Para muitos, setembro é o mês do regresso em força ao trabalho. É o mês do regresso às aulas e às vezes é o mês de despedida do verão. Às vezes, porque este ano, como se sabe, a rainha ainda é a primavera.


Num mês tão marcado pelas transições pode fazer sentido rever o portefólio de apps que guarda no telemóvel. Se estiver para aí virado saiba que esta semana passaram pelo TeK aplicações que permitem o controlo total dos conteúdos que partilha na Internet, ou trocar mensagens, mesmo sem acesso a uma rede móvel à Internet.


Também queremos que se distraia, e por isso demos destaque ao Icebreaker, onde a ordem é para partir e ultrapassar barreiras, ou que dê asas à criatividade quando liga a câmara do smartphone, ou do tablet. Ah, e não se esqueça das datas importantes. Use o Day Counter, se tiver Windows Phone.



Dstrux: controlo total sobre os conteúdos que partilha

A aplicação a que hoje damos destaque pode ser um instrumento muito útil para se manter protegido nas situações em que teme que os seus conteúdos digitais cheguem a destinatários que não quer.





A Dstrux permite controlar a forma como são vistos e o tempo durante o qual podem ser vistos todos os conteúdos que o utilizador partilha na Internet.


Através da aplicação, o utilizador tem a possibilidade de definir prazos para a destruição de qualquer tipo de conteúdo. Quando um conteúdo é partilhado, é possível seguir-lhe o rasto: identificar os que o vão visualizar e definir restrições que impedem o destinatário de gravar ou de fazer capturas de ecrã do ficheiro.


Os criadores da aplicação garantem ainda que o Dstrux permite fazer circular conteúdo na Internet sem deixar rasto, já que todos os ficheiros são encriptados e apagados na altura em que se autodestroem.



A aplicação está disponível para download gratuito na App Store.

Descubra a próxima aplicação

FireChat permite trocar mensagens mesmo sem rede móvel nem Internet

A FireChat é uma aplicação que permite a troca de mensagens entre utilizadores sem necessidade de ligação à Internet ou cobertura de rede móvel e ganhou recentemente novas opções.

Em vez de dados ou Wi-Fi, esta plataforma de messaging usa os terminais iOS e Android como pontos de ligação, criando uma espécie de "mini-internet".

Esta forma de "chat off-the-grid", como a empresa responsável pelo serviço lhe chama, está por isso limitada em termos de espaço, mas pode ser uma boa alternativa para comunicar durante um concerto, num jogo de futebol, na praia ou mesmo no metro, sugere-se.

Um dos pontos fortes para quem se preocupa com a privacidade será o facto de não ser possível às NSAs deste mundo espiarem os conteúdos partilhados no modo "Nearby", já que não há um servidor central pelo qual as mensagens passam.

Pelo que conseguimos perceber, as mensagens enviadas vão para uma janela comum, onde todos os utilizadores próximos estão ligados. A atualização mais recente passou, entre outras coisas, a permitir a criação de um perfil com direito a avatar.

A FireChat é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Descubra a próxima aplicação

Day Counter: Esperar por um dia especial nunca mais será igual

Se ainda não foi de férias é possível que ande a contar os dias. Se prometer que uma aplicação que ajude a fazer contas até ao grande dia não vai deixar mais nervoso sugerimos uma.




O Day Counter é uma aplicação para Windows Phone que permite, como o nome indica, contar os dias que faltam até um evento e receber informação que lhe garanta não deixar passar a data em branco, como um contador visível a partir do ecrã principal do dispositivo.



Integra uma categoria de aplicações que tem o seu espaço nas lojas de apps, embora em menor variedade na do Windows Phone, onde se destaca pela riqueza nas opções de personalização.


A aplicação pode ser usada não apenas para facilitar uma contagem decrescente até uma data importante, mas também para contagens crescentes, como forma de incentivar o utilizador a prosseguir numa caminhada que se quer longa, como deixar de fumar, exemplificam os promotores da app.

Descubra a próxima aplicação

Faça os seus próprios filtros com a MIX

Tirar fotos com o smartphone é uma ação bastante comum hoje em dia, assim como aplicar efeitos antes de partilhar essas imagens online. A MIX tem perto de 200 ferramentas de edição e filtros prontos a usar.

A MIX permite editar fotos, mas também possibilita que os utilizadores construam os seus próprios filtros, adicionando diferentes efeitos, que podem aplicar no momento e guardar para usar mais tarde como "formulas".



A cada alteração feita é possível comparar a foto com a versão original e ir gravando as aplicações feitas. Independentemente do momento, os efeitos podem ser sempre revertidos.



A MIX é gratuita e está disponível para Android, necessitando da versão 3.0 ou superior para funcionar. Prevê-se a disponibilização para breve em dispositivos iOS.


Descubra a próxima aplicação

Missão do dia: Seja um viking e parta gelo como se não houvesse amanhã
Icebreaker: Viking Voyage é a aplicação que hoje destacamos. Se aceitar o desafio tem à espera uma missão que exige astucia e habilidade e como é app da semana na App Store pode ser descarregada gratuitamente.





A app traz para as plataformas móveis o jogo em flash com o mesmo nome, numa colaboração entre a Rovio e a Nitrome que tornou possível as versões para Android e iOS.



A missão descreve-se assim: uma armada viking foi arrastada por ventos gélidos e está agora perdida e dispersa num território minado de trolls, armadilhas letais e inimigos tenebrosos.



Cabe ao jogador salvar os vikings, resolvendo quebra-cabeças para passar os obstáculos, que são blocos de gelo, explosivos ou canhões. Tudo para levar os vikings e toda a tripulação de volta ao barco em segurança.



O desafio não é uma novidade nas lojas de aplicações, mas foi agora escolhido como jogo da semana pela Apple e por isso pode ser descarregado de forma gratuita toda a semana na App Store. No Google Play o jogo pode ser descarregado por 1,82€. Só falta dizer que há 140 níveis para jogar.

Criar vídeos em time lapse num estalar de dedos com a ajuda do Instagram


O vídeo chegou há pouco tempo à Instagram, mas a rede social já lhe juntou novos recursos. Com possibilidades stand alone, a nova aplicação chama-se Hyperlapse e permite criar filmes em movimento mas com estabilização de imagem.

A aplicação funciona diretamente a partir do momento em que é descarregado para o dispositivo móvel, ou seja, não é necessário criar uma conta para utilizá-la.

Basta fazer o vídeo e escolher a velocidade pretendida do time lapse, que pode ser acelerada em até 12 vezes. O resultado final pode ser partilhado no Instagram ou no Facebook.

Esta é uma forma muito prática e rápida de fazer um vídeo em time lapse, comparativamente ao modo “tradicional” através da captura de centenas ou milhares de fotos e/ou da utilização de software específico para edição.

A Hyperlapse é gratuita e de momento está apenas disponível para dispositivos iOS.

Agora que chegámos ao fim da lista desta semana resta saber quais as aplicações que instalou no seu smartphone ou tablet. A caixa de comentários está ao serviço de quem quiser partilhar as suas experiências.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.