Depois de revelar novidades concebidas para comunidades em abril, o WhatsApp anuncia que os utilizadores vão poder reagir às mensagens que recebem com emojis, à semelhança do que já acontece no Messenger da Meta, ou em plataformas como o Telegram, Slack ou até nas mensagens privadas no Twitter.

No seu blog oficial, a empresa explica que as reações com emojis estão disponíveis na mais recente versão da aplicação de mensagens instantâneas. A empresa indica que pretende continuar a melhorar a funcionalidade e tenciona adicionar uma maior variedade de expressões no futuro.

WhatsApp | Reações com emojis
WhatsApp | Reações com emojis créditos: WhatsApp

Além de reações com emojis, a empresa dá a conhecer que será agora possível enviar ficheiros até 2 GB através do WhatsApp, aumentando o anterior limite de 100 MB.

WhatsApp: Agora pode fazer chamadas de voz para 32 pessoas e criar subgrupos dentro de um grupo
WhatsApp: Agora pode fazer chamadas de voz para 32 pessoas e criar subgrupos dentro de um grupo
Ver artigo

O WhatsApp acredita que a novidade pode ser útil tanto ppara a colaboração entre pequenas empresas e como entre grupos escolares. Mas não é tudo: em breve a app vai permitir adicionar ainda mais utilizadores a grupos, implementando a capacidade para juntar até 512 pessoas.

Recorde-se que, as reações com emojis, assim como a partilha de ficheiros ate 2 GB, já tinham sido anunciadas para as novas Comunidades do WhatsApp. Como explicou a empresa, as Comunidades permitem dão aos utilizadores a possibilidade de criarem grupos separados dentro do mesmo grupo, com uma estrutura a funcionar para os seus membros.

Clique nas imagens para mais detalhes 

O objetivo é permitir que utilizadores recebam atualizações que sejam direcionadas apenas aos subgrupos onde se encontram e manter as discussões temáticas organizadas. Os administradores vão também ter novas ferramentas, podendo enviar anúncios a todos os membros e controlar quais os grupos que podem ver essas mensagens.