A Google vai lançar uma nova actualização para a sua aplicação de navegação por GPS. Esta, contudo, vai beneficiar mais os passageiros de transportes públicos do que os condutores de automóveis. De acordo com o Tech Crunch, que deu conta da novidade, a aplicação vai notificar os utentes de metro, comboio, autocarro e restantes meios de transporte coletivo sobre a paragem em que têm de sair para chegarem ao seu destino. Este aviso será feito em tempo real, através de uma notificação sonora e visual que surgirá no ecrã do seu Android.

Segundo o portal, a app vai monitorizar a sua localização em tempo real para associar a sua posição relativamente a uma dada paragem de forma a determinar a melhor altura para o notificar da saída. Note, no entanto, que a funcionalidade não será ativada automaticamente, mas sim mediante uma indicação prévia do utilizador.

tek google maps transit

É provável que esta funcionalidade não venha a ser da maior utilidade durante as suas viagens quotidianas entre o trabalho, casa e escola, mas se estiver de visita a uma nova cidade, esta pode ser uma ferramenta preciosa durante a sua deslocação. Neste caso, em vez de se manter alerta defronte para um mapa que mal consegue ler - e para uma voz que mal consegue perceber - pode manter-se no seu lugar apenas atento ao seu smartphone. Por outro lado, se tiver o habito de aproveitar as suas deslocações rotineiras para dar continuidade ao seu descanso, talvez seja melhor ativar este alarme para não se deixar dormir para além sua paragem de saída.

O Tech Crunch adianta que a funcionalidade vai estar disponível em "breve", mas é provável que já esteja online para alguns utilizadores.

Note que apesar de útil, esta funcionalidade não é inteiramente nova, uma vez que já existem soluções semelhantes no mercado. A CityMapper é um dos maiores exemplos. A vantagem, no caso do Google Maps, é que não terá de descarregar uma aplicação adicional.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.