O número de aplicações disponíveis nas lojas dos principais sistemas operativos não para de crescer. Como torna-se difícil experimentar tudo de uma só vez, o melhor mesmo é ir conhecendo novos serviços a cada semana.
Hoje trazemos-lhe o nosso resumo semanal que volta a ficar caracterizado pela diversidade. Falamos da rede social que está a deixar a Internet 'louca' e do regresso do jogo que continua a fazer milhões de 'viciados'.
Também falamos de uma aplicação desenvolvida em Portugal que ajuda a manter os empréstimos financeiros debaixo de olho, mas se não quiser algo tão sério, pode experimentar a nova aplicação de GIFs SLide ou esta que mostramos já aqui em baixo.
App de encontros põe inteligência artificial a escolher as suas fotos mais sexys
A Blinq é uma aplicação ao género da Tinder, mas com as suas particularidades. Em breve, por exemplo, vai recorrer à inteligência artificial para ajudar os seus utilizadores a escolherem as suas melhores fotos.
A intenção é que o algoritmo em desenvolvimento permita que os utilizadores da plataforma possam fazer o upload de várias fotos antes de escolherem uma foto para o seu perfil, “a tal” que vai determinar o seu grau de atratividade para os outros.
Além disso, a equipa responsável pela tecnologia, ligada ao Computer Vision Lab de Zurique, destaca outras funcionalidades, como a capacidade de atribuir uma determinada idade ao “protagonista” da foto.
Em breve o algoritmo vai estar pronto para ser integrado na Blinq, disponível para iOS e Android, mas neste momento já é possível testá-lo a partir do endereço http://howhot.io. Aceite a “ajuda” ou pelo menos divirta-se a experimentar.
Veja a próxima aplicação
É um pêssego? Não, é uma rede social para usar no telemóvel
Há uma nova rede social a fazer furor na Internet. Chama-se Peach e foi criada por um dos fundadores do Vine, Dom Hofmann.
A plataforma apresenta-se como um espaço para amigos, que permite partilhar ideias de forma simples. Cada utilizador tem o seu feed, onde pode mostrar ao mundo o que sente. O mundo identifica-o através de um nome de utilizador, que é o ID de cada membro da plataforma.
Na Peach, pêssego em português, é possível partilhar imagens, vídeos, links, localização, GIFs e outros conteúdos com a rede de amigos. A rede também usa um sistema de “palavras mágicas” que dão acesso a funcionalidades ou ferramentas.
Song é uma das palavras mágicas, que ativa uma função de reconhecimento de músicas ao estilo Shazam. GIF é outra e dá acesso direto a uma biblioteca de animações que o utilizador pode usar no perfil.
A Peach, por enquanto, conta apenas com uma versão para iOS, mas já está prometida uma versão para Android, que deverá ser lançada muito em breve.
Veja a próxima aplicação
Quem me deve dinheiro? Mantenha os empréstimos debaixo de olhos com o LoanLab
A app foi criada por desenvolvida por alunos da Universidade de Coimbra e responde a uma necessidade muito específica: evitar esquecimentos ou atrasos na devolução de dinheiro ou outros bens emprestados a amigos. E a aplicabilidade estende-se muito além do campus académico...
A equipa que deu corpo à ideia formou-se no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e de Inovação da Licenciatura em Engenharia Informática, da Universidade de Coimbra, e Inês Valentim foi a porta voz da resposta ao TeK onde adianta que a oportunidade surgiu quando deram conta de que "vários elementos da equipa tinham emprestado diversos bens (pequenas quantias em dinheiro, livros, etc.), mas já não conseguiam associar cada empréstimo à respetiva pessoa. O LoanLab tem como objetivos não só evitar este tipo de esquecimentos, mas também evitar atrasos nas entregas, sendo possível anotar uma data limite para devolução".
Por enquanto o LoanLab está disponível apenas para plataformas Android, até porque a equipa decidiu focar-se numa única plataforma para que o produto final tenha uma melhor qualidade, mas não está afastada a possibilidade de portar a app para iOS e Windows se houver interesse dos utilizadores.
O desenvolvimento da app feito sem qualquer tipo de apoio (material ou outro) e de forma autodidata, não existindo objetivos económicos. O propósito é "disponibilizar uma ferramenta que facilite o quotidiano dos seus utilizadores, ao mesmo tempo que consolidamos conhecimentos sobre novas tecnologias e experienciamos novos desafios", refere a mesma aluna.
A app permite anotar os bens emprestados, mantendo uma lista na qual a data de devolução ajuda a saber quando recuperar o que cedeu a amigos ou colegas. Mas é bom que a ista não seja demasiado grande...
O LoanLab pode ser descarregado gratuitamente da loja Google Play.
O vídeo que reproduzimos abaixo explica o funcionamento da app.
Veja a próxima aplicação
A loucura do Candy Crush está de volta: desta vez é a saga Jelly
O Candy Crush é um dos grande nomes para dispositivos móveis. Pode já não estar no pico do seu sucesso, mas a King continua a renovar a sua fórmula para ir recuperando o interesse das pessoas neste formato de jogo.
Sabia que há um novo Candy Crush? Segue a mesma lógica dos jogos anteriores da saga, a jogabilidade é semelhante, mas tem uma nova temática: gelatina.
Agora os jogadores vão ter de preencher os níveis de jogo com gelatina, que só é conseguida depois de combinar as diferentes jóias que existem nos tabuleiros de jogo.
Há duas novidades relativamente aos jogos anteriores: agora existe um modo de jogo onde os utilizadores terão de enfrentar os ‘bosses’, figuras que tornam mais difícil a resolução dos puzzles. Mas para ajudar existem os pluffers, pequenos animais que vão vagueando pelo nível de jogo e que se desbloqueados, podem ser uma mais valia na resolução do nível.
O Candy Crush Jelly Saga está disponível para Android, iOS e Windows.
Veja a próxima aplicação
Slide: Agarre no telefone e transforme a realidade em GIFs animados
Há uma nova forma de criar GIFs animados a partir do smartphone, com os cenários que escolher e em poucos segundos. Chama-se Slide.
A aplicação está disponível para iOS e é paga. Se quiser “brincar” terá de desembolsar 1,99 euros, mas se gosta de fazer inveja aos amigos com publicações originais nas redes sociais vai ganhar um instrumento para isso.
Com a Slide – 3D GIF Camera pode transformar uma imagem estática numa imagem 3D e separar as diferentes camadas, criando movimento. Tudo com dois simples gestos.
Para ver resultados é preciso escolher o que quer fotografar, ativar a câmara da aplicação e movimentar o telefone para a direita ou para a esquerda. Depois é preciso escolher o elemento que quer destacar… uma pessoa, um animal, ou um objeto. E já está. A explicação pode parecer confusa, mas o vídeo torna tudo mais claro.
Veja a próxima aplicação
Alguns minutos de Yoga por dia, nem sabe o bem que lhe fazia
As apps de Yoga são uma categoria muito específica entre as aplicações desenhadas para incentivar e apoiar o exercício físico. O Daily Yoga permite ajustar o tempo disponível e também o tipo de atividade, mesmo na versão grátis.
Se procura uma forma de se manter em forma, recuperar equilíbrio e ao mesmo tempo relaxar a mente, o Yoga pode ser uma boa decisão, mas é preciso ajuda para começar.
O Daily Yoga tem uma série de exercícios definidos, com mais de 50 poses e exercícios de meditação que podem ser descarregados. Os vídeos e guias ajudam a seguir passo a passo as melhores práticas, ao mesmo tempo que a atividade fica registada para memória futura.
A aplicação está disponível para smartphones e tablets iOS ou Android. Há também uma versão para dispositivos Windows.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários