Com mais uma semana a chegar ao fim, e outra a iniciar-se, o SAPO TeK volta a reunir aplicações para iOS e Android que pode instalar no smartphone ou tablet. Desde jogos a apps de poupança, são várias as opções em cima da mesa e, neste caso, à distância de um ou quantos "touches".

A semana passada, o SAPO TEK deu destaque a dois jogos: um em que se pode tornar num pasteleiro sem "sujar as mãos" e outro para matar o tempo a soltar números. Mas porque a vida não é só diversão, houve ainda tempo para fazer referência à aplicação Wallet, que permite manter-se a par dos gastos e planear poupanças para projetos futuros. Recorde ainda a Photoshop Camera, app que a Adobe lançou para iOS e Android.

Recorde as apps de que falámos ao longo da semana.

Beat Blade: Dash Dance é o jogo rítmico para jogar e "dançar" com a ponta dos dedos

Com um catálogo de temas conhecidas e licenciadas, o jogo convida a destruir cubos com um sabre luz ao ritmo da música. 

Beat Saber é considerado um dos melhores jogos de realidade virtual, tratando-se de um desafio rítmico em que os jogadores devem eliminar objetos com um sabre laser, tal como um Jedi de Star Wars. O jogo obriga ao exercício e a fazer algumas poses bem acrobáticas para superar os desafios, e por isso é um grande sucesso no PC e consolas.

Obviamente que os clones não se fizeram esperar e nos smartphones há um jogo chamado Beat Blade com a mesma premissa: eliminar cubos com uma espada de luz ao ritmo da música. No entanto, apesar de um ambiente semelhante, repleto de néon, o jogo apresenta-se como um típico Runner, ou seja, a personagem corre até ao final do nível. O jogador apenas deve deslizar o dedo no ecrã, para a esquerda e direita, para evitar os obstáculos.

Os níveis tornam-se mais complexos e desafiantes mediante o ritmo das batidas das músicas, com picos e armadilhas espalhadas pela pista que obrigam a reflexos rápidos. Ao longo dos níveis vai acumulando moedas que servem para desbloquear conteúdos e até mesmo músicas.

O jogo apresenta uma lista simpática de temas licenciados, que passam por Bad Guy de Billie Ellish, Counting Stars dos One Republic, Old Town Road de Lil Nas X e outros temas conhecidos atualmente, ligados a uma dificuldade do jogo. Apesar de ser gratuito, caso não pague a versão sem publicidade vai ser bombardeado constantemente com anúncios, retirado qualquer ritmo à ação. Quando perde, por exemplo, tem uma oportunidade de continuar se assistir a 30 segundos de um anúncio…

Pode fazer o download de Beat Blade: Dash Dance em versões Android e iOS.

Torne-se um pasteleiro "sem sujar as mãos" através desta aplicação

Trabalhar numa pastelaria nunca foi tão fácil com esta app gratuita para Android e iOS.

Na vida real pode não ter muito jeito para a pastelaria, mas com a app Bake It a tarefa pode tornar-se mais fácil. Por outro lado, também não precisa de sujar as mãos nem a cozinha.

Assim que o pedido do cliente surgir tem de fazer magia com o que tem na sua pastelaria. Da massa às coberturas, as opções são várias.

À medida que vai passando os vários níveis do jogo, os desafios passam a tornar-se cada vez mais difíceis. Por isso, também terá mais formas de confecionar bolos, com mais coberturas e sabores.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Beat Blade: Dash Dance é o jogo rítmico para jogar e "dançar" com a ponta dos dedos

Com um catálogo de temas conhecidas e licenciadas, o jogo convida a destruir cubos com um sabre luz ao ritmo da música. 


Drop the number: um jogo em que mata o tempo a soltar números

Se o objetivo é matar o tempo sem matar por aí além a cabeça, o Drop the Number é uma excelente hipótese. Até porque é gratuito e tem modo de jogo offline.

Neste jogo tipo puzzle o objetivo é “encaixar” os blocos numerados com outros blocos de número igual que se somam e criam blocos de números maiores.

Basta escolher a coluna e soltar o bloco apresentado em cima ou ao lado de outro de número idêntico. É importante lembrar que há uma altura de acumulação máxima a respeitar: quando um bloco toca a linha, o jogo termina.

Enquanto isso, quantos mais blocos de números altos forem somados, mais pontos o jogador ganha. Esses pontos podem depois ser trocados por reinícios ou por itens de reforço como pontos extra ou pré-visualização dos blocos disponibilizados.

Terá sempre um modo “grátis” para os mesmos reforços, se estiver disposto a “pagar” com visualizações de publicidade.

O Drop The Number: Merge Puzzle está disponível tanto para dispositivos Android como para dispositivos iOS.


Mantenha-se a par dos gastos que faz e planeie as poupanças para projetos futuros com a Wallet

Em destaque está a possibilidade de sincronizar uma ou mais contas bancárias com a Wallet, registando automaticamente todas as despesas para perceber ao pormenor para onde é que o seu dinheiro vai. A app é compatível com 3.500 bancos, incluindo instituições bancárias portuguesas, e conta com uma certificação de privacidade da eTrust.

Nem sempre é fácil manter-se a par dos gastos feitos e para muitos é comum chegar ao fim do mês, olhar para os valores da conta bancária, e questionar-se “onde é que gastei tanto dinheiro?”. A questão torna-se ainda mais importante para quem não tem um orçamento avultado e quer poupar para projetos futuros.

Se está farto de tentar registar consistentemente os gastos à moda antiga, apontando as despesas em papel, a Wallet pode ajudá-lo a manter as finanças em dia: tudo a partir do smartphone ou tablet. Em destaque está a possibilidade de sincronizar uma ou mais contas bancárias com a aplicação, registando automaticamente todas as despesas realizadas para perceber ao pormenor para onde é que o seu dinheiro vai.

A Wallet é compatível com 3.500 bancos, incluindo instituições bancárias portuguesas, e conta com uma certificação de privacidade da eTrust. Caso preferir poderá ainda inserir manualmente os gastos e categorizá-los ou então importar uma folha de cálculo feita, por exemplo, através do Excel.

A aplicação tem várias ferramentas que permitem um maior controlo das finanças, como estatísticas ao longo do tempo com gráficos de fácil compreensão e até a possibilidade de estabelecer um orçamento para as compras que faz. Caso tenha de pagar um empréstimo ao banco, poderá ativar lembretes na Wallet para que não se esqueça dos seus compromissos financeiros.

A Wallet é gratuita, contando ainda com um modo premium com algumas funcionalidades mais avançadas, e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store.


Adobe lança Photoshop Camera para iOS e Android

A app é gratuita e, de acordo com a tecnológica, promete dar-lhe a possibilidade de obter fotografias instantâneas que vão parecer o resultado de longas horas de edição.

Foi anunciada em novembro, na conferência Adobe Max, e tem estado em afinação desde então. Trata-se de uma nova app, da Adobe, que chega para revolucionar a fotografia móvel. A empresa lançou a aplicação para iOS e Android, gratuitamente, e promete assim fazer chegar um conjunto de edições e efeitos instantâneos a todos os smartphones,

A Photoshop Camera foi desenvolvida para criar conteúdo mais social, para habitar nas mais variadas redes sociais. A Adobe criou vários filtros coloridos que transformam qualquer fotografia instantaneamente, pelo que pode ver o resultado final ainda antes de clicar no "obturador".

tek adobe ph camera

Esta não é uma app de edição pura, uma vez que não conta com algumas das ferramentas que pode encontrar, por exemplo, no Lightroom ou na versão móvel do próprio Photoshop. Em vez disso, a ideia é explorar filtros, não só os que vêm pré-instalados, mas também os que vão sendo criados por utilizadores e artistas convidados. Estes últimos podem ser descarregados e adicionados ao rol de soluções disponíveis, tal como acontece no Instagram.

A integração da inteligência artificial permite à app reconhecer os elementos em plano e sugerir filtros e ajustes adequados ao cenário.

Existem ainda outras funcionalidades extra, como a Face Light, que elimina sombras que possam ofuscar parte da fotografia e distorções que impeçam uma fotografia de grupo de desfocar a cara dos elementos que estão mais distantes da lente. Segundo escreve a tecnológica, esta é uma forma de obter fotografias instantâneas de qualidade superior, que vão dar a impressão de que "passou muito tempo em edições".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.