Dong Nguyen é um vietnamita de 28 anos que criou o jogo durante um fim de semana as férias e que estaria longe de imaginar o sucesso - e os nervos - que o título poderia vir a gerar.



Embora o jogo tenha ficado pronto ainda na primeira metade do ano passado, só no início de 2014 deu nas vistas e ascendeu ao top de downloads das principais lojas de aplicações.
Pressionado pelo sucesso do jogo e pela onda de críticas à jogabilidade do título, o programador decidiu retirar a app das lojas e acabar com a receita diária de 50 mil dólares que estava a conseguir angariar em publicidade.


Numa entrevista à Rolling Stone conta que a decisão foi tomada quando percebeu que tinha criado um jogo altamente viciante. Num primeiro momento levou alguns testemunhos pouco a sério, mas aos poucos foi percebendo que tinha criado um produto que estava a prejudicar pessoas e decidiu recuar.


O Flappy Bird assenta em cenários a fazer lembrar o Super Mario mas com menos "trama" e um nível de dificuldade capaz de pôr cabelos em pé. Na entrevista, Dong Nguyen explica que sempre foi fã do jogo da Nintendo e que quando os pais lhe compraram a primeira consola da marca passou horas a jogá-lo. Parte da inspiração para criar o jogo veio daí, a sua cidade, Hanoi, fez o resto.


A possibilidade de trazer o Flappy Bird de volta à vida ainda não é uma certeza, mas a concretizar-se o programador garante que relançará o jogo como uma clara advertência aos jogadores, alertando para as características viciantes do jogo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico