Como as tradições são para cumprir, o TeK traz-lhe este domingo mais seis aplicações móveis que podem juntar um novo leque de funcionalidades ao seu smartphone ou tablet.

Esta semana, mostramos-lhe um novo jogo que o vai obrigar a articular diplomacia e estratégia para administrar uma cidade ao estilo do saudoso Farmville; uma aplicação de livestreaming que reúne conteúdos de streamers de videojogos de todo o mundo; uma plataforma onde pode consultar os preços dos combustíveis dos postos de abastecimento perto de si; uma app para gravar as chamadas que faz no seu telefone; um guia digital e interativo para lhe orientar as visitas aos museus; e uma assistente de viagens que promete garantir que não se esquece de nada em casa ou de qualquer parte do itinerário.

Township: Apetece-lhe administrar uma cidade hoje?

Se a sugestão lhe parece uma boa proposta para o carnaval, o Township é uma das possibilidades que vai encontrar nas lojas de aplicações para iOS e Android.

Gerir pessoas e recursos não é tarefa fácil. Em casa, no trabalho ou mesmo em atividades lúdicas exige sempre alguma diplomacia e estratégia para não tomar decisões precipitadas que mais tarde lhe podem sair caras.

No entanto, se este é o tipo de desafio que gosta de aceitar, mas prefere passar um carnaval tranquilo, sem enfrentar grandes oposições e decisões polémicas, que tal treinar num jogo inofensivo?

O Township pode ser uma boa sugestão, se aprecia jogos ao estilo Farmville ou Simcity. O objetivo é construir uma cidade, mas isso também passa por criar meios de riqueza e desenvolvê-los para que a cidade possa crescer e tenha meios para subsistir, negociar com outras cidades e atrair gente.

O desafio proposto por Township não é novo, mas a app para Android acaba de ganhar uma nova versão, que expande cenários, introduz novas personagens e um conjunto de melhorias. A versão para iOStambém recebeu recentemente a mesma atualização. Fica a proposta, se gostar do género. O jogo tem compras in app, mas o download é gratuito.

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Core: leve o livestreaming de videojogos para a palma da sua mão

Esta é uma aplicação recente que reúne centenas de streamers e de jogos de diferentes plataformas  numa aplicação única onde poderá assistir, diretamente, aos conteúdos que as suas personalidades preferidas vão publicando.

Apesar do Twitch dominar o mercado do livestreaming de videojogos, existem outras plataformas, menos conhecidas, que oferecem serviços semelhantes com jogos e jogadores diferentes daqueles que marcam presença neste site.

Mas para que não tenha de dispersar entre aplicações para assistir aos seus streamers favoritos, a Core Mobile desenvolveu uma app que reúne sob o mesmo tecto um sem número de canais e plataformas que se dedicam diariamente a este tema.

A aplicação chama-se Core: Watch Mobile Game Videos, está disponível de forma gratuita para Android e iOS e promete ajudar os aficionados dos videojogos a conhecer novos conteúdos acerca dos seus jogos favoritos. A componente prática, diz a empresa, é que este programa funciona como um grande catálogo para boa parte do que se produz neste segmento.

A Core oferece ainda a possibilidade de personalizar as notificações de acordo com a atividade dos streamers que segue e até lhe sugere novos jogos móveis de acordo com as suas preferências para dinamizar as capacidades do seu próprio smartphone.

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Há uma nova app para seguir os melhores preços nos combustíveis

Há uma nova aplicação móvel para consulta de preços de combustível. É de fabrico e para consumo nacional e foi desenvolvida por dois estudantes de mestrado.

A TuGas permite organizar a informação que disponibiliza por preços, ou em função da proximidade de cada posto de abastecimento, relativamente ao local onde o utilizador está num determinado momento.

Tem um conjunto de funcionalidades para personalizar a informação disponibilizada, como a possibilidade de marcar postos favoritos, para um acesso mais rápido à informação sobre esses locais.

Também conta com um conjunto de filtros que servem para apurar a pesquisa e que podem ser aplicados a critérios, como a definição dos descontos obtidos nas diferentes marcas. A versão para iOS já está na respetiva loja. A versão para Android está em desenvolvimento.

Os autores da aplicação são estudantes de mestrado em engenharia informática – computação móvel  no Instituto Politécnico de Leiria.

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Grave as chamadas mais importantes com uma app e não perca nenhuma conversa

Existem várias apps dedicadas à gravação de chamadas telefónicas e hoje escolhemos uma das que utilizamos. Para os jornalistas é uma ferramenta útil, mas também pode ser usada com outros propósitos.

Fica já a referência: a ética e a legalidade ficam por conta de cada utilizador e não são da nossa responsabilidade, mas o que é certo é que a app Gravador de Chamadas pode dar muito jeito.

Como o nome indica, a aplicação serve para gravar as chamadas de voz feitas com o telemóvel, mas tem algumas funcionalidades automatizadas, como a possibilidade de gravar sempre as comunicações realizadas, ou de escolher fazê-lo apenas com um determinado contacto. Neste caso terá de adquirir a versão "pro", que é paga e que também permite a gravação de comunicações na cloud.

No caso de ter problemas com a gravação direta da chamada, o que pode acontecer com alguns equipamentos, pode sempre usar o modo de coluna automática.

A app está dsponível para Android em versão gratuita ou paga, mas é a própria empresa que desenvolveu o Gravador de Chamadas que recomenda primeiro que teste as funcionalidades no seu smartphone com a versao grátis antes de avançar com a versão paga.

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Smartify: um guia de bolso para a próxima visita a um museu

Combinar realidade aumentada e capacidades avançadas de reconhecimento de imagem pode dar resultados interessantes, como acontece com a Smartify.

A proposta da Smartify é simples de entender. Quem nunca precisou de ajuda quando visita um museu? Quem nunca olhou para um quadro pensando que gostaria de saber mais sobre aquela obra de arte?

É para ajudar a resolver este tipo de questões que a Smartify nasceu. A aplicação combina reconhecimento de imagem avançado e realidade aumentada, para se posicionar como uma espécie de guia alternativo na visita a um museu, com um atrativo extra.

Para a aplicação funcionar é preciso apontar o ecrã para a peça a analisar, aguardar o scan e esperar que a informação de contexto apareça. O extra, face a um guia convencional, é a possibilidade de guardar a imagem digitalizada e criar a sua própria coleção de arte.

A app está disponível para Android.

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Esta aplicação pode ajudá-lo a planear melhor a sua próxima viagem

Chama-se Traveler Buddy e quer ser o seu “assistente digital de viagem” para não o deixar esquecer qualquer documento ou faltar a qualquer compromisso.

Disponível para Android e iOS, o Traveler Buddy descreve-se como um assistente digital que entende as necessidades do utilizador “antes, durante e depois da viagem”. O utilizador só terá de colocar os seus detalhes de voo, a confirmação do hotel em que vai ficar e algumas informações relevantes sobre as viagens para que a aplicação consiga tratar de tudo o resto.

Sem necessidade de estar ligado à internet durante a viagem, o Traveler Buddy vai dizendo qual é o plano da viagem e quanto tempo falta para o próximo encontro. Ainda antes de viajar a aplicação vai avisar o passageiro para preparar os seus documentos de forma a confirmar que eles estão em dia durante toda a viagem.

Para que não se tenha de preocupar com os locais onde deve estar, o Traveler Buddy vai lançar alertas em tempo real para antecipar, alertar ou relembrar o utilizador de informação crucial. Ao mesmo tempo, é possível sincronizar a app com a sua aplicação de calendário habitual.

A aplicação é gratuita durante os primeiros 30 dias e permite que sejam gerados quatro itinerários automáticos. Os planos pagos vão desde os 2,04 dólares por ano, cerca de 1,93 euros, até aos 18 dólares por ano, cerca de 17,03 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.