Em vésperas do início de mais uma semana trazemos-lhe, como habitual, um conjunto de novas sugestões de aplicações. Saiba que “No meu bairro!” agora é uma app para reportar buracos na estrada e semáforos avariados e outros problemas “à porta de casa”.

Já com a Vectornator vai poder dar asas à criatividade e aventurar-se em projetos de design gráfico, enquanto a app EZ Meditation Timer quer ajudá-lo na arte da “meditação sem guia”, propondo-se como temporizador e disponibilizando sons de fundo, se assim o desejar.

Tem estas e outras sugestões diárias e lembramos-lhe que ainda pode ir a tempo de espreitar as “borlas” temporárias de aplicações “eleitas” pela Play Store e pela App Store mais recentemente. É só aceder ao artigo O smartphone está a pedir novidades? Aproveite novas “borlas” temporárias de aplicações para Android e iOS e experimentar.

No meu bairro! agora é uma app para reportar buracos na estrada e semáforos avariados

Já foi nome de site e agora toma a forma de app gratuita com objetivo idêntico: permitir que os seus utilizadores reportem os problemas que encontram nas localidades onde vivem ou trabalham.

A aplicação No meu Bairro! Permite que os utilizadores reportem problemas, ao seu Município ou à sua Junta de Freguesia, como por exemplo buracos na estrada ou nos passeios, candeeiros públicos danificados ou semáforos avariados.

Tem à disposição um design simples para dar conta destas e doutras situações às entidades responsáveis, completando diferentes campos de informação. Comece pelos dados relativos à sua identificação, que ficarão guardados na aplicação e passe depois para os dados acerca do problema.

Nesta área há que dar referências sobre data, hora, concelho, freguesia e local, para depois selecionar o tipo de anomalia em causa, entre duas categorias: Passeios e acessibilidades ou Abatimentos superficiais.

Daqui para a frente, a aplicação gera um texto modelo, reunindo os dados fornecidos, que pode depois ser enviado para as entidades responsáveis.

A aplicação No meu Bairro! é gratuita e não tem anúncios nem compras integradas. Está disponível para Android a partir da Play Store.


Dê asas à criatividade e aventure-se em projetos de design gráfico com a Vectornator

A Vectornator apresenta uma grande variedade de ferramentas que permitem criar gráficos vectoriais, assim como funcionalidades avançadas, tudo acompanhado por uma interface intuitiva e promete dar aos criadores tudo aquilo de que necessitam para os seus projetos: de ilustração a websites.

A Vectornator é uma aplicação concebida para designers e ilustradores que querem dar asas à criatividade e impressionar o mundo com as suas criações. Lançada pela alemã Linearity em 2017, a aplicação já passou quatro grandes atualizações desde então, com a mais recente a ocorrer em março deste ano e a trazer novidades tanto nas funcionalidades como na interface.

De acordo com os seus criadores, a aplicação combina ferramentas que permitem criar gráficos vectoriais, funcionalidades avançadas e uma interface intuitiva, prometendo ter tudo o que os criadores necessitam para os seus projetos: de ilustração a websites.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais sobre a Vectornator

A Vectornator está disponível para iOS, iPadOS e macOS e a sua mais recente versão foi especialmente desenvolvida para tirar partido do novo chip M1 da Apple.

Além das suas ferramentas avançadas de criação de designs, a aplicação dispõe de uma biblioteca com mais de 80 mil ícones royalty free, assim como milhões de imagens gratuitas, graças à integração com a popular plataforma Unsplash.

A aplicação pode ser utilizada com outras plataformas de design, sendo também compatível com o Ilustrator e a Creative Cloud da Adobe e disponibilizando uma variedade de opções de exportação e importação de ficheiros.

A Vectornator é gratuita e pode ser descarregada a partir da App Store. Os utilizadores de computadores da Apple com um sistema operativo anterior ao macOS Big Sur, podem também descarregar uma versão compatível através do website da aplicação.


Faça uma pausa com esta app gratuita e experimente meditar com a ajuda do smartphone

A app EZ Meditation Timer quer ajudá-lo na arte da “meditação sem guia”, propondo-se como temporizador e disponibilizando sons de fundo se assim o desejar. Apenas e simplesmente e sem grandes demoras.

Os tempos são de ansiedade e de stress para muitos e a meditação pode ser um bom recurso para ajudar a gerir melhor tais questões, em direção a uma vida mentalmente mais saudável e feliz.

É deste modo que os autores da EZ Meditation Timer promovem a utilização da sua app minimalista, descrita como um “cronómetro de meditação” simples e prático, destinado a tornar a meditação mais fácil.

Descarregando a app tem duas opções principais: um temporizador a partir do qual pode definir um período para o seu momento de meditação e a escolha de som ambiente, entre três dezenas de propostas, sendo que uma das possibilidades será não escolher som de fundo nenhum. Depois é só carregar em "start" e começar.

A aplicação permite ainda acompanhar o progresso que vai sendo feito, assim como a sua edição, acontecendo o mesmo relativamente a possíveis sessões "extra smartphone" mantidas. Também há possibilidade de se juntar à comunidade de utilizadores, criando um perfil.

A EZ Meditation Timer é gratuita e sem publicidade, estando disponível tanto para Android como para iOS, a partir respetivamente da Play Store e da App Store.


Mais de 6.200 portugueses já se registaram na app desenvolvimento pessoal da Fundação José Neves

Depois do seu lançamento em junho, mais de 6.200 portugueses já estão registados na aplicação 29k FJN. Para Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, a crescente utilização "vem demonstrar que há na sociedade portuguesa uma preocupação cada vez maior com o bem-estar e a saúde mental”.

Em junho, a Fundação José Neves (FJN) lançou a 29k FJN, uma aplicação de desenvolvimento pessoal que quer ajudar os internautas a fortalecer a sua saúde mental, equilíbrio emocional e bem-estar. A cerca de um mês após o lançamento, a aplicação conta já com mais de 6.200 portugueses registados.

Em comunicado, Carlos Oliveira, Presidente Executivo da FJN, afirma que a utilização crescente da app “vem demonstrar que há na sociedade portuguesa uma preocupação cada vez maior com o bem-estar e a saúde mental”, algo que aumentou com a pandemia de COVID-19.

Para o responsável, a aplicação “pretende colocar na ordem do dia o debate” sobre a saúde mental e “sobretudo contribuir para mitigar o estigma associado a estas condições”. “A nossa missão é tornar o desenvolvimento pessoal acessível para todos”, enfatiza.

A aplicação foi desenvolvida com a 29k, uma organização sem fins lucrativos, contando ainda com investigadores da Harvard University, University of London, Karolinska Institute e Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a 29k FJN

Ao navegarem pela aplicação, os utilizadores poderão encontrar cursos de desenvolvimento pessoal validados pelas descobertas científicas mais recentes, com vídeos, meditações áudio e exercícios, onde participam algumas personalidades conhecidas, como Catarina Furtado, Fátima Lopes, Paula Amorim, Luís Portela, José Neves e Carlos Oliveira.

Apoiar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento através da app 29k FJN
Apoiar o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento através da app 29k FJN
Ver artigo

A cada passo a aplicação oferece ferramentas para ajudar e apoiar quem precisam, numa aposta no desenvolvimento humano que é um dos pilares da Fundação que foi lançada no ano passado e que tem também num foco relevante na formação e desenvolvimento de competências ao longo da vida.

Em destaque estão exercícios que podem ser feitos individualmente, mas também conversas de grupo, a que se pode juntar para ouvir e dividir ideias com outras pessoas. Recorde-se que aplicação pode ser descarregada gratuitamente na App Store para iPhone, ou na Google Play para smartphones Android.


Salte entre plataformas espaciais, evite obstáculos e resolva quebra-cabeças em Save the Sun

O Sol foi roubado por alienígenas malévolos e cabe a si salvá-lo em Save The Sun, um jogo originalmente criado para a competição GameOff 2020 Game-Jam e que acabou por ganhar uma versão mobile completa, disponível para smartphones e tablets Android.

Preparado para embarcar numa missão espacial? Save the Sun é um jogo de plataformas que o leva numa viagem pelos confins do Espaço para salvar o “astro-rei” das garras de um conjunto de alienígenas malévolos.

O jogo desenvolvido pela BERO Games foi originalmente criado para a competição GameOff 2020 Game-Jam e acabou por ganhar uma versão mobile completa, disponível para smartphones e tablets Android.

Clique nas imagens para conhecer mais sobre Save the Sun

Neste título, o jogador desempenha o papel de um astronauta aventureiro que tem como missão recolher todas as “peças” que compõem o Sol, de modo a salvá-lo. Enquanto salta entre plataformas, terá de resolver múltiplos quebra-cabeças e evitar obstáculos e armadilhas.

Existem ao todo 15 níveis para explorar, cada um com um nível de dificuldade crescente. Há também a possibilidade de colecionar varias skins para vestir o protagonista a rigor. Save the Sun está disponível gratuitamente e pode ser descarregado a partir da Play Store.