A FaceU Tecnhology lançou um novo gerador texto-para-vídeo de inteligência artificial na China, o Jimeng AI. A ferramenta permite criar vídeos a partir de pequenos textos em linguagem natural (prompts) en ficou disponível para os utilizadores daquele país na App Store, depois de ter sido lançada na Play Store em julho.

A empresa da ByteDance, dona do TikTok, criou  esta solução em alternativa à Sora, da OpenAI, recentemente apresentada, mas ainda não lançada comercialmente.

Sora: OpenAI colabora com artistas para mostrar potencial da IA. Veja os primeiros resultados
Sora: OpenAI colabora com artistas para mostrar potencial da IA. Veja os primeiros resultados
Ver artigo

A Jimeng AI surge no âmbito de uma tendência na China, onde, após a apresentação da Sora, várias empresas aceleraram o desenvolvimento e abriram os seus modelos de texto-para-vídeos ao público nos últimos meses, incluindo a Kuaishou Technology, com a Kling AI, e a startup Zhipu AI, com a Ying.

O Jimeng AI está disponível por subscrição mensal de 69 yuan (cerca de 8,81 euros), 79 yuan (10,09 euros) por apenas um mês e 659 yuan (83,18 euros) para a subscrição anual. Os planos permitem a criação de cerca de 2.050 imagens ou 168 vídeos IA por mês, detalha a agência de notícias Reuters.

Apresentada em fevereiro, a Sora, da OpenAi, ainda só está acessível para um conjunto de investigadores que estão procurar identificar potenciais problemas no modelo. A funcionalidade será lançada este ano, disse Mira Murati, CTO da OpenAI, ao The Wall Street Journal.

A imprensa internacional afirma que a Jimeng AI “representa um passo em frente na criação de conteúdos com base em IA, é fácil de utilizar e o impacto potencial no mercado é significativo”.

Os utilizadores descrevem ideias em linguagem natural e, no caso das imagens estáticas, a Jimeng AI gera imagens únicas que podem ser refinadas com as ferramentas de edição. No caso dos vídeos, a introdução da linguagem natural é semelhante, sendo feitas várias tentativas até se chegar ao resultado desejado.

Os criadores podem partilhar as suas imagens e vídeos através de links ou guardar localmente, para que outros possam apreciar o seu trabalho. A funcionalidade “Explore” permite aos utilizadores procurar e apreciar os trabalhos de outros, para inspiração ou para deixar comentários. Além disso, os utilizadores podem replicar e personalizar os trabalhos de outros utilizando os seus prompts.

A tecnologia é impressionante, diz a blogosfera internacional, mas também gera preocupações. “A ByteDance tem de abordar a qualidade, a privacidade, a concorrência e os desafios éticos para garantir o êxito do software e a sua utilização responsável. Estas questões determinarão se os conteúdos de vídeo gerados por IA serão aceites a longo prazo, à medida que o mercado cresce”.