Por entre tantas ofertas disponíveis na Play Store e na App Store, nem sempre é fácil encontrar novas aplicações para experimentar. Para ajudá-lo, a equipa do SAPO TEK reuniu algumas das melhores aplicações das lojas digitais da Google e da Apple.
Entre as propostas desta semana poderá encontrar um editor de fotografias e imagens para os internautas que se querem destacar nas redes sociais, uma app que transforma a sala de estar numa aula 3D sobre o planeta através de realidade aumentada e ainda um launcher que promete melhorar a sua produtividade.
Em destaque estão também dois jogos para trazer mais divertimento à sua semana: um para combater o stress à medida que recarrega baterias e outro que lhe dá a possibilidade de criar um império em torno do negócio da reciclagem e limpeza do lixo.
Pode também aproveitar para dar uma vista de olhos à mais recente seleção de "borlas" temporárias de apps.
Conheça as propostas da semana ao detalhe
Muitos loops para combater o stress, recarregar baterias e “relaxar a alma”
Sente a sua “bateria” a dar as últimas? A app Energy pretende ser um estímulo para ajudar a combater o cansaço e a ansiedade e voltar a pôr a concentração na linha.
Herdeiro do (para muitos) conhecido ∞ Infinity Loop, a sequela Energy é um jogo de lógica que pretende desafiar, mas também a tranquilizar o seu cérebro enquanto completa circuitos elétricos com lâmpadas, cabos e “faíscas”.
O ambiente do Energy quer ser extremamente relaxante e visual, combinando uma banda sonora suave com belos e criativos puzzles: ao ligar todos os cabos às fontes de energia, verá surgir pequenas “obras de arte” em desenhos originais.
Para conseguir passar de nível, rode os objetos para que a energia flua através dos mesmos. Quando todas as lâmpadas estiverem iluminadas, significa que o circuito está ligado e que o seu trabalho está cumprido, pelo menos naquele momento.
Uma vez que o Energy se baseia numa lógica de níveis infinitos, vai ter muito para jogar e relaxar.
O Energy: Anti Stress Loops é gratuito com compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android como para dispositivos iOS.
Transforme a sala de estar numa aula 3D sobre o planeta em realidade aumentada
A aplicação Rewild decora o espaço real com elementos virtuais da natureza, para que assista a uma lição sobre o planeta narrado por Sir David Attenborough.
Criada pelo estúdio australiano Phoria, a aplicação Rewild tem como objetivo prolongar experiências e criar um maior impacto através de realidade aumentada na hora de consumir conteúdos televisivos. Por isso, Rewild resulta de uma parceria com a Google, OnePlus e Netfilx para criar uma atmosfera imersiva, para aproximar as pessoas à natureza.
Os conteúdos são da Netflix, da série documental Our Planet, narrados por Sir David Attenborough. O que a aplicação faz é mapear uma sala, por exemplo, ilustrando de forma tridimensional o ambiente do episódio a ser transmitido num ecrã virtual dentro da aplicação.
Assim, enquanto assiste ao pequeno documentário, deixa de ver o soalho do chão, trocado pelo solo lunar ou a relva de uma floresta. Também pode ver o planeta projeto em 3D, pinguins ou ursos polares. Tudo depende da história que está a ser contada. As experiências duram cerca de cinco minutos e pode fazer download de mais histórias.
O estúdio começou por criar Rewild como uma aplicação para museus em torno do mundo, e chegou a ser usado em Singapura, Bristol e Nova Iorque, mas com a pandemia de 2020 foi adaptada para ser usada em casa.
Pode fazer o download gratuito de Rewild para equipamentos iOS e Android.
Dê mais criatividade às fotos e vídeos que publica nas redes sociais com a Efiko
Além das suas funcionalidades de edição de fotos e vídeos, a Efiko destaca-se pelo seu vasto conjunto de efeitos e filtros. Para facilitar o processo de partilha, a aplicação permite exportar as suas criações diretamente para as redes sociais.
Gosta de impressionar os seus amigos e seguidores nas redes sociais com fotos e vídeos criativos? A Efiko foi criada a pensar em si e permite dar um toque ainda mais especial ao conteúdo que publica.
Por um lado, a aplicação conta com múltiplas funcionalidades de edição de fotos e vídeos, que possibilitam, por exemplo, a correção do contraste, da exposição ou da saturação. Por outro, a Efiko destaca-se pelo seu vasto conjunto de efeitos e filtros disponíveis.
Nela poderá encontrar brilhos coloridos, filtros que simulam a qualidade das fotografias ou vídeos captados nos anos 90, assim como efeitos que dão uma atmosfera quase etérea, ou até mesmo distópica, às suas criações.
Para facilitar o processo de partilha, a Efiko permite exportar as imagens ou vídeos criados diretamente para as redes sociais, ou, então, enviá-las por mensagem ou por email. Além disso, para lhe dar mais variedade e mais oportunidades de explorar a sua criatividade, a aplicação apresenta sua página inicial algumas das tendências de efeitos e novidades.
A versão base da aplicação é gratuita, estando disponível apenas para Android através da Play Store. Se desejar aceder aos efeitos e filtros premium pode fazer o upgrade para a versão Pro da Efiko, que conta com um plano de apenas um mês, por 3,09 euros, um anual, com uma mensalidade de 8,49 euros, e um vitalício, por um preço de 14,99 euros.
Ratio é um launcher que quer ir um bocadinho mais além e melhorar a sua produtividade
Quem o criou diz que Ratio não é apenas um launcher: é uma aplicação que reinventou toda a funcionalidade central do telefone para colocar o utilizador de volta no “comando” de todas as operações.
De vez em quando, aparece um launcher que tenta reinventar o ecrã de início do Android. O Ratio passou a integrar o conjunto de hipóteses nesse sentido, desde há uns poucos meses.
A ideia é que tudo o que é essencial para o utilizador esteja acessível no ecrã de início e para isso há “caixas” personalizadas onde ficam guardadas as tarefas essenciais do dia a dia.
Além disso, o Ratio também categoriza as aplicações alojadas no telefone ou tablet, para que fiquem agrupadas, juntas consoante o seu género. Também as mensagens de diferentes aplicações ficam localizadas sob uma mesma “árvore”.
O Ratio é gratuito e está disponível a partir da Play Store.
Torne-se o magnata do lixo em Trash Tycoon: o verdadeiro simulador de reciclagem
Um jogo de gestão e estratégia com uma mensagem ecológica. O jogador tem o objetivo de recolher lixo, reciclá-lo e garantir o melhor lucro possível em negócios.
A premissa de Trash Tycoon é construir um império em torno do negócio da reciclagem e limpeza do lixo, mas ao mesmo tempo tornar-se um verdadeiro herói ecológico ao salvar o mundo da poluição. O jogador assume um empreiteiro que tem de arranjar as ferramentas para recolher e processar o lixo, de forma a obter receitas com a venda de elementos reciclados. No caminho, transmite uma mensagem ecológica por salvar o meio-ambiente, protegendo florestas, o campo e a natureza em geral.
No desenvolvimento do negócio terá de construir fábricas, contentores e compactadores, entre outro equipamento para comprimir o lixo em pacotes cúbicos para vender.
A aventura da reciclagem convida o jogador a limpar diversas localizações exóticas espalhadas pelo mundo, como o vulcão Vesúvio, o Grand Canyon, o deserto de Khali, a selva da Amazónia, as savanas africanas e outros locais, que segundo o jogo estão repletos de lixo que o jogador tem de salvar.
O jogo apresenta mecânicas simples de gameplay, em que os jogadores tocam rapidamente no botão de reciclagem para obter mais lixo compactado. Depois basta vender e receber o lucro. Seguem-se upgrades às máquinas, descoberta de novas tecnologias e mecânicas para trabalhar o lixo. E quando der conta, será dono de um império de luxo. Perdão, de lixo…
Pode fazer o download gratuito de Trash Tycoon para Android e iOS.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários