Desde maio que os utilizadores de smartphones iPhone podem aceder à aplicação do ChatGPT para iOS. A OpenAI prometeu uma versão Android para mais tarde, estando agora previsto chegar nos próximos dias. Os interessados já podem fazer o pré-registo na página da aplicação na Google Play, para que tenha acesso imediato quando este for lançado.

A descrição da aplicação é breve, salientando que os mais recentes avanços do modelo de IA da OpenAI vão estar disponíveis na aplicação. A aplicação será gratuita, sendo possível sincronizar o histórico das conversas com o ChatGPT entre todos os equipamentos, que tenham uma conta autenticada do utilizador.

Quando lançou a versão móvel para iOS, a empresa introduziu a funcionalidade Whisper, uma tecnologia de reconhecimento de voz, suportado por uma rede neural open source que a empresa treinou.

Veja na galeria imagens do ChatGPT para Android

Os utilizadores podem dar instruções por voz, inicialmente em inglês, para conversar com o sistema de inteligência artificial sem a necessidade de escrever. Tal como as respostas escritas, a OpenAI promete uma aproximação do nível humano no que diz respeito à robustez e assertividade do reconhecimento da língua inglesa, os respetivos sotaques, a distinção do ruído de fundo e até uma linguagem técnica.

Aplicação ChatGPT para iOS permite obter dados atualizados através do Bing
Aplicação ChatGPT para iOS permite obter dados atualizados através do Bing
Ver artigo

A OpenAI lançou ainda uma versão do serviço Plus, oferecendo aos utilizadores subscritos o acesso exclusivo das capacidades do GPT-4, assim como acesso antecipado a novas funcionalidades da aplicação e tempos de resposta mais rápidos. Não se sabe se estas funcionalidade vão estar já disponíveis na versão Android, mas esta deverá ser semelhante à iOS.

Com a versão Plus, os utilizadores vão poder fazer várias perguntas específicas atuais, com informações suportadas pelo Bing da Microsoft, tais como quem ganhou o Óscar de melhor ator, argumento ou banda sonora este ano, e o bot resumirá a resposta em poucos segundos, apresentando também vários artigos, como notícias, que julgar relevante.