As consolas e os computadores ainda servem muitas vezes como moeda de troca para o sucesso escolar dos mais pequenos. Nestes casos, quanto melhor for a nota do teste, mais tempo de jogo lhes é dado. E a Tencent quer formalizar este acordo com um sistema eletrónico que automatiza todo o sistema.

Organização Mundial da Saúde reconhece o vício em videojogos como novo distúrbio mental
Organização Mundial da Saúde reconhece o vício em videojogos como novo distúrbio mental
Ver artigo

De acordo com Ma Huateng, CEO da empresa chinesa, a funcionalidade vai fazer com que os pais ganhem controlo sobre alguns dos jogos móveis dos seus filhos, o que lhes permitirá desbloquear a app remotamente.

A imprensa internacional explica que este não é um gesto puramente altruísta por parte da Tencent, uma vez que um dos seus últimos produtos, o jogo Arena of Valor, tem registado níveis de extrema popularidade na China, o que obrigou os responsáveis da empresa a decidir impor um limite de tempo na utilização da app para impedir os mais novos de jogarem demasiado tempo. A media foi aplicada no seguimento de um comentário feito por um político chinês, que equiparou a app da Tencent ao ópio.

Recorde-se que os videojogos têm estado sob a mira das autoridades políticas. Recentemente o presidente dos EUA anunciou um encontro com responsáveis da indústria para debater os efeitos destes conteúdos multimédia nas crianças. No fim de 2017, a Organização Mundial de Saúde decretou que os videojogos podem dar origem a comportamentos viciosos que são agora categorizados como uma dependência com tratamento clínico.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.