Esta semana a equipa do TEK reuniu um misto de aplicações úteis para o dia-a-dia dos utilizadores, em diferentes atividades, mas também novos jogos para se entreter nos transportes públicos ou filas de supermercado. Sente-se com vontade de explorar novos podcasts? Então vai querer experimentar uma aplicação agregadora com centenas de milhares de episódios para descobrir.

Descubra ainda o que há de novo na aplicação do SNS, entre novas funcionalidades e mais informação sobre saúde. Para programar com maior flexibilidade e mobilidade, a app da GitHub em versão mobile tem opções interessantes.

Depois há um diário para registar o seu dia-a-dia e uma aplicação para limpar o iPhone ou iPad, de forma a melhorar o seu desempenho.

Conheça ao pormenor cada uma das propostas.

Breaker é uma aplicação para ouvir podcasts em modo rede social

Com esta app agregadora pode ouvir centenas de milhares de podcasts de todo o mundo, portugueses incluídos, com direito a pesquisas, recomendações e partilhas.

Este agregador permite-lhe ligar-se à sua conta do Facebook ou do Twitter e assim perceber aquilo que os seus amigos andam a ouvir, descobrindo novos podcasts e partilhando a sua opinião sonre os mesmos.

Além das funções sociais, com a Breaker pode ouvir os podcasts a diferentes velocidades, passar os anúncios para poupar tempo e fazer o download de episódios, para ouvir mais tarde offline.

Esta app também faz o histórico de podcasts já ouvidos, além de apresentar os episódios previstos de programas que o utilizador subscreva.

A Breaker é gratuita com compras integradas e está disponível para iOS e para Android, neste último caso ainda em modo de desenvolvimento.


MySNS Carteira: App do SNS renovada com novas funcionalidades e mais informação de saúde

A aplicação do Serviço Nacional de Saúde assinala os três anos e ultrapassou os 520 mil downloads desde o seu lançamento.
Há uma nova versão do MySNS Carteira, a aplicação que funciona como a carteira eletrónica da Saúde. Desde que foi lançado há três anos, a app registou mais de 520 downloads, e para comemorar o aniversário, há uma nova versão, com uma imagem diferente “mais apelativa e com mais funcionalidades”, avança a SPMS em comunicado.

A app tem um novo menu Medições de Saúde, que inclui o Cartão de Passos, agora com a possibilidade de definição de objetivos específicos por cada utilizador. Na Área do Cidadão tem integrado o Cartão de Glicémia com leitura e registo de dados. Através da aplicação já pode ter acesso, de forma segura, garante a entidade, aos seus cartões digitais de saúde, como as vacinas, guias de tratamento da receita sem papel, ADSE, Testamento Vital, Doenças Raras e Alergias.

A aplicação introduz três esquemas de cores transversais, e deixa bloquear durante os primeiros 30 segundos de inatividade. O MySNS Carteira permite ainda adicionar contactos de emergência, informação referente à identificação do utilizador autenticado (origem no Registo Nacional de Utente, contacto com o SNS24 através da app) são consideradas mais-valias oferecidas ao cidadão.

A aplicação é gratuita e pode ser acedida em versões Android e iOS.


Daylio, um diário “digital” onde não precisa de escrever para registar as suas memórias e o seu humor

A aplicação é gratuita e permite anotar a sua rotina apenas com emojis e ícones. Mas, caso prefira, pode sempre optar por escrever a partir de notas.

Um diário já não precisa de ser escrito em papel, nem requer um cadeado físico. Para comprovar isso mesmo existe a app Daylio, onde pode registar o seu humor e as suas atividades ao longo dos dias, sem escrever uma única palavra.

A aplicação aposta em emojis e ícones que poderá escolher sem ter de registar em texto os seus sentimentos ou as atividades que realizou durante o dia. Desta forma, fica mais rápido e fácil fazer as suas anotações.

Mesmo assim, caso prefira à "moda antiga", pode sempre adicionar notas escritas para completar o seu diário. Assim que começar a anotar os seus registos poderá aceder a estatísticas através de gráficos ou de calendários, onde consegue ainda analisar a sua rotina e o seu humor.

Se for do género dos "esquecidos", pode configurar lembretes para registar sempre as melhores memórias. E, não tendo um cadeado físico, tem a opção de ativar o bloqueio através do PIN, mantendo os seus "segredos" seguros.

A app é gratuita, apesar de apresentar uma versão premium, e está disponível na App Store e na Google Play Store.


GitHub Mobile promete trazer mais mobilidade e flexibilidade às sessões de programação

A mais recente aposta da GitHub tem em mente os programadores têm um estilo de vida e um ritmo de trabalho frenéticos.

Em novembro de 2019, a GitHub anunciou na sua conferência anual o lançamento de uma versão mobile da sua plataforma para iOS. A pensar nos programadores com dispositivos móveis Android, a empresa decidiu lançar também, em janeiro deste ano, uma versão beta da aplicação para o sistema operativo.

Através da GitHub Mobile, os programadores que têm um estilo de vida e um ritmo de trabalho frenéticos têm a possibilidade de rever linhas de código e partilhar feedback acerca de vários projetos com os seus colegas mesmo se estiverem sempre “em movimento”.

De acordo com Ryan Nystrom, responsável pelo departamento de infraestrutura da plataforma, a aplicação permite uma maior flexibilidade para quem quer fazer o seu trabalho avançar, independentemente do lugar onde se encontre: seja à secretária em casa ou a caminho do trabalho nos transportes.

Os utilizadores poderão encontrar na aplicação diversas funcionalidades que têm em vista a otimização do seu nível de produtividade, podendo acompanhar cada passo de um projeto na palma da sua mão. Por exemplo, a “caixa de correio” da GitHub Mobile permite, através de um simples deslize de dedo no ecrã, salvar uma determinada tarefa para mais tarde ou, então, marcá-la como completa e partir para a próxima.

Embora a GitHub Mobile seja gratuita, tanto a versão para Android como para iOS estão ainda na fase beta, estando apenas disponíveis a um número limitado de participantes. Os utilizadores que querem experimentar dar mais mobilidade às suas sessões de programação podem inscrever-se na página da GitHub.


Melhore o desempenho do seu iPhone ou iPad com uma limpeza drástica

A falta de espaço é um dos problemas que podem causar lentidão do smartphone e do tablet e a app Magic Phone Cleaner quer resolver esse drama.

Quanto mais espaço de armazenamento o smartphone tem mais coisas acabamos por guardar nele. Não apenas apps que não utilizamos mas também todas as fotografias que tiramos, muitas vezes em duplicado ou triplicado, vídeos e ficheiros que já não usamos.

O problema é que, ao fim de algum tempo, torna-se dificil fazer uma limpeza consciente. É como os armários e as arrecadações em que vamos guardando tralha (sempre útil)  mas que fica soterrada por novas camadas de objetos.

Existem várias aplicações que podem  dar uma ajuda nestas tarefas de limpeza, e a Magic Cleaner é uma delas, ajudando a encontrar e eliminar fotografias duplicadas ou vídeos e fundir contactos repetidos.

No processo de arrumação a app também ajuda a organizar as fotografias por localização, e a limpar as que foram tiradas num determinado local

Neste caso não há limpeza de ficheiros nem de apps, nem sequer da memória do telefone.

A Magic Cleaner pode ser descarregada gratuitamente na App Store da Apple mas para ter acesso a todas as funcionalidade é preciso uma subscrição de um serviço.


O momento em que corta a corda neste jogo decide tudo

No Rescue Cut tem de fazer os cálculos muito bem para conseguir libertar a vítima amarrada e colocá-la no caminho certo para sair porta fora.

A função do jogador é cortar as cordas tendo em conta determinado cenário tipo puzzle, com um ou mais obstáculos para “contornar”, levando a vítima sã e salva até ao nível seguinte.

Como em qualquer jogo, inicialmente é muito simples cumprir o objetivo, mas à medida que os níveis vão passando o grau de dificuldade vai aumentando, sendo necessário um pouco mais de tempo para calcular a solução certa.

Para salvar a vítima (ou vítimas, porque também há um modo “cats”) saiba que vai ter de contornar, obstáculos na forma de atiradores, ursos, crocodilos, tigres, lançadores de chamas, lâminas circulares, canhões e explosivos.

O Rescue Cut é gratuito com anúncios, mas pode sempre jogar em modo offline… Está disponível a partir da Play Store e da App Store.