A par dos chatbots com IA concebidos para agilizar o trabalho ou para ajudar nas tarefas mais criativas, existem versões para quem procura companhia, seja como um amigo ou mais do que isso. Mas os chatbots românticos não são livres de riscos, como mostra um novo estudo do projeto Privacy Not Included da Mozilla.
De acordo com os especialistas, que analisaram 11 das apps de "namorados" com IA mais populares, à medida que muitas das empresas por trás destes chatbots tentam aproveitar todo o entusiasmo em torno da tecnologia para lucrar, a privacidade e segurança parecem ter sido esquecidas. É por este motivo que as apps analisadas se enquadram entre as piores no que respeita a estas questões.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
À procura de uma "namorada" ou "namorado" com IA? É melhor pensar duas vezes antes de instalar estas apps:
- EVA AI Chat Bot & Soulmate
- iGirl: AI Girlfriend
- Anima: AI Friend & Companion
- Anima: My Virtual AI Boyfriend
- Romantic AI
- Chai
- Talkie Soulful AI
- Genesia AI Friend & Partner
- CrushOn.AI
- Mimico - Your AI Friends
- Replika: My AI Friend
Os especialistas começam por explicar que os chatbots analisados recolhem muito mais dados do que seria esperado, ou mesmo necessário. Além disso, não é disponibilizada informação clara sobre como funcionam os sistemas de IA utilizados.
O estudo verificou também que 90% das apps de chatbots românticos não cumprem medidas básicas de segurança. Por exemplo, 73% não disponibilizam qualquer tipo de informação sobre como gerem vulnerabilidades de segurança.
Os dados avançados pelos especialistas indicam também que 64% das apps não contam com informação clara sobre encriptação ou se é utilizada e 45% permitem a utilização de palavras-passe pouco seguras. 90% das apps admitem partilhar ou vender os dados pessoais dos utilizadores, detalha o estudo. Em 54% das apps não é possível eliminar informação pessoal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários