forma fácil e adicionar à lista. Depois pode usar estes autocolantes nos momentos adequados, ilustrando de forma mais personalizada as suas mensagens escritas e dando-lhes um cunho artístico.

A aplicação é gratuita e pode ser descarregada da App Store da Apple para equipamentos iOS.


À procura de apps para experimentar no fim-de-semana? Aproveite as novas “borlas” temporárias

As sugestões que lhe propomos nesta semana têm, de modo geral, um período grátis que vai dos 4 aos 6 dias, porém, outras podem ter um tempo mais limitado. Por isso, vale mesmo a pena descarregá-las o mais rapidamente possível antes que voltem a ser pagas.

Com o fim-de-semana “à porta”, o SAPO TEK traz-lhe uma nova seleção de “borlas” temporárias de aplicações das lojas digitais da Google e Apple para ajudá-lo a manter o aborrecimento afastado.

Nesta semana poderá encontrar vários jogos, incluindo títulos de estratégia, quebra-cabeças, combates com super-heróis robóticos, aventuras por uma floresta mágica e até uma versão virtual de curling, a curiosa modalidade desportiva descrita por muitos como um “xadrez no gelo”.

Do lado da App Store há também espaço para uma aplicação concebida para quem precisa de uma motivação extra para manter-se ativo, assim como uma outra que permite visualizar uma representação tridimensional da Via Láctea e explorar ao detalhe todos os elementos que a compõem.

ESTAS 5 APPS AGORA SÃO DE "BORLA" NA PLAY STORE

Emoji Match: A sliding puzzle – Preço original – 0,79 euros

Para começar a seleção de “borlas” desta semana trazemos-lhe um quebra-cabeças simples, mas desafiante. Em Emoji Match o objetivo é juntar todas as peças correspondentes de um tabuleiro virtual tendo em conta o número de movimentações disponíveis. O título conta com dois modos de jogo: um para iniciantes, com emojis de apenas uma cor, e outro para experts, com figurinhas de cores diferentes.

Superhero Armor: City War – Preço original – 0,59 euros 

Preparado para combates com super-heróis robóticos? Superhero Armor: City War transporta-o para uma cidade futurista onde reina a injustiça e onde monstros alienígenas percorrem as ruas.

O jogador tem como missão recrutar uma equipa de super-heróis, cada um com poderes e habilidades diferentes, para combater o mal e salvar a cidade. Uma vez que se trata da versão Premium do jogo recebe um bónus que inclui 10.000 peças de ouro, 100 diamantes, 500 pedras preciosas e ainda um novo super-herói.

Defender Battle: Hero Kingdom Wars – Preço original – 0,59 euros

Passado num reino que foi invadido por demónios, Defender Battle: Hero Kingdom Wars apresenta-se como uma combinação entre um jogo de estratégia e um RPG. Nele terá de reunir e comandar um exército para lutar contra as forças do mal e proteger o reino. Neste jogo também tem direito a um bónus que o ajudará a fazer o upgrade ao seu castelo e às habilidades dos seus guerreiros.

A Tale of Little Berry Forest 1: Stone of magic – 0,79 euros 

Longe de títulos de ação com combates frenéticos, o primeiro capítulo de A Tale of Little Berry Forest é a opção ideal para quem prefere jogos mais calmos. Os seus visuais, com personagens desenhadas à mão, fazem lembrar as típicas ilustrações de histórias para crianças, o que para alguns jogadores poderá fazer despertar uma sensação de nostalgia.

O jogo passa-se numa floresta mágica, habitada por humanos e por adoráveis animais que falam. Ao longo desta aventura repleta de mini-jogos e protagonizada por um tio agricultor e pelos seus dois sobrinhos, terá a possibilidade de ajudar os habitantes deste local, assim como de descobrir múltiplas variedades de plantas, frutas e legumes e de utilizá-las em diferentes receitas.

Requence – Preço original – 1,39 euros 

Numa proposta pensada para os fãs de jogos de plataformas, trazemos-lhe Requence. Neste título, o jogador encarna o papel de Zen, um gato-robot vindo do passado que está preso numa espécie de labirinto e que tem de encontrar uma saída. À medida que salta de plataforma em plataforma e se desvia de armadilhas encontrará maçanetas especiais que permitem voltar uns segundos atrás no tempo.


CONHEÇA 5 APPS DE "BORLA" NA APP STORE

Art+Steps – Preço original – 2,99 dólares

Se está habituado a um estilo de vida mais sedentário, nem sempre é fácil ganhar a motivação necessária para fazer exercício físico regularmente. Andar a pé é uma boa forma de se manter ativo e a Art+Steps dá-lhe uma ajuda a cumprir os seus objetivos: tudo de uma forma criativa.

A cada passo que der, a aplicação vai desbloqueando as peças que compõem uma obra de arte à sua escolha. Se cumprir o seu objetivo diário, poderá adicioná-la à sua coleção. Porém, se tal não acontecer, terá de começar todo o processo novamente.

Lootbox RPG – Preço original – 0,99 dólares

Ao contrário do que o seu nome possa dar a entender, este jogo não conta com controversas “loot boxes” virtuais. Trata-se na verdade de um RPG com um estilo “old school”. Nele, o jogador acompanha as aventuras de um dos muitos filhos do demónio enquanto protege o reino do mal dos seus inimigos. Há várias masmorras para explorar e inimigos para eliminar, além de ter a possibilidade de melhorar as habilidades do protagonista.

The Last Rock Curling – Preço original – 0,99 dólares

Visto por muitos entusiastas como uma espécie de “xadrez no gelo”, o curling é uma curiosa modalidade desportiva que consiste em fazer deslizar uma pedra de granito especial numa pista de gelo de modo a chegar o mais perto possível do centro de um alvo. Se sempre sentiu curiosidade por este desporto, agora pode experimentar uma versão virtual pronta a ser jogada no seu iPhone ou iPad. Em The Last Rock Curling poderá pôr as suas habilidades à prova ao longo de 40 níveis.

The Last Rock Curling

Our Galaxy – Preço original – 2,99 dólares

Terminamos a seleção de “borlas” desta semana com uma aplicação concebida para astrónomos amadores e estudantes apaixonados pelo Espaço. Em Our Galaxy é possível visualizar uma representação tridimensional da Via Láctea e explorar ao detalhe todos os elementos que a compõem.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.