Começámos com um jogo, porque as segundas-feiras são sempre dias um pouco mais difíceis, mas ao longo da semana fomos acrescentando outros temas de interesse. Misturámos uma aplicação de messaging que passou a permitir o envio (rápido) de imagens 4K e uma outra que serve para criar (rapidamente) vídeos em time lapse.

Também houve uma app portuguesa que o quer ajudar a cuidar melhor da sua saúde e outra, ideia de uma popular marca automóvel, que lançou um assistente pessoal que vai “trocar por miúdos” o seu carro.

Tem estas e mais umas tantas propostas móveis para espreitar nas linhas que se seguem.

Acerte no cesto e marque pontos com o Dunk Hit

Nada como um jogo leve e casual para se distrair no arranque de mais uma semana.

O Dunk Hit é um jogo em que o basquetebol é rei, ou mais precisamente a tabela de basquete. O que interessa simplesmente é encestar. A ideia, aqui, é conseguir fazer o máximo de pontos no menor tempo possível.

Para fazer cestos terá de "sustentar" a bola no ar, numa espécie de modo flappy bird ,até alcançar o objetivo.

O jogo está disponível para iOS e Android, sendo gratuito, mas pelas críticas deixadas pelos utilizadores numa e noutra loja, tem demasiada publicidade associada. O jogo tem uma versão sem anúncios que custa cerca de três euros.

Já pode enviar fotografias em 4K pelo Messenger

O Facebook promete que o processo é tão rápido quanto o envio de imagens em resoluções inferiores.

O Messenger tem ganho e testado novas funcionalidades à mesma velocidade que a sua base diária de utilizadores aumenta. E embora algumas delas ainda não tenham chegado a Portugal, como é o caso da possibilidade de enviar e receber dinheiro de contactos amigos, o Facebook continua a juntar-lhe ferramentas novas e a afinar as existentes. Desta vez, as melhorias foram feitas ao sistema de envio de imagens.

WhatsApp e Messenger continuam a liderar lista de apps para Android
WhatsApp e Messenger continuam a liderar lista de apps para Android
Ver artigo

Desde esta terça-feira, dia 21 de novembro, é possível enviar fotografias em 4K aos seus contactos. O processo promete ser tão rápido quanto o envio de imagens em resoluções inferiores.

De acordo com a rede social, os utilizadores estão a partilhar cerca de 17 mil milhões de imagens todos os meses, através do Messenger. O Facebook espera, por isso, que esta atualização torne as conversas mais "ricas e mais nítidas.

Para ter acesso a esta funcionalidade, o utilizador vai precisar de atualizar a app para a última versão disponível. O envio de imagens em 4K está já disponível para Android e iOS nos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido, Singapura e Coreia do Sul, mas os restantes países vão receber a novidade nas suas lojas de aplicações ao longo das próximas semanas.

Um smartphone, uma app e um toque de criatividade é o que basta para um bom timelapse

Os vídeos em timelapse continuam a ser um sucesso e a fórmula para os realizar não é complicada. Experimente a Hyperlapse, uma app da Microsoft para Android e Windows.

A aplicação é simples e pode ser usada mesmo por quem não tem grande domínio do vídeo, garantindo um resultado com imagem estável e suave que pode partilhar com o mundo.

Produzida pela Microsoft, a app não é atualizada há algum tempo, mas tem um registo relevante de downloads e utilização. O resultado dos vídeos pode ser visto imediatamente, em velocidades até 32 vezes o ritmo normal, e há várias resoluções possíveis, desde que suportadas pelo smartphone, entre os 720 e os 1080p.

Para além de gravar diretamente é também possível editar vídeos pré-gravados, e depois salvar tudo numa rede social, ou no cartão SD.

A app Microsoft Hyperlapse está disponível para Android e Windows, e pode ser descarregada gratuitamente.

Aplicação desenvolvida em Portugal ajuda a identificar sintomas da anemia

Com o nome “Sintomas de deficiência de ferro”, a nova app propõe-se ajudar a resolver um problema que afeta um terço da população mundial.

Os dados da Organização Mundial de Saúde indicam que a deficiência de ferro é um problema generalizado e um dos principais responsáveis pela anemia, doença que afeta um em cada cinco portugueses adultos.

Mais especificamente, 52,7% de todos os casos de anemia são resultado de uma deficiência de ferro. Quando esta se instala, significa que o ferro é insuficiente para dar resposta às necessidades do organismo, uma vez que este é um elemento essencial para o funcionamento saudável de todo o corpo, incluindo coração, músculos e glóbulos vermelhos, com impacto também ao nível da saúde mental.

Foi a pensar na necessidade de identificar estes casos que foi lançada a aplicação Sintomas de deficiência de ferro, disponível para Android.

A aplicação contém um explorador de sintomas interativo, vídeos informativos, um guia de discussão para doentes e links para o site DeficienciadeFerro.pt, em que foi inspirada. O principal objetivo é que os utilizadores aprendam a reconhecer os sintomas da deficiência de ferro e da anemia por deficiência de ferro.

Mercedes lança assistente virtual para ajudá-lo a perceber o seu carro

A app chama-se Ask Mercedes e funciona como um manual interativo que articula funcionalidades de realidade aumentada e reconhecimento de voz.
A relação entre a tecnologia e o sector automóvel é cada vez mais íntima e a tendência e para que esta se traduza com maior frequência em soluções inovadoras para o consumidor. Uma das últimas propostas, que vai chegar ao mercado pelas mãos da Mercedez-Benz, é, nada mais nada menos, do que um assistente virtual.

Mercedes também vai ter carros autónomos. E já daqui a três anos
Mercedes também vai ter carros autónomos. E já daqui a três anos
Ver artigo

O novo sistema, cujo nome é Ask Mercedes, vai estrear-se no formato de aplicação móvel e articula funcionalidades de realidade aumentada com um bot de texto, como aqueles que podemos encontrar no Facebook. A ideia base é dar respostas aos condutores.

Uma vez emparelhada com o automóvel, a aplicação pode responder-lhe a qualquer pergunta sobre a viatura. A questão pode ser colocada através da app ou oralmente, com a ajuda dos microfones da viatura.

Nos novos Classe E e Classe S, adicionalmente, os controlos e os displays podem ser visualmente identificados e explicados ao pormenor através da câmara do smartphone. A sobreposição de elementos digitais ao plano real, tal como a realidade aumentada permite, faz com que cada componente seja claramente identificado com a sua função correspondente.

Em adição, a gigante alemã está ainda a preparar uma tecnologia que o notifica remotamente se alguém bater no seu carro quando não estiver por perto.

Ainda se lembra do Tamagotchi? Uma app recupera a personagem virtual

Uma febre nos anos 90, o animal de estimação digital regressa vinte anos depois com personagens mais apelativas. 
Os brinquedos em forma de ovo exigiam a atenção e o tempo do dono porque, tal como qualquer animal de estimação precisavam destes para comer, limpar, dormir e brincar.

Depois de terem tentado o regresso em 2013, a Bandai Namco anunciou que vai ser lançada uma nova versão: a My Tamagochi Forever.

Apesar da data de lançamento ainda não ter sido adiantada, a aplicação vai estar disponível para dispositivos Android e iOS a partir do próximo ano.

tek tamagotchi

Até lá, pode fazer o registo no site e participar no concurso que dá uma hipótese de ter uma personagem Tamagotchi inspirada em si.

As plantas lutam contra os zombies e o resultado são momentos de boa diversão

Este é um daqueles jogos que não têm um objetivo específico de educar ou alertar para um qualquer tema. É só diversão, e pode tirar partido disso no seu Android ou iPhone e iPad.

Os jogos são cada vez mais usados como um escape em relação às preocupações reais, e por isso os jogos casuais têm um grau elevado de sucesso entre utilizadores de telemóveis e tablets que habitualmente não jogam noutras plataformas.

A Eletronic Arts sabe explorar bem este "filão" e alguns modelos com mais sucesso têm várias remakes, como é o caso do Plants vs. Zombies, com várias opções diferentes nas lojas de aplicações.

Hoje sugerimos o Plants vs. Zombies 2, que já tem mais de 100 milhões de downloads e que tem também acumulado prémios.

Parece haver alguma coisa verdadeiramente libertadora em disparar contra zombies estranhos e engraçados (pouco assustadores na realidade) e exige-se alguma estratégia para colocar os defensores certos no local certo, avançando por 11 mundos estranhos e irreais. Desde o antigo Egipto ao futuro tecnológico, os cenários são bem construídos e com imagens de qualidade impressionante.

Veja o vídeo que mostra um pouco da ação e se quiser experimentar pode fazer o download gratuito para equipamentos Android na loja Google Play ou para iPhone e iPad na App Store da Apple.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.