A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu recentemente um novo tipo de condição relacionada com a saúde mental. O distúrbio, que em inglês se chama "gaming disorder", é caracterizado por um "padrão de comportamento obsessivo com os videojogos".

No esboço do documento que apresenta as novas doenças que serão incluídas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, da OMS, o vício dos videojogos é identificado como um problema capaz de causar sofrimento àqueles que dele padecem. Os pacientes que apresentam esta condição médica, diz a organização, "não conseguem dominar a sua relação com os videojogos", deixando a frequência, intensidade, duração e contexto dos seus hábitos fora do seu próprio controlo.

A OMS nota ainda que aqueles que dão prioridade aos videojogos acima de "outros interesses e atividades", aumentando a frequência com que jogam "apesar da ocorrência de consequências negativas", estão também a mostrar sintomas identificados com este distúrbio.

"Este padrão de comportamento é suficientemente grave para resultar num prejuízo significativo dos domínios pessoais, familiares, sociais, educacionais e ocupacionais do paciente", pode ler-se no documento. "Para que um diagnóstico seja positivamente atribuído, o comportamento aqui identificado tem de ser observável por um período mínimo de 12 meses, embora este tempo possa ser reduzido se todos os critérios forem correspondidos e os sintomas decorrentes forem graves".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.