Os podcasts surgiram como uma resposta para aqueles que profetizavam o fim da rádio. A possibilidade de poderem ser ouvidos a qualquer hora, em qualquer lugar e em diferentes plataformas foi arrecadando cada vez mais fãs para esta nova forma de ouvir rádio.

Para a chinesa Wang Xiaoyu tornou-se o motivo para deixar o seu trabalho na Google e focar-se na criação da app Castbox, que hoje conta com mais de 13 milhões de ouvintes, com podcasts em 70 idiomas diferentes.

Mas, o que tem de diferente este podcast que, em 2017, recebeu 16 milhões de dólares em investimento?

Com versões para Android e iOS, a aplicação funciona como um agregador inteligente de podcasts. Usando inteligência artificial, permite que os utilizadores façam pesquisas por palavras-chave dentro dos podcasts.

Ou seja, é possível procurar termos falados nos programas e que não estão necessariamente em texto na descrição do conteúdo e já são mais de 50 milhões de episódios os que suportam esse tipo de busca.

É também possível adicionar canais favoritos, fazer download de episódios, consultar o histórico de reprodução e receber recomendações de novos programas com base nos seus gostos.

Um dos objetivos de Xiaoyu é que a app se torne tão popular para os podcasts como o Youtube é para os vídeos online. Para já, a aplicação parece estar no bom caminho, tendo já recebido elogios por parte do CEO da Google.