Foi há menos de um ano que o Instagram adicionou o Reels à sua plataforma. Esta funcionalidade permite-lhe criar e editar vídeos de curta duração (até 60 segundos) que são depois incluídos num feed infinito, muito à semelhança do que acontece no TikTok. Contudo, em comparação com esta rede social, os Reels ainda carecem de algumas funcionalidades de criação que o Instagram parece estar a querer colmatar.

Para dar mais força ao Reels, o Instagram copiou o Duet, uma das funcionalidades mais populares do TikTok. Esta é a funcionalidade que lhe permite fazer duetos com outros vídeos, partilhando os seus próprios clipes ao lado destes.

Agora é também possível fazê-lo com o Reels, através de uma funcionalidade chamada Remix. Para fazer um dueto com um vídeo, basta clicar no menu que surge no canto inferior direito do ecrã quando estiver a visualizar o Reel. É possível gravar um vídeo novo de raíz, bem como carregar um já existente na galeria do seu telefone.

As ferramentas de edição permitem-lhe ajustar o resultado final com efeitos visuais, música e opções de velocidade.

Sempre que um dos seus vídeos for utilizado no Remix de outra pessoa, vai receber uma notificação no feed de atividade, tal como acontece quando recebe um gosto ou um comentário.

Os duetos ganharam tração no TikTok porque permitem a interação entre criadores. A funcionalidade foi o catalisador de várias tendências que incluem desafios de dança, reações e montagens de cariz humorístico. Por esta altura, a estratégia do Instagram parece ser bastante semelhante à que adotou para combater o Snapchat: copiar e colar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.